Pular para o conteúdo principal

Barcarena: Decreto municipal tomba samaumeiras tornando-as patrimônio histórico

Até junho, na Semana Nacional do Meio Ambiente, a Prefeitura de Barcarena deve realizar a catalogação e o georeferenciamento das samaumeiras do município. 

A ação atende ao Decreto 0764/2019, que tombou a espécie (Ceiba pentandra), de forma definitiva, como Patrimônio Natural, Histórico e Cultural de Barcarena.

Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade) iniciaram o trabalho nesta quarta-feira (10) e já percorreram áreas do Caripi e da Fazendinha. O objetivo do mapeamento é proteger as samaumeiras e consolidar um banco de dados sobre a espécie em Barcarena.

Após a catalogação, cada árvore receberá uma placa com informações sobre o tombamento e importância da espécie para o meio ambiente. Além disso, o informativo alertará sobre a proibição de qualquer corte, mutilação, retirada, derrubada ou remoção das samaumeiras no município, seja na área rural ou urbana.

Desde o surgimento de Barcarena, a espécie se encontra presente no município, atraindo olhares pela beleza e imponência. Sendo assim, "o que a gente busca é a preservação da samaumeira, além de conscientizar a população barcarenense sobre a importância das árvores para o meio ambiente e para a nossa própria sobrevivência”, destacou a titular da Semade, Juliana Nobre.

Com informações e fotos da ASCOM/PA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Olá, agora este blog é um portal de notícias, estamos em novo endereço aguardando você

Isso mesmo, estamos em novo endereço, com uma nova plataforma, agora somos um portal de notícias :  https://blogdocarlosbaia.com.br/

Barcarena: Mulheres realizaram 1º fórum da lei Maria da Penha, comemoram conquistas e planejam novas ações.

Aconteceu na quinta-feira 18/09 em Barcarena, o   I - Fórum:   “Lei Maria da Penha: Atitudes e Conquistas”. O objetivo do evento foi refletir e debater os avanços e desafios no enfrentamento à violência doméstica na cidade de Barcarena (Baixo Tocantins). O 1º Fórum teve como palestrante a Promotora de Justiça Drª. Lucinery Resende da Promotoria de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher, atua também como Coordenadora do Núcleo Estadual de Enfrentamento de Violência contra Mulher, é Membro da Comissão Permanente de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher que integra o Grupo Nacional de Direitos Humanos. O evento aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Barcarena, e contou com a presença de centenas de mulheres e homens. A mesa foi composta por representante da Sociedade Civil Organizada, Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Administração e Tesouro e da Câ...