![]() |
Foto: ASCOM/PMB |
O plantão deste fim de semana com sete Unidades Básicas de Saúde abertas, realizou mais de 700 atendimentos. Só neste domingo, 31, as UBS’s Imobiliária, Novo Horizonte e Itupanema atenderam mais de 300 pessoas com sintomas leves de coronavírus. No sábado, foram quase 400 atendimentos.
A estratégia do prefeito Paulo Alcântara e equipe da saúde, é desafogar a UPA e o Hospital Wandick Gutierrez e começou no início de maio e durante todo o mês, com plantões em todos os finais de semana, já atendeu mais de 2 mil pessoas em diferentes bairros do município e distribuiu quase 3 mil kits de medicamentos para o tratamento em casa.
Com a lotação dos hospitais, porta de entrada para atendimento de coronavírus, e um grande número de infectados e óbitos, a gestão municipal decidiu investir na Atenção Básica de Saúde, e avalia como positivos os esforços durante todo o mês, destaca a secretária de saúde, Eugênia Teles. “Iniciamos só com 3 UBS’s e terminamos com 7 abertas para alcançar os quatro cantos do município. Tem sido um sucesso porque tem diminuído não só a procura nos hospitais de casos leves, mas também dos graves, além do número de mortes”, disse.
Tratar os sintomas leves de Covid-19 para evitar agravamento, internação e óbitos está entre os objetivos da Secretaria de Saúde, e avaliando os resultados do mês de maio, as medidas continuarão em junho, afirma a secretária Eugênia. “Nós iremos continuar essas ações, até que a gente sinta que a população já está bem assistida e controlada quanto a disseminação do coronavírus”, explicou.
Durante todo o mês de maio, as pessoas contaram com atendimento médico, de enfermagem e distribuição de medicamentos para tratamento em casa. Em outros finais de semana, exames para detectar a Covid-19 foram disponibilizados, bem como eletrocardiograma para pacientes com complicações cardiológicas neste último plantão do mês.
Com informações e fotos: ASCOM/PMB.
Comentários