Tecnologia: Fórum de Barcarena recebe link de fibra óptica


O Fórum Desembargador Ignácio Souza Moita em Barcarena, na região do Baixo Tocantins, é a 15ª Comarca do Pará a ativar a rede de dados em alta velocidade. Com isso, a Secretaria de Informática do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) totaliza 46 prédios do Poder Judiciário com o projeto de expansão da rede de fibra ótica em todo o Estado.

Muro do Fórum de Barcarena/Pa
De acordo com a Secretaria de Informática, estão na rota do projeto de ativação da fibra ótica até setembro deste ano as Comarcas de Abaetetuba, Anapú, Cametá, Itaituba, Mosqueiro, Paragominas, Redenção, São Miguel do Guamá, Tailândia e Tucuruí. No primeiro semestre, as Comarcas de Medicilândia, Brasil Novo e Senador José Porfírio passaram a integrar a rede de fibra ótica.

Por ocasião da instalação do novo Datacenter, a secretária de informática, Nilce Râmoa, ressaltou que estão sendo implementadas melhorias dos circuitos para as Comarcas do Interior. “Hoje, são 90 Comarcas com o circuito satélite e vão cair para 28, porque estamos expandindo com a fibra ótica e circuito terrestre para o interior. A expectativa é também a melhoria da comunicação nos próximos meses nas Comarcas do Interior”, explicou.

A integração à rede de fibra ótica faz parte do projeto de ampliação da rede de dados e compõe o macrodesafio do Plano de Gestão do biênio 2017/2019, do presidente do TJPA, desembargador Ricardo Ferreira Nunes: "Melhoria da Infraestrutura e Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação". A interligação dos novos prédios à rede de dados de alta velocidade permitirá a melhor utilização do Processo Judicial Eletrônico (PJe).


Com informações da ASCOM- TJ/Pa.

Comentários