Pular para o conteúdo principal

Promotora Ana Maria será a 1ª mulher a chefiar o GAECO/MPPA.

 

A promotora de Justiça Ana Maria Magalhães, foi escolhida para assumir a chefia do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado – GAECO do MPPA, na gestão 2021/2023.

O nome da promotora de justiça Ana Maria Magalhães foi anunciado na manhã de hoje, pelo novo Procurador-geral de justiça do Pará eleito, Dr. Cesar Mattar Jr., que assumirá a chefia do MP em 12 de Abril.

“No Dia Internacional da Mulher, cumprindo compromisso consignado em plano de trabalho, de incrementar, com competência e conhecimento, a participação feminina em cargos e funções de destaque no MPPA; apraz-me anunciar que a primeira mulher a chefiar o GAECO do Ministério Público do Estado do Pará será a Promotora de Justiça de Mosqueiro ANA MARIA MAGALHÃES DE CARVALHO.” Anunciou Dr. Cesar Mattar (foto abaixo). 

Procurador-geral de Justiça eleito Dr. Cesar Mattar Jr, tomará posse em 12/04

PJ - Ana Maria Magalhães

É detentora de Mestrado em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Pará, tem Especialização em Ciências Políticas, Partidos e Eleições pela mesma universidade e em Direito Civil e Processo Civil pela FGV. Possui atuação destacada, e ênfase no Tribunal do Júri da capital.

A Promotora assumirá o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado, tendo como missão a gradativa e consistente interiorização, integrando o GAECO aos demais órgãos do MP, bem assim aos externos, que tenham por finalidade o combate às organizações criminosas.

É A força da mulher emprestando talento ao MPPA.


O GAECO

É o órgão interno do Ministério Público do Estado do Pará responsável por identificar, reprimir, combater, neutralizar e prevenir ameaças que as organizações criminosas possam representar à democracia.

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado) é o órgão interno do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), responsável por identificar, reprimir, combater, neutralizar e prevenir todas e quaisquer ameaças que as organizações criminosas possam representar à democracia brasileira. Funciona como um canal permanente de comunicação e atuação entre o MPPA, as instituições públicas estaduais e federais e a sociedade.

O coordenador do Gaeco é membro em atividade da carreira do Ministério Público (procurador ou promotor de Justiça) designado pelo procurador-geral de Justiça, que tem responsabilidade pela administração e operacionalidade do Gaeco e de oficiar nas Representações e procedimentos investigatórios destinados a identificar, reprimir, combater, neutralizar e prevenir as ações das organizações criminosas.

O Gaeco é constituído ainda por membros e servidores efetivos do Ministério Público e por policiais militares, delegados e agentes das polícias civil e federal, atuando em caráter provisório e/ou permanente.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...