Pular para o conteúdo principal

Barcarena: Prefeitura entrega casa mobiliada que abrigará coordenadoria e conselho da mulher

Coordenadoria e conselho da mulher de Barcarena

O Dia Internacional da Mulher não poderia ser festejado da melhor forma no município de Barcarena,  a data foi marcada pela inauguração de uma casa que abrigará tanto a Coordenadoria de Políticas para as Mulheres, quanto  o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, um espaço municipal voltado exclusivamente para atendimento e orientação as mulheres era esperado há décadas pela militância feminina.







O mais novo órgão municipal é fruto da parceria com o governo federal, que repassou recursos à prefeitura através do Projeto: “Políticas para as Mulheres: Uma questão de Direitos” aprovado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Barcarena concorreu com outros municípios do Brasil inteiro e teve o seu projeto aprovado.


O projeto visa disseminar palestras educativas sobre o papel da coordenadoria, conselho e divulgar a Lei Maria da penha, no sentido de buscar a prevenção da Violência Doméstica contra mulher, as palestras serão realizadas de forma permanente, nas comunidades. O projeto também garantiu a aquisição de equipamentos, como: Veículo próprio, computadores, notebooks, centrais de ar, ventiladores, data show, vários equipamentos para fortalecer a coordenadoria de políticas para as mulheres e garantir atendimento de qualidade para as sociedade barcarenense.


Prefeito Vilaça descerrando a faixa 



“Sou feliz por elas existirem e estarem fazendo isso no governo”, declarou o prefeito de Barcarena, Antônio Carlos Vilaça, ao agradecer o trabalho das mulheres que estão à frente das secretarias municipais, durante a solenidade de entrega da sede da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres.  Antes de inaugurar oficialmente a casa, o prefeito disse que o governo municipal está lutando e vai continuar lutando para garantir os direitos femininos.


O avanço das políticas públicas para as mulheres foi destacado também pela secretária de Assistência Social, Juliena Nobre. “Menos de 30 municípios paraenses possuem uma coordenadoria de mulheres”, informou Juliena. “Obrigada pelo presente, prefeito”, disse ela, ao lembrar que a Coordenadoria ficará atrelada à Semas.

A coordenadora de Políticas para as Mulheres de Barcarena, Tânia Oliveira, agradeceu ao governo municipal pela determinação em abrir a casa e mostrou disposição para fazer um trabalho eficiente no município. “Governo inteligente olha para as mulheres”, disse ela, emocionada. “Não se pode mais fazer política sem olhar para as mulheres”.

Também foi previsto no projeto a produção de cartilhas, folders e vários materiais educativos para serem trabalhados com a população, bem como ações cidadania específicas para as mulheres, a exemplo a do vindouro  dia 12 de março, onde será realizada ação na praça da bíblia com oferta de vários serviços.

O projeto também garantiu capacitação para rede de atendimento ( Saúde, Assistência Social, Educação , Conselhos Tutelares, dentre outros) e a elaboração do I- Plano Municipal de Políticas para as Mulheres)

Histórico de lutas e conquistas

Mulheres reunidas na inauguração da casa
A Coordenadoria da Mulher foi criada em outubro de 2013,  teve como uma de suas primeiras ações coordenar o processo de criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, reunindo com as lideranças comunitárias como: Associação das Mulheres do Campo e da Cidade, Movimento Viva Henrica, União Brasileira de Mulheres, Naturart, dentre outras e organizou a ‘I- Conferência dos Direitos da Mulher.’

O conselho da Mulher foi inaugurado em 22 de janeiro de 2014, este por sua vez Instituído, passou a reunir-se uma vez por mês, tendo calendário anual de reuniões para deliberar sobre as políticas públicas voltadas a condição feminina.

A Coordenadoria de Políticas para as Mulheres juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, também colaborou de forma significativa com  implantação da Delegacia da Mulher no município, por meio de reuniões com secretário de segurança pública, mostrando a realidade do município, com dados quantitativos das  mulheres vítimas de violência doméstica atendidas no CREAS e Movimento Viva Henrica.

Priscilla Naiatte (Deam)
Muitas palestras estão sendo realizadas, nas empresas, igrejas, polícia militar, corpo de bombeiros e etc.

“Estamos em 2016, mas infelizmente a mulher ainda é inferiorizada, disse a delegada Priscilla Naiatte, titular da Delegacia Especializada de Atendimento da Mulher (Deam) na cidade.




