Pular para o conteúdo principal

E.M. Profª. Maria Cecília: De um anexo a uma Escola Moderna


A nova escola municipal Maria Cecília, que será inaugurada no próximo dia 14 de julho, é fruto de promessa, sonho e luta do prefeito Antônio Carlos Vilaça. Assim resumiu a secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, ao falar, orgulhosamente, sobre a história do projeto. 

Foto: ASCOM/PMB

Ela lembrou que, por ocasião de uma inauguração da Semed, o prefeito foi abordado por servidores da antiga escola Maria Cecília, com pedidos para que ele visitasse a unidade e providenciasse uma reforma. Passaram-se os dias, e Vilaça foi até a escolinha. Ali, prometeu uma nova escola.
Ninguém imaginava que as palavras ditas pelo gestor naquela despretensiosa visita fossem além de simples reparos no antigo prédio, que por sinal era alugado. O prefeito garantiu que construiria um novo prédio e sonhou com algo grandioso, com infraestrutura de alto patrão.

Ninguém imaginava também que seria no local onde foi erguida a nova Maria Cecília, a avenida Magalhães Barata, no centro de Barcarena-Sede. “Ele foi atrás desse terreno. Quando falou que a escola seria construída aqui na Magalhães, até de doido ele foi chamado”, lembrou Ivana. 

Convite Oficial/SEMED/PMB

A preocupação de alguns era com o solo, já que o terreno escolhido era uma área de várzea, que sofria a influência de cheias. “Era um sonho de Ícaro construir no espaço”, disse a secretária. Mas, conhecendo de engenharia, o prefeito seguiu o projeto e a obra se concretizou.

A unidade de ensino, que vai abrigar alunos de duas escolas em uma (Maria Cecília velha e Anexo Bem me Quer) já está sendo considerada a obra mais moderna e sofisticada da administração Vilaça. “Foi uma promessa, um sonho e uma luta do prefeito”, destacou Ivana.

A nova escola que abre as portas no município de Barcarena foi feita com esmero, dedicação e carinho por parte dos envolvidos. Não tenha dúvida que é a menina dos olhos da Administração Municipal. “Todos nós da educação estamos muito felizes”, declarou a secretária.

Mas Ivana tem o pé no chão. Ela reconhece que a Maria Cecília é o modelo de infraestrutura que se sonha ter em outras unidades de ensino do município. Para ela, é preciso que todas as escolas sejam boas. Na Maria Cecília, 759 alunos com matrículas garantidas serão privilegiados.


Com informações da ASCOM/PMB.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...