Pular para o conteúdo principal

Vice-prefeito Paulo Alcântara alinha ações com o Estado em prol de Barcarena


Representando o prefeito de Barcarena, Antônio Carlos Vilaça, o vice-prefeito do município, Paulo Alcântara, e a secretária de Educação, Ivana Ramos, participaram, nesta quinta-feira (04), da reunião de gestão do governo do Pará com os 144 municípios paraenses. Com a presença do governador Helder Barbalho e do vice-governador Lúcio Vale, o encontro também teve a participação do deputado estadual Renato Ogawa. 

Vice-prefeito Paulo Alcântara
A reunião ocorreu em uma universidade particular localizada em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. O objetivo do encontro foi promover o diálogo integrado para troca de informações, esclarecimento de dúvidas e orientação das prefeituras sobre apresentação de projetos, legislação e planos de trabalho.

A partir do diálogo entre os executivos municipal e estadual, melhorias devem ser implementadas nas cidades paraenses, sobretudo nas áreas da educação, infraestrutura, obras e transporte. "É salutar o esforço do estado em unificar a luta pela educação, chamando as cidades para o diálogo. Barcarena ganha nessa integração. Além disso, o próprio governador já demonstrou um carinho muito especial por nossa cidade", disse o vice-prefeito de Barcarena, Paulo Alcântara.

Na reunião, o Governo também compartilhou com as prefeituras as principais diretrizes de atuação, as prioridades para este ano e de que forma os municípios podem ser parceiros na construção das políticas públicas estaduais. "Foi-se o tempo em que havia divisão. Para o desenvolvimento do Pará, nós precisamos trabalhar em conjunto", destacou o governador Helder Barbalho, ao discursar para prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais.

Dep. Renato Ogawa e Paulo Alcântara
Segundo o deputado estadual Renato Ogawa, Barcarena é um município estratégico para o desenvolvimento paraense. "Nós precisamos pensar o futuro de Barcarena em sintonia com o Governo do Pará. Quem ganha com isso é a população", afirmou o parlamentar.

Programação - Pela manhã, a abordagem foi sobre os desafios da educação paraense e os caminhos que estado e municípios podem percorrer para melhorar o ensino no Pará. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) também apresentou os resultados dos Encontros Regionais de Educação que vêm sendo realizados desde maio, além do andamento das obras nas escolas. 

Para a secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, o encontro representa grandes avanços no ensino paraense. "A gente verifica que a realidade pede, hoje, uma mudança de paradigmas. Não deve existir uma diferença entre ações municipais e ações do estado. A integração busca metas em comum: o resgate da educação e a garantia da permanência dos alunos em sala de aula", ressaltou.

No turno da tarde, a programação seguiu com as secretarias de Obras (Sedop), Planejamento (Seplan), Transporte (Setrans) e Casa Civil. O representante de cada pasta informou o que está sendo planejado e executado nos municípios paraenses, reforçando a importância do trabalho em conjunto.


Texto/Fotos: ASCOM/PMB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Olá, agora este blog é um portal de notícias, estamos em novo endereço aguardando você

Isso mesmo, estamos em novo endereço, com uma nova plataforma, agora somos um portal de notícias :  https://blogdocarlosbaia.com.br/

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Prefeitura de Barcarena consegue aprovação do Auxilio Emergencial de R$ 450

Em sessão conduzida pelo presidente Júnior Ogawa, a Câmara de Vereadores de Barcarena aprovou nesta terça-feira (6), por unanimidade, o projeto de lei que cria um auxílio emergencial de R $450,00 para famílias em situação de vulnerabilidade econômica no município, em razão da pandemia da covid. Batizado de ‘Cuida Barcarena’, o auxílio prevê o pagamento de três parcelas de R$150,00 aos moradores que se enquadrarem nos critérios do programa. Outros dois projetos apresentados semana passada pelo prefeito Renato Ogawa também foram aprovados na sessão de hoje. Um deles trata da remissão fiscal de IPTU e outras licenças de funcionamento aos comerciantes que tiveram seus estabelecimentos afetados pelos decretos da pandemia. Assim, bares, restaurantes, academias, casas de show, barbearias, entre outros, não precisarão pagar esses impostos referentes a 2020 e 2021. Os vereadores aprovaram também o projeto que cria o Conselho Municipal do Direito da Pessoa Idosa, bem como o Fundo Municipal d...