Pular para o conteúdo principal

Tecnologia: Mais de 50 mil, já baixaram o aplicativo que identifica procurados


Em uma semana de funcionamento, cerca de 50 mil pessoas baixaram o aplicativo do Ministério da Justiça que permite a qualquer cidadão verificar pelo telefone celular se determinada pessoa é procurada pela Justiça e pela Polícia. O aplicativo, lançado em 24 de abril, utiliza a base de dados do Banco Nacional de Mandados de Prisão, mantido pelo Conselho Nacional de Justiça.

















 Depois do sucesso do módulo "CheckPlaca", com mais de 1,2 milhão de downloads e 33 mil veículos recuperados em quatro meses, por meio de consultas feitas pela população, o Ministério da Justiça (MJ) lançou, nesta semana, um novo módulo do aplicativo, desta vez por meio do Sistema Nacional de Informação de Segurança Pública (Sinesp Cidadão). É o Consulta a Mandados de Prisão.


Através do aplicativo, qualquer cidadão pode saber se uma pessoa está sendo procurada pela Justiça e pela polícia. Trata-se de um cadastro com 352 mil mandados de prisão, por diversos delitos, que aguardam cumprimento.
A expectativa é de que o serviço ajude a dar mais segurança à população e a evitar a impunidade, ou seja, retirar do convívio da sociedade pessoas de conduta duvidosa.
O primeiro módulo do aplicativo "CheckPlaca" consiste em permitir a qualquer pessoa consultar em segundos, por dispositivos móveis e também no ambiente web, se um veículo consta no sistema como roubado, furtado ou com placa clonada no país.
A consulta é fácil e gratuita, basta ter um aparelho compatível, baixar o aplicativo Sinesp Cidadão, escolher o módulo "consulta a mandados" e digitar dados de alguém. Pode ser o nome da pessoa, o nome da mãe dela e os números de algum dos seus documentos, como RG, CPF, Título de Eleitor, Passaporte, Certidão de Nascimento ou Casamento, Carteira Profissional, PIS/Pasep, entre outros.
Caso haja nomes iguais, é possível refinar a busca, com detalhes como órgão expedidor, ou o número do processo ou mandado referente àquela pessoa.
Quando o nome da pessoa é localizado entre os mandados de prisão em aberto, o aplicativo informa mais detalhes, como apelido do cidadão procurado, nacionalidade ou data de nascimento.
Ao ser identificado o mandado de prisão, basta acionar a polícia, através do 190, para que ela localize a pessoa e cumpra a ordem judicial.
De acordo com o delegado-geral de Polícia Civil do Amapá, Tito Guimarães Neto, os Tribunais de Justiça dos Estados são os responsáveis pela alimentação de dados junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp), haja vista serem esses órgãos que expedem mandados de prisão e de busca e apreensão.
Segundo ele, quando a polícia for informada sobre o paradeiro de um foragido, haverá uma consulta minuciosa sobre o nome do suspeito a fim de evitar possíveis enganos, pois as informações serão originadas por pessoas desconhecidas.
O aplicativo foi desenvolvido pela Senasp com suporte do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e banco de dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O novo módulo já está disponível para Android e estará disponível para Apple em dez dias.

Fontes: Conjur e MJ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PARÁ: Juíza determina afastamento da titular da Funcap!

A juíza Odete da Silva Carvalho, da 2ª Vara da Infância e Juventude de Belém nos autos da Ação de Execução movida pelo Ministério Público contra a Fundação da Criança e do Adolescente (Funcap) determinou o afastamento em 48 horas da presidente da entidade, a terapeuta Euniciana Peloso da Silva. Na decisão, de mais de dez laudas, a juíza determina que, “seja oficiado à autoridade administrativa imediatamente superior, para que designe substituto, no prazo de 48 horas, sob pena de impedir ou embaraçar a ação da autoridade judiciária, nos termos do art. 236 do ECA”. A sentença foi publicada no Diário da Justiça, na edição que circulou sexta-feira, dia 26. As irregularidades verificadas em uma das unidades de internação da Funcap motivaram o representante da Promotoria da Infância e Juventude a protocolizar uma Ação Civil, em 2008. No início de fevereiro a juíza sentenciou, estabelecendo prazo de um ano para a Presidência da Fundação concluir as obras do antigo EREC - Espaço Recomeço. A ju

BARCARENA: VEREADORA do PSC "ONÇA PINTADA com CARA de OSGA" APUNHALA PARTIDO PELAS COSTAS e COMEMORA TRAIÇÃO na PRAIA do CARIPI...

A VEREADORA "ONÇA PINTADA" que Também RESPONDE pela ALCUNHA de "CARA de OSGA".. . SEGUNDO INFORMAÇÕES, TERIA 500.000 MIL MOTIVOS PARA VOTAR ( E VOTOU) NO PRESIDENTE DA CÂMARA APONTADO PELO EX-PREFEITO LALAUZINHO CUNHA, CONTRARIANDO A ORIENTAÇÃO NACIONAL, ESTADUAL e MUNICIPAL do CONCEITUADO e IMPORTANTE PARTIDO (PSC) - SEGUNDO INFORMAÇOES, O OBJETIVO é FAZER COM QUE LALAUZINHO RECEBA O "TÍTULO de ANJO", POIS PODERÁ TER SUAS CONTAS APROVADAS pelos "EDI's"... Um Homem Conhecido pelas redondeza pelo apelido de "MUCURÃO", FOI VISTO e FOTOGRAFADO LEVANDO UM "CARRINHO de MÃO" que DEVