Pular para o conteúdo principal

Barcarena já produz 'Abacaxi Orgânico'

Uma plantação de abacaxi orgânico, que é cultivado sem o uso de aditivos químicos, será visitada nesta sexta-feira (14) pela equipe da Secretaria de Agricultura de Barcarena (Semagri), na Ilha Trambioca. Os pés foram plantados em uma propriedade que fica na área do Arrozal e, segundo a Semagri, as frutas orgânicas vão ser mais uma novidade no Festival do Abacaxi, que ocorrerá de 1º a 4 de outubro no Centro de Cultura do município.
 
A Semagri está otimista com o resultado do cultivo de abacaxi em Barcarena. Nos últimos dois anos, houve um salto de 200 para 500 mil pés plantados no território barcarenense. Parte dessa produção vai ser vendida durante os dias do tradicional festejo. O Festival do Abacaxi foi criado há 35 anos para comemorar a colheita da fruta e valorizar o trabalho dos pequenos agricultores. Para os organizadores do evento, o abacaxi de Barcarena é um dos mais doces do estado.
 
Equipe da Semagri em direção a Trambioca
Segundo informações divulgadas pela prefeitura, atualmente, apenas 10 famílias cultivam abacaxi no município. “Repassamos adubação aos produtores”, disse Agrícolo Farias, secretário-adjunto da Semagri. 

“Hoje já temos até orgânicos na Trambioca.” A prefeitura, por meio da Semagri, é a principal incentivadora da produção. Quando os agricultores precisam de carro para transportar o produto, a Secretaria disponibiliza um veículo. 
Com a proximidade do festival de outubro, a prefeitura pretende reforçar a parceria para divulgar ainda mais os abacaxis do município. “Queremos focalizar o abacaxi como a principal atração do festival”, disse Farias. 

A estimativa do governo municipal é que, durante a festa, pelo menos, 10 mil abacaxis sendo usados na comercialização e 4 mil só na degustação. As frutas devem ser trazidas das comunidades do Cafezal, Trambioca e da estrada.


Texto: Ascom/PMB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...