Pular para o conteúdo principal

Barcarena: Secretaria de Agricultura inicia cursos do PRONATEC nas comunidades.



A Prefeitura de Barcarena, através da secretaria municipal de agricultura, e em parceria com o ministério do desenvolvimento Agrário, o IFPA, a Associação Parque do Arancuãns e Naturart, iniciou neste sábado 06/12,a aula inaugural da turma de Agricultor Familiar do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) na Comunidade Cafezal.  

Segundo informou o secretário adjunto da Secretaria de Agricultura, Agrícolo Farias, o curso terá carga horária de 200 horas e faz parte da política municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.

“Nossa secretaria em parceria com o governo do Estado, Federal, tem por  objetivo capacitar nossos produtores barcarenenses, para apreenderem esta dinâmica do mundo rural e das práticas produtivas adotadas na área rural. Com isso, estamos contribuindo para a formação de agentes de transformação da realidade de barcarena.” Disse Jango, Secretário de Agricultura.

 
Outras turmas do Pronatec  também iniciaram em Barcarena:  Agricultor Familiar (Arienga Estrada) e Auxiliar de Fiscal Ambiental  (Vila Nova/Itupanema).

 “O empenho de nossa secretaria, é valorizar nossos agricultores, fornecendo a eles, não o fruto na mão, ou no prato, mas oferecer a eles a oportunidade de conhecer melhor, o que esta ao redor deles. Esta foi uma determinação do próprio prefeito Antônio Carlos Vilaça.” completou Agrícolo Farias.

 Agricultor Familiar:
Produz em propriedades rurais de pequeno e médio porte. Envolve a família na produção, produz para a merenda escolar. Analisa as redes sociais e econômicas que garantem a sustentabilidade do pequeno produtor no meio rural.

Eixo Tecnológico: Recursos Naturais
Compreende tecnologias relacionadas à produção animal, vegetal, mineral, aquícola e pesqueira. Abrange ações de prospecção, avaliação técnica e econômica, planejamento, extração, cultivo e produção referente aos recursos naturais. Inclui, ainda, tecnologia de máquinas e implementos, estruturada e aplicada de forma sistemática para atender às necessidades de organização e produção dos diversos segmentos envolvidos, visando à qualidade e sustentabilidade econômica, ambiental e social. Integra a organização curricular destes cursos: ética, desenvolvimento sustentável, cooperativismo, consciência ambiental, empreendedorismo, normas técnicas e de segurança, além da capacidade de compor equipes, atuando com iniciativa, criatividade e sociabilidade.

Fotos: SEMAGRI



> Visite o site oficial da Prefeitura de Barcarena, clicando AQUI.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...