Pular para o conteúdo principal

Diploma do prefeito, vice e vereadores serão emitidos de forma eletrônica.

Renato Ogawa e Cristina Vilaça, prefeito e vice respectivamente eleitos em Barcarena e o atual, Paulo Alcântara.

Em Barcarena, nenhum(a) eleito(a) ou suplente, precisará se dirigir até o cartório eleitoral para ter acesso ao seu diploma, visto que, não haverá nenhuma cerimônia para a entrega dos referidos diplomas que, conforme a resolução n° 5.670/2020 do TRE/PA, deverá ser impresso pelos próprios eleitos e suplentes no site da justiça eleitoral. No caso de Barcarena, o acesso para a impressão do diploma deverá ocorrer após 16 de Dezembro. 

A justiça eleitoral em Barcarena, acompanha assim, uma resolução do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE/PA) que implantou o serviço de emissão eletrônica de diplomas para os candidatos eleitos e suplentes nas eleições gerais e municipais. Isso significa que os diplomas dos eleitos serão disponibilizados de maneira online, na página do Tribunal, na internet.

Os documentos estarão disponíveis a partir da data de diplomação, que não pode ultrapassar o dia 18 de dezembro, conforme o novo calendário eleitoral.

Os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, eleitos ou reeleitos receberão uma senha para acessarem um ambiente específico do site do tribunal, que permitirá baixarem seus diplomas para posterior impressão.

O chefe do cartório eleitoral da 65ª zona eleitoral (Barcarena), Raimundo Almeida de Carvalho informou nesta sexta-feira 11/12, que somente os diplomáveis que entregarem suas prestações de contas final da campanha, poderão imprimir seu diploma. 


Sede do Cartório de Barcarena (65ªZE)

"Com uma observação, recebemos no final da tarde de hoje 11/12, uma orientação do TRE/PA, recomendando que, caso algum eleito não tenha como imprimir seu diploma, que o cartório Eleitoral faça isso para ele, basta ele procurar o cartório eleitoral a partir de 16 de Dezembro." Explicou Raimundo Almeida.

Em Barcarena, 44 diplomas estão previstos serem impressos, sendo 2 do prefeito e vice, 15 dos vereadores eleitos e três de cada suplente, de cada partido.

Resolução:

A Resolução do TRE/PA nº 5.670/2020, que regulamenta a emissão eletrônica de diplomas para os candidatos eleitos e suplentes nas eleições gerais e municipais, no Pará, foi publicada em 02/12/20, no Diário da Justiça Eletrônico, e é assinada pelo presidente do TRE, desembargador Roberto Gonçalves de Moura. Conforme o documento, a medida busca a racionalização de despesas e a otimização das atividades desenvolvidas pela Justiça Eleitoral e permitirá a redução de insumos necessários à confecção do diploma, contribuindo com as metas de sustentabilidade do Poder Judiciário.


Texto adaptado: O Liberal - Adaptação-Autor do Blog: Carlos Baía - Foto: Campanha 2020/Barcarena/Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...