Pular para o conteúdo principal

Barcarena: Acusados de estuprar,matar e ocultar o cadáver da adolescente Daiane Macedo sentarão no banco dos réus dia 18/09

Foto: Sidney Oliveira
Já esta tudo preparado a sessão do tribunal do júri  do próximo dia 18 de setembro de 2015, onde serão levados a júri popular os amigos Rosimar Martins Rocha e Raimundo Alves da Costa, ambos acusados pelo estupro, morte e ocultação do cadáver da adolescente Daiane do Carmo Macedo de 14 anos.
 Rosimar Martins (Padrasto da vitima)  e Raimundo Alves (Amigo da família)

O fato que abalou a sociedade barcarenense ocorreu em 23 de Junho de 2012.





A defensoria publica que defenderá os acusados tentou sem sucesso  desaforar, ou seja, levar o julgamento dos acusados para a comarca de Belém, alegando no pedido, que devido a grande repercussão na cidade do crime, os jurados poderiam ter em mente uma ‘pré-condenação’, e por temer também com a integridade física dos réus. Alegações essas  que foram derrubadas no Tribunal de Justiça do Estado. E após o transito em julgado da decisão que indeferiu o desaforamento, o Juiz de Direito, respondendo pela vara criminal de Barcarena Drº Enguellyes Torres, determinou que a sessão do tribunal do júri seja em 18/09/15. Já solicitou todos os atos necessários para a realização do julgamento marcado para começar as 08h da manhã da sexta-feira do dia 18, conforme documento em anexo.


Relembre o Caso na Imprensa:

Dor e revolta. Era este o sentimento de moradores da comunidade de “Araticu” no município de Barcarena na região do Baixo Tocantins após tomarem conhecimento do assassinato, com requintes de crueldade, que vitimou a adolescente, de 14 anos, desaparecida há cinco dias, após ter deixado uma irmã de 12 anos na escola na comunidade “Araticu”, em Barcarena. Segundo os peritos que examinaram o corpo, trata-se de um crime bárbaro.

Os dois acusados de ter assassinado a adolescente Daiane do Carmo Macedo foram apresentados ontem à Divisão de Homicídios. Raimundo Alves da Costa, 36 anos, e Rosivan Martins da Rocha, 47 anos, foram trazidos a Belém, após serem apontados como autores do crime. Rosivan e Raimundo trabalhavam juntos em uma carvoaria em Barcarena. Rosivan era padrasto da vítima e Raimundo apenas amigo da família.

Conforme as informações repassadas pela Polícia Civil, Daiane estava desaparecida desde o dia 18 de junho, quando o inquérito de desaparecimento foi registrado na Delegacia de Barcarena. “A mãe da jovem registrou o sumiço da menina. E quase uma semana depois foi encontrar o corpo dela”, contou o escrivão Flávio Trindade.

As versões contadas pelos acusados são bem parecidas, o que muda é apenas o personagem principal do crime. “Eu só vi quando ele me chamou dentro da casa e me mostrou que tinha matado a menina. Depois me ameaçou com o terçado e disse para eu ajudar a amarrar na árvore. Só amarrei o pé e fui embora. Meu erro foi não ter chamado a polícia e nem ter contado para a mãe dela”, disse Rosivan.

Já Raimundo também diz se arrepender de não ter chamado a polícia. “Eu vi de longe ele amarrando ela na árvore. Não entendi porque ele fez isso. Mas eu não chamei a polícia por medo. Se tivesse avisado, eu não estaria aqui”, falou.
Há algumas semanas, Rosivan foi preso em Barcarena por ter tentado abusar da enteada e Raimundo foi acusado de já ter tentado um envolvimento afetivo com a menina, mas nunca bem sucedido. A mãe da menina, estava na Divisão de Homicídios, mas não quis conversar com o DIÁRIO.
O caso continuará sendo investigado pela Divisão de Homicídios, comandada pelo delegado Vicente Ferreira Gomes, que foi até Barcarena na tarde de ontem visitar o local do crime para coletar materiais para perícia. O laudo do crime deve ser finalizado num prazo de 10 a 15 dias.


A vítima já havia acusado do padrasto de assédio

O caso começou a ganhar repercussão no meio da semana, quando o pai da adolescente, procurou o repórter Carlos Baia, da rádio FM Metropolitana de Barcarena, pedindo apoio para localizar a filha que não tinha motivos para desaparecer bruscamente. “Fizemos várias incursões nas matas da comunidade com ajuda de pessoas que conhecem a região e do próprio pai da menina”, disse o repórter Carlos Baia.

O caso foi levado para a Delegacia de Polícia Civil de Barcarena e, de posse de informações, o delegado Maurício de Menezes Pires instaurou inquérito policial ouvindo o padrasto da menina, Rosivan, que inicialmente negou as acusações de ter assediado a jovem, na tentativa de manter relações sexuais. O delegado ouviu várias pessoas da comunidade e, como não havia indícios contra o padastro, o ouviu e liberou, aguardando o resultado das investigações e o possível aparecimento da garota.

Um dia após o desaparecimento,  moradores encontraram, parte da roupa que a adolescente vestia no dia do desaparecimento, a bicicleta que ela usou para levar a irmã à escola e, mais na frente, um terçado pertencente ao padrasto, em um caminho um pouco distante do local de onde foi finalmente encontrado o corpo, na manhã de sábado (23).

O depoimento mais comprometedor, ainda na instauração do inquérito, veio da avó da menina. Ela disse ao delegado Maurício que tempos atrás chegaram a sua casa no ramal do Igarapé-Açu as netas, cada qual com uma sacola com roupas, dizendo que iriam morar com a avó.


Indagadas sobre o motivo, as meninas disseram que saíram da casa da mãe porque não aguentavam mais as tentativas de abuso do padrasto, Rosimar. A avó, em depoimento exclusivo a que o DIÁRIO teve acesso, disse que o padrasto vivia insistindo com a menina para que ela lhe servisse sexualmente e, como a jovem não aceitava, ele a apalpava.  


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PARÁ: Juíza determina afastamento da titular da Funcap!

A juíza Odete da Silva Carvalho, da 2ª Vara da Infância e Juventude de Belém nos autos da Ação de Execução movida pelo Ministério Público contra a Fundação da Criança e do Adolescente (Funcap) determinou o afastamento em 48 horas da presidente da entidade, a terapeuta Euniciana Peloso da Silva. Na decisão, de mais de dez laudas, a juíza determina que, “seja oficiado à autoridade administrativa imediatamente superior, para que designe substituto, no prazo de 48 horas, sob pena de impedir ou embaraçar a ação da autoridade judiciária, nos termos do art. 236 do ECA”. A sentença foi publicada no Diário da Justiça, na edição que circulou sexta-feira, dia 26. As irregularidades verificadas em uma das unidades de internação da Funcap motivaram o representante da Promotoria da Infância e Juventude a protocolizar uma Ação Civil, em 2008. No início de fevereiro a juíza sentenciou, estabelecendo prazo de um ano para a Presidência da Fundação concluir as obras do antigo EREC - Espaço Recomeço. A ju

BARCARENA: VEREADORA do PSC "ONÇA PINTADA com CARA de OSGA" APUNHALA PARTIDO PELAS COSTAS e COMEMORA TRAIÇÃO na PRAIA do CARIPI...

A VEREADORA "ONÇA PINTADA" que Também RESPONDE pela ALCUNHA de "CARA de OSGA".. . SEGUNDO INFORMAÇÕES, TERIA 500.000 MIL MOTIVOS PARA VOTAR ( E VOTOU) NO PRESIDENTE DA CÂMARA APONTADO PELO EX-PREFEITO LALAUZINHO CUNHA, CONTRARIANDO A ORIENTAÇÃO NACIONAL, ESTADUAL e MUNICIPAL do CONCEITUADO e IMPORTANTE PARTIDO (PSC) - SEGUNDO INFORMAÇOES, O OBJETIVO é FAZER COM QUE LALAUZINHO RECEBA O "TÍTULO de ANJO", POIS PODERÁ TER SUAS CONTAS APROVADAS pelos "EDI's"... Um Homem Conhecido pelas redondeza pelo apelido de "MUCURÃO", FOI VISTO e FOTOGRAFADO LEVANDO UM "CARRINHO de MÃO" que DEVERIA TER 500.000 MOTIVOS PARA A COVARDE TRAIÇÃO da VEREADORA A SEU PARTIDO o PSC. O BICHO PEGOU NA CÂMARA de BARCACITY... 500.000 MOTIVOS, RONDARAM A VEREADORA "ONÇA PINTADA" ixiiiiii... AGUARDEM DETALHES!

Aberto Processo Seletivo para o Hospital Adventista em Barcarena.

O Hospital Adventista de Belém abre processo seletivo para sua nova unidade - CMAB (Centro Médico Adventista de Barcarena). Interessados devem enviar seu currículo com o título da vaga pretendida para um destes dois e-mails: recrutamento.cmab@hab.org.br  ou  recrutamento.cemab@hab.org.br Mas atenção! Este Processo seletivo é s omente para candidatos que comprovadamente residam em BARCARENA, VILA DOS CABANOS, ABAETETUBA e proximidades.     Veja as vagas disponíveis:   Nível médio   •              Recepção •              Serviços gerais •              Copeiro (a) •              Agentes de portaria •              Atendente de Farmácia •              Administrativo •              Ajudante de cozinha •              Almoxarife e auxiliar •              Cozinheiro(a) •              Camareiro(a) •              Hidráulico   Nível técnico   •              Técnico (a) de Enfermagem •              Mecânico •              Eletricista •