Logo após o Governador do Estado Hélder Barbalho ter postado em suas redes sociais, que ao receber a lista tríplice com os nomes dos votados para o cargo de Procurador Geral de Justiça, ele iria atender a vontade da maioria dos promotores de Justiça, ou seja, irá escolher o mais votado da lista, que no caso, foi o promotor de Justiça César Mattar Jr.
Essa declaração do Governador gerou uma segunda festa da vitória dentro do Ministério Público do Pará, ao ponto que a 2ª Promotora de Justiça de Mosqueiro desabafou:
![]() |
Promotora Ana Maria Magalhães - 2ªPJ de Mosqueiro |
De fato, César foi eleito com quase cem votos a mais do que
o segundo colocado. Mas, para nossa surpresa, a vontade da classe não foi
respeitada pois inaugurou-se o que mais temíamos: o governador jatene nomeou o
segundo da lista.” Disse a promotora Ana Maria.
![]() |
Postagem do Governador Helder nas redes sociais. |
“Agora tivemos a oportunidade de voltar a eleger aquele que tem toda uma carreira de promotor aguerrido, sábio e destemido. Sua impecável história de vida profissional e familiar nos dá o conforto do agir ético, técnico e corajoso.
Escolhemos novamente aquele que conhece, como nenhum outro -
ouso dizer - em nosso país, a instituição Ministério Publico tanto do Para como
de todo o Brasil. Sua vivência na Ampep e na Conamp lhe conferem essa bagagem. Eleger
César Mattar é certeza de que ele nos conduzirá ao caminho da nossa verdadeira
vocação e destino: um Ministério Público realmente resolutivo. E administrará
com respeito a cada um de nós, em nossas necessidades e premências. Com César, podemos ter a certeza de um
trabalho ético, sem vínculos políticos e voltado a implementação de um projeto
de engrandecimento institucional.” Escreveu Ana Maria
E Agradeceu ao Governador Helder:
“Obrigada, governador Helder, por respeitar a vontade da classe, restabelecendo a tradição quebrada pelo governador Jatene, que nomeou aquele que não foi escolhido pelos promotores de justiça”
![]() |
Após o resultado da votação que escolheu César Mattar PGJ |
Resultado da Votação:
Dos 334 membros, um total de 333 participaram da votação, ou seja, apenas 1 membro deixou de votar para a formação da lista tríplice. Os promotores de justiça César Mattar Júnior, José Maria Júnior e Aldo Saife foram os mais votados.
O prazo para interposição de recursos é até domingo (6). Não sendo oposto nenhum recurso, a lista tríplice será encaminhada na quarta (9) ao governador Hélder Barbalho, que terá até 15 dias para escolher o novo procurador-geral de Justiça do Estado do Pará.
Confira o resultado da votação
A eleição para o Conselho Superior também teve participação maciça dos membros. Um total de 326 eleitores participaram da escolha dos procuradores de justiça que irão compor o Conselho no biênio 2021-2022. Apenas 8 eleitores não votaram.
Confira o resultado da eleição para o Conselho Superior
A proclamação do resultado ocorreu 15 minutos após a votação, que encerrou às 16h. A agilidade se deu devido o sistema utilizado ser eletrônico. Um relatório foi gerado com os votos computados. O presidente da Comissão Eleitoral, Manoel Santino Nascimento Junior, anunciou o resultado a todos os presentes no auditório do edifício-sede.
Obs: O resultado da votação, foi retirado do site oficial do MPPA.
Comentários