Ainda na cerimônia de inauguração, o prefeito Antônio Carlos Vilaça entregou as chaves de três carros novos, um para a coordenadoria e outros dois para o programa Bolsa Família.
Foto Ascom/PMB


Serviço:

Coordenadoria de Políticas para as Mulheres de Barcarena
Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

Funcionamento: de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.
Endereço: Rua Jerônimo Pimentel, 184, entre as ruas Capitão Tomé Serrão e Lameira Bittencourt, bairro Nazaré, em Barcarena-Sede.
Contatos:  99240-0320/99813-7041






Texto adaptado Ascom/PMB, com colaboração da SEMAS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PARÁ: Juíza determina afastamento da titular da Funcap!

A juíza Odete da Silva Carvalho, da 2ª Vara da Infância e Juventude de Belém nos autos da Ação de Execução movida pelo Ministério Público contra a Fundação da Criança e do Adolescente (Funcap) determinou o afastamento em 48 horas da presidente da entidade, a terapeuta Euniciana Peloso da Silva. Na decisão, de mais de dez laudas, a juíza determina que, “seja oficiado à autoridade administrativa imediatamente superior, para que designe substituto, no prazo de 48 horas, sob pena de impedir ou embaraçar a ação da autoridade judiciária, nos termos do art. 236 do ECA”. A sentença foi publicada no Diário da Justiça, na edição que circulou sexta-feira, dia 26. As irregularidades verificadas em uma das unidades de internação da Funcap motivaram o representante da Promotoria da Infância e Juventude a protocolizar uma Ação Civil, em 2008. No início de fevereiro a juíza sentenciou, estabelecendo prazo de um ano para a Presidência da Fundação concluir as obras do antigo EREC - Espaço Recomeço. A ju

BARCARENA: VEREADORA do PSC "ONÇA PINTADA com CARA de OSGA" APUNHALA PARTIDO PELAS COSTAS e COMEMORA TRAIÇÃO na PRAIA do CARIPI...

A VEREADORA "ONÇA PINTADA" que Também RESPONDE pela ALCUNHA de "CARA de OSGA".. . SEGUNDO INFORMAÇÕES, TERIA 500.000 MIL MOTIVOS PARA VOTAR ( E VOTOU) NO PRESIDENTE DA CÂMARA APONTADO PELO EX-PREFEITO LALAUZINHO CUNHA, CONTRARIANDO A ORIENTAÇÃO NACIONAL, ESTADUAL e MUNICIPAL do CONCEITUADO e IMPORTANTE PARTIDO (PSC) - SEGUNDO INFORMAÇOES, O OBJETIVO é FAZER COM QUE LALAUZINHO RECEBA O "TÍTULO de ANJO", POIS PODERÁ TER SUAS CONTAS APROVADAS pelos "EDI's"... Um Homem Conhecido pelas redondeza pelo apelido de "MUCURÃO", FOI VISTO e FOTOGRAFADO LEVANDO UM "CARRINHO de MÃO" que DEVERIA TER 500.000 MOTIVOS PARA A COVARDE TRAIÇÃO da VEREADORA A SEU PARTIDO o PSC. O BICHO PEGOU NA CÂMARA de BARCACITY... 500.000 MOTIVOS, RONDARAM A VEREADORA "ONÇA PINTADA" ixiiiiii... AGUARDEM DETALHES!

Aberto Processo Seletivo para o Hospital Adventista em Barcarena.

O Hospital Adventista de Belém abre processo seletivo para sua nova unidade - CMAB (Centro Médico Adventista de Barcarena). Interessados devem enviar seu currículo com o título da vaga pretendida para um destes dois e-mails: recrutamento.cmab@hab.org.br  ou  recrutamento.cemab@hab.org.br Mas atenção! Este Processo seletivo é s omente para candidatos que comprovadamente residam em BARCARENA, VILA DOS CABANOS, ABAETETUBA e proximidades.     Veja as vagas disponíveis:   Nível médio   •              Recepção •              Serviços gerais •              Copeiro (a) •              Agentes de portaria •              Atendente de Farmácia •              Administrativo •              Ajudante de cozinha •              Almoxarife e auxiliar •              Cozinheiro(a) •              Camareiro(a) •              Hidráulico   Nível técnico   •              Técnico (a) de Enfermagem •              Mecânico •              Eletricista •