Pular para o conteúdo principal

Barcarena celebrou em grande estilo os 10 anos do SUAS


Uma linda e merecedora festa para os usuários e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Foi dessa forma, que a Prefeitura de Barcarena, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) e apoio do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) celebraram, na última sexta-feira (21), em Barcarena-Sede, os avanços gerados no município durante os 10 anos do SUAS.
Entre as conquistas para Barcarena estão os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) - Vila Arapari, Vila do Conde, Zita Cunha e Vereador José de Souza Dias, localizado no Bairro de São Francisco -, o Centro Especializado de Atendimento de Assistência Social – Henrica de Nazaré, os Espaços de Acolhimento, um para Crianças e Adolescentes e outro para Adultos (EACA E EAPA), também o PRONATEC, que garantiu, até agora, a profissionalização de mais de 400 pessoas no município, o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do trabalho (ACESSUAS) que intermedia a inclusão dos usuários ao Pronatec e o Programa de Aquisição de Alimentos (PPA) responsável por incentivar a Agricultura Familiar de qualidade e fornecer os alimentos produzidos por essas famílias às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.
 
O Srº Agostinho Santiago, de 59 anos, contou que recebeu atendimento no CREAS, no CRAS de São Francisco e também foi beneficiário do Cheque Moradia. Ex-alcoólatra, os filhos foram encaminhados aos abrigos do município no ano de 2013, mas a situação foi revertida com o apoio da rede Socioassistencial.
  
 
“Hoje eu tenho minhas coisas, fiz a minha casa e há 1 e 4 meses trabalho com Serviços Gerais no CRAS”, disse satisfeito.
 
 Todos os serviços, programas e benefícios, parte integrante do sistema, estiveram expostos através de estantes e forneceram aos visitantes muita informação, além da distribuição de brindes. Durante o evento houve ainda o “Pipaço”, promovido “em defesa dos direitos da infância e da adolescência”, lembrou a secretária da SEMAS, Juliena Nobre.
 
O ato foi encabeçado pela secretária e por Paulo Júnior, uma das crianças atendidas no CRAS Zita Cunha, ao som da música “Depende de Nós”. As demais crianças, funcionários e convidados também participaram do momento e colocaram muitas pipas ao céu da cidade.
 
 Durante a programação, crianças, jovens e idosos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) levaram para o público um pouco das atividades desenvolvidas nos CRAS, entre eles teatro, música e dança. Entidades parceiras como o Ministério Pentecostal Cura Divina e Instituo Zita Cunha também abrilhantaram o evento.
 
Todos cantaram os parabéns ao final do evento, que recebeu, em média, 400 pessoas.
 
 Alguns registros...





 
 
 
 
Fotos: Ascom / PMB
Texto: Larissa Reis.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Olá, agora este blog é um portal de notícias, estamos em novo endereço aguardando você

Isso mesmo, estamos em novo endereço, com uma nova plataforma, agora somos um portal de notícias :  https://blogdocarlosbaia.com.br/

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Prefeitura de Barcarena consegue aprovação do Auxilio Emergencial de R$ 450

Em sessão conduzida pelo presidente Júnior Ogawa, a Câmara de Vereadores de Barcarena aprovou nesta terça-feira (6), por unanimidade, o projeto de lei que cria um auxílio emergencial de R $450,00 para famílias em situação de vulnerabilidade econômica no município, em razão da pandemia da covid. Batizado de ‘Cuida Barcarena’, o auxílio prevê o pagamento de três parcelas de R$150,00 aos moradores que se enquadrarem nos critérios do programa. Outros dois projetos apresentados semana passada pelo prefeito Renato Ogawa também foram aprovados na sessão de hoje. Um deles trata da remissão fiscal de IPTU e outras licenças de funcionamento aos comerciantes que tiveram seus estabelecimentos afetados pelos decretos da pandemia. Assim, bares, restaurantes, academias, casas de show, barbearias, entre outros, não precisarão pagar esses impostos referentes a 2020 e 2021. Os vereadores aprovaram também o projeto que cria o Conselho Municipal do Direito da Pessoa Idosa, bem como o Fundo Municipal d...