Pular para o conteúdo principal

De barracão a feira: Prefeito Vilaça entrega feira da Vila em junho

Onde antes por décadas existia um barracão que servia de feira, agora é uma verdadeira feira com estrutura que dignifica não só os trabalhadores, bem como os clientes. 

O prefeito Antônio Carlos Vilaça, atendendo pedido dos próprios feirantes, determinou a demolição daquele velho barracão e a construção no mesmo local de uma estrutura maior e mais decente aos trabalhadores e fregueses. Com ajuda de parceiros e recursos do próprio tesouro municipal, o governo Vilaça vai entregar em breve uma feira digna, do jeito que os feirantes esperam há bastante tempo.

As cores verde, amarelo e vermelho estão colorindo as paredes da nova feira da Vila dos Cabanos, que deve ficar pronta no próximo mês de junho. A obra está na fase de acabamento. A prefeitura construiu um espaço adequado e adaptado para abrigar mais de 60 feirantes que movimentam o comércio de hortifruti, carnes, peixes e variados produtos vindos das diferentes comunidades da região.
O peixeiro João Ribeiro viu o antigo ponto de vendas nascer na Vila dos Cabanos 30 anos atrás. Ele tinha só 15 anos e era ajudante do pai. "Nós que começamos a feira", disse ele. João é natural de Abaetetuba e sempre ofertou pescado aos consumidores de Barcarena. O tempo passou e a estrutura que abrigava dezenas de trabalhadores foi se deteriorando. Já estava na hora de mudança.
"Vai ter um ambiente melhor", comemorou João. "É uma feira digna", disse ele, tanto para os trabalhadores quanto para os clientes. "Tava precisando mesmo", reiterou Ribeiro, que trabalha quatro dias da semana na Vila dos Cabanos. Enquanto a nova estrutura era construída, durante os últimos seis meses, os trabalhadores da feira receberam treinamento sobre manipulação corretamente de alimentos. 
Quando a obra da feira for entregue e começar a ser ocupada, feirantes e fregueses vão notar uma cobertura mais alta, com janelas de ventilação, piso de alta resistência e quatro banheiros. Os trabalhadores já estão na contagem regressiva para ver inaugurada a nova feira da Vila dos Cabanos. Agora falta pouco tempo para o muito que se esperou pela reforma da feira. Na verdade, pela reconstrução.

Com informações e fotos da ASCOM/PMB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...