Pular para o conteúdo principal

Hydro manifesta-se acerca da recomendação nº 01/2019 do MP/PA


A Hydro e a Alunorte receberam, nesta terça-feira (20), um documento do Ministério Público de Justiça Agrária da 1ª Região com recomendações para os empreendimentos das empresas em Barcarena e no momento estão analisando sua extensão.

Baseado na alegação de que parte do DRS1 e do DRS 2 estaria em uma área destinada à proteção ambiental, o MPPA recomendou a remoção de parte destes depósitos. A Hydro esclarece que as suas propriedades estão dentro da Zona Industrial de Barcarena, segundo o Plano Diretor Municipal, desenvolvido com a participação das autoridades e da sociedade civil, nos anos de 2006 e 2016.
As atividades estão devidamente licenciadas pela autoridade ambiental competente em uma zona industrial.  



A Alunorte reconhece que uma operação industrial tem impactos, mas estabelece padrões rígidos de controle, monitoramento e prevenção para garantir que os impactos no meio ambiente e nas comunidades sejam mitigados. A Alunorte preserva uma grande área de terra que é mantida como um cinturão entre suas operações e a comunidade.

Sustentabilidade é uma das prioridades da Hydro e da Alunorte e as empresas têm o compromisso de respeitar e apoiar os direitos humanos de todos os indivíduos potencialmente afetados por suas operações. O seu compromisso de respeitar os Direitos Humanos está firmado na Política de Direitos Humanos da Hydro.

A empresa avalia e monitora o desenvolvimento de questões de direitos humanos nas comunidades locais onde está presente e em sua cadeia de fornecimento. O mais recente Mapeamento de Impacto de Direitos Humanos foi realizado em 2017. Em situações em que são identificados riscos de violações de direitos humanos, trabalha-se para mitigar, prevenir, tratar e remediar possíveis impactos adversos, conforme recomendado nos Princípios Orientadores das Nações Unidas sobre Empresas e Direitos Humanos.

Com informações da ASCOM/HYDRO



A RECOMENDAÇÃO Nº 01/2019-8ªPJ  - Inquérito Civil nº 000980-040/2018 - MP/8ªPJ

O Ministério Público recomendou retirada imediata de mineradoras de áreas de proteção ambiental em Barcarena. Entre as construções que devem ser retiradas estão as novas áreas ampliadas da Hydro, onde ocorreu o vazamento de rejeitos de mineiro após uma forte chuva em fevereiro de 2018.

Leia a recomendação clicando AQUI


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...