Pular para o conteúdo principal

Sespa: Pleno do TJ/Pa, determina posse de concursada

Os desembargadores integrantes do Pleno do Tribunal de Justiça determinaram, na sessão realizada nesta quarta-feira, 13, a imediata nomeação e posse da candidata Ana Clélia Furtado Fernandes, no cargo de médica patologista, com lotação no Hospital Regional de Santarém. 

A decisão dos magistrados, que acompanharam à unanimidade o entendimento da relatora, desembargadora Luzia Nadja Nascimento, foi em resposta ao mandado de segurança movido pela candidata contra ato do governador do Estado, que nomeou a candidata para cargo público em polo diverso do qual prestou concurso e foi aprovada em primeiro lugar.
De acordo com o processo, a candidata informou na ação que concorreu a uma das três vagas oferecidas para o Polo Hospital Regional de Santarém, ressaltando que, para o Polo Santarém, não foi oferecida nenhuma vaga no cargo de Médico Patologista. Para a relatora, que fundamentou sua decisão em jurisprudências do Supremo Tribunal Federal, “os princípios da legalidade, moralidade e publicidade impõem à Administração obediência às regras previstas no edital de convocação. Portanto, oferecimento de determinado número de vagas para cargo público confere ao candidato, aprovado e classificado dentro desse número, direito de ser regularmente nomeado”.
Também decidiram os integrantes do Pleno, por maioria, acompanhando o voto do desembargador Leonardo Tavares, extinguir, sem julgamento do mérito, o mandado de segurança impetrado por Tarcísio Rodrigues Serrão e Adame Manoel de Alencar Garcia, que requeriam a nomeação e posse em cargo de Professor de Matemática, para o qual foram aprovados no cadastro de reserva.
Conforme a ação, foram ofertadas no concurso C-125, da Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC), 764 vagas, sendo 121 para a URE-19 (Belém), para a qual estavam concorrendo, destacando que os autores da ação foram classificados em 244º e 247º colocação. Durante a validade do concurso foram nomeados o dobro de candidatos (242) para a URE-19, frisando que, no mesmo período, foram tornadas sem efeito seis nomeações de professores, e nomeado mais um candidato de reserva, restando, para serem preenchidas, cinco vagas.
No entendimento do desembargador Leonardo Tavares, que divergiu do voto da relatora do processo, desembargadora Helena Percila Dorneles, o pedido não tem possibilidade jurídica de ser atendido, considerando que deveriam integrar como litisconsorte necessário (para integrar a ação), os candidatos classificados nas 243º, 245º e 246º posições.   




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Olá, agora este blog é um portal de notícias, estamos em novo endereço aguardando você

Isso mesmo, estamos em novo endereço, com uma nova plataforma, agora somos um portal de notícias :  https://blogdocarlosbaia.com.br/

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Prefeitura de Barcarena consegue aprovação do Auxilio Emergencial de R$ 450

Em sessão conduzida pelo presidente Júnior Ogawa, a Câmara de Vereadores de Barcarena aprovou nesta terça-feira (6), por unanimidade, o projeto de lei que cria um auxílio emergencial de R $450,00 para famílias em situação de vulnerabilidade econômica no município, em razão da pandemia da covid. Batizado de ‘Cuida Barcarena’, o auxílio prevê o pagamento de três parcelas de R$150,00 aos moradores que se enquadrarem nos critérios do programa. Outros dois projetos apresentados semana passada pelo prefeito Renato Ogawa também foram aprovados na sessão de hoje. Um deles trata da remissão fiscal de IPTU e outras licenças de funcionamento aos comerciantes que tiveram seus estabelecimentos afetados pelos decretos da pandemia. Assim, bares, restaurantes, academias, casas de show, barbearias, entre outros, não precisarão pagar esses impostos referentes a 2020 e 2021. Os vereadores aprovaram também o projeto que cria o Conselho Municipal do Direito da Pessoa Idosa, bem como o Fundo Municipal d...