Pular para o conteúdo principal

Promotora diz que Hélder restabelecerá a tradição ao nomear o mais votado para a PGJ

Logo após o Governador do Estado Hélder Barbalho ter postado em suas redes sociais, que ao receber a lista tríplice com os nomes dos votados para o cargo de Procurador Geral de Justiça, ele iria atender a vontade da maioria dos promotores de Justiça, ou seja, irá escolher o mais votado da lista, que no caso, foi o promotor de Justiça César Mattar Jr.

Essa declaração do Governador gerou uma segunda festa da vitória dentro do Ministério Público do Pará, ao ponto que a 2ª Promotora de Justiça de Mosqueiro desabafou: 

Promotora Ana Maria Magalhães - 2ªPJ de Mosqueiro


“Em 2017, nós, promotores de justiça, elegemos César Mattar para PGJ. E por que o elegemos? Porque se trata do colega que há anos vem se destacando como profundo conhecedor das necessidades institucionais e da nossa classe. Não foi um voto aleatório, mas racional: escolhemos o mais preparado para administrar o nosso órgão.

De fato, César foi eleito com quase cem votos a mais do que o segundo colocado. Mas, para nossa surpresa, a vontade da classe não foi respeitada pois inaugurou-se o que mais temíamos: o governador jatene nomeou o segundo da lista.” Disse a promotora Ana Maria.


Postagem do Governador Helder nas redes sociais.

“Agora tivemos a oportunidade de voltar a eleger aquele que tem toda uma carreira de promotor aguerrido, sábio e destemido. Sua impecável história de vida profissional e familiar nos dá o conforto do agir ético, técnico e corajoso.

Escolhemos novamente aquele que conhece, como nenhum outro - ouso dizer - em nosso país, a instituição Ministério Publico tanto do Para como de todo o Brasil. Sua vivência na Ampep e na Conamp lhe conferem essa bagagem. Eleger César Mattar é certeza de que ele nos conduzirá ao caminho da nossa verdadeira vocação e destino: um Ministério Público realmente resolutivo. E administrará com respeito a cada um de nós, em nossas necessidades e premências.  Com César, podemos ter a certeza de um trabalho ético, sem vínculos políticos e voltado a implementação de um projeto de engrandecimento institucional.” Escreveu Ana Maria


E Agradeceu ao Governador Helder:

“Obrigada, governador Helder, por respeitar a vontade da classe, restabelecendo a tradição quebrada pelo governador Jatene, que nomeou aquele que não foi escolhido pelos promotores de justiça”


Após o resultado da votação que escolheu César Mattar PGJ


Resultado da Votação:

Dos 334 membros, um total de 333 participaram da votação, ou seja, apenas 1 membro deixou de votar para a formação da lista tríplice. Os promotores de justiça César Mattar Júnior, José Maria Júnior e Aldo Saife foram os mais votados.

O prazo para interposição de recursos é até domingo (6). Não sendo oposto nenhum recurso, a lista tríplice será encaminhada na quarta (9) ao governador Hélder Barbalho, que terá até 15 dias para escolher o novo procurador-geral de Justiça do Estado do Pará.

Confira o resultado da votação

1º. Cesar Mattar Jr: 201 votos

2º. José Maria Júnior: 187 votos
3º. Aldo Saife: 185 votos
4º. Cândida Nascimento: 153 votos
5º. Armando Brasil: 81 votos
6º. Franklin Lobato Prado: 32 votos


Promotores comemoram a vitória de César Mattar



Mais resultados da votação:

A eleição para o Conselho Superior também teve participação maciça dos membros. Um total de 326 eleitores participaram da escolha dos procuradores de justiça que irão compor o Conselho no biênio 2021-2022. Apenas 8 eleitores não votaram.

Confira o resultado da eleição para o Conselho Superior

1º. Waldir Macieira da Costa Filho215 votos
2º. Marcos Antônio Ferreira das Neves: 160 votos
3º. Rosa Maria Rodrigues Carvalho: 153 votos
4º. Maria do Socorro Martins Carvalho Mendo: 153 votos
5º. Francisco Barbosa de Oliveira: 149 votos
6º. Nelson Pereira Medrado: 95 votos (1º suplente)
7º. Adélio Mendes dos Santos: 86 votos (2º suplente)
 Raimundo de Mendonça Ribeiro Alves: 80 votos (3º suplente)
9º Geraldo de Mendonça Rocha: 74 votos (4º suplente)
10º Maria Tercia Ávila Bastos dos Santos: 68 votos (5º suplente)

A proclamação do resultado ocorreu 15 minutos após a votação, que encerrou às 16h. A agilidade se deu devido o sistema utilizado ser eletrônico. Um relatório foi gerado com os votos computados. O presidente da Comissão Eleitoral, Manoel Santino Nascimento Junior, anunciou o resultado a todos os presentes no auditório do edifício-sede.

Obs: O resultado da votação, foi retirado do site oficial do MPPA.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...