Pular para o conteúdo principal

Barcarena: Prefeitura entrega casa mobiliada que abrigará coordenadoria e conselho da mulher

Coordenadoria e conselho da mulher de Barcarena

O Dia Internacional da Mulher não poderia ser festejado da melhor forma no município de Barcarena,  a data foi marcada pela inauguração de uma casa que abrigará tanto a Coordenadoria de Políticas para as Mulheres, quanto  o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, um espaço municipal voltado exclusivamente para atendimento e orientação as mulheres era esperado há décadas pela militância feminina.







O mais novo órgão municipal é fruto da parceria com o governo federal, que repassou recursos à prefeitura através do Projeto: “Políticas para as Mulheres: Uma questão de Direitos” aprovado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Barcarena concorreu com outros municípios do Brasil inteiro e teve o seu projeto aprovado.


O projeto visa disseminar palestras educativas sobre o papel da coordenadoria, conselho e divulgar a Lei Maria da penha, no sentido de buscar a prevenção da Violência Doméstica contra mulher, as palestras serão realizadas de forma permanente, nas comunidades. O projeto também garantiu a aquisição de equipamentos, como: Veículo próprio, computadores, notebooks, centrais de ar, ventiladores, data show, vários equipamentos para fortalecer a coordenadoria de políticas para as mulheres e garantir atendimento de qualidade para as sociedade barcarenense.


Prefeito Vilaça descerrando a faixa 



“Sou feliz por elas existirem e estarem fazendo isso no governo”, declarou o prefeito de Barcarena, Antônio Carlos Vilaça, ao agradecer o trabalho das mulheres que estão à frente das secretarias municipais, durante a solenidade de entrega da sede da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres.  Antes de inaugurar oficialmente a casa, o prefeito disse que o governo municipal está lutando e vai continuar lutando para garantir os direitos femininos.


O avanço das políticas públicas para as mulheres foi destacado também pela secretária de Assistência Social, Juliena Nobre. “Menos de 30 municípios paraenses possuem uma coordenadoria de mulheres”, informou Juliena. “Obrigada pelo presente, prefeito”, disse ela, ao lembrar que a Coordenadoria ficará atrelada à Semas.

A coordenadora de Políticas para as Mulheres de Barcarena, Tânia Oliveira, agradeceu ao governo municipal pela determinação em abrir a casa e mostrou disposição para fazer um trabalho eficiente no município. “Governo inteligente olha para as mulheres”, disse ela, emocionada. “Não se pode mais fazer política sem olhar para as mulheres”.

Também foi previsto no projeto a produção de cartilhas, folders e vários materiais educativos para serem trabalhados com a população, bem como ações cidadania específicas para as mulheres, a exemplo a do vindouro  dia 12 de março, onde será realizada ação na praça da bíblia com oferta de vários serviços.

O projeto também garantiu capacitação para rede de atendimento ( Saúde, Assistência Social, Educação , Conselhos Tutelares, dentre outros) e a elaboração do I- Plano Municipal de Políticas para as Mulheres)

Histórico de lutas e conquistas

Mulheres reunidas na inauguração da casa
A Coordenadoria da Mulher foi criada em outubro de 2013,  teve como uma de suas primeiras ações coordenar o processo de criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, reunindo com as lideranças comunitárias como: Associação das Mulheres do Campo e da Cidade, Movimento Viva Henrica, União Brasileira de Mulheres, Naturart, dentre outras e organizou a ‘I- Conferência dos Direitos da Mulher.’

O conselho da Mulher foi inaugurado em 22 de janeiro de 2014, este por sua vez Instituído, passou a reunir-se uma vez por mês, tendo calendário anual de reuniões para deliberar sobre as políticas públicas voltadas a condição feminina.

A Coordenadoria de Políticas para as Mulheres juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, também colaborou de forma significativa com  implantação da Delegacia da Mulher no município, por meio de reuniões com secretário de segurança pública, mostrando a realidade do município, com dados quantitativos das  mulheres vítimas de violência doméstica atendidas no CREAS e Movimento Viva Henrica.

Priscilla Naiatte (Deam)
Muitas palestras estão sendo realizadas, nas empresas, igrejas, polícia militar, corpo de bombeiros e etc.

“Estamos em 2016, mas infelizmente a mulher ainda é inferiorizada, disse a delegada Priscilla Naiatte, titular da Delegacia Especializada de Atendimento da Mulher (Deam) na cidade.




Ainda na cerimônia de inauguração, o prefeito Antônio Carlos Vilaça entregou as chaves de três carros novos, um para a coordenadoria e outros dois para o programa Bolsa Família.
Foto Ascom/PMB


Serviço:

Coordenadoria de Políticas para as Mulheres de Barcarena
Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

Funcionamento: de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.
Endereço: Rua Jerônimo Pimentel, 184, entre as ruas Capitão Tomé Serrão e Lameira Bittencourt, bairro Nazaré, em Barcarena-Sede.
Contatos:  99240-0320/99813-7041






Texto adaptado Ascom/PMB, com colaboração da SEMAS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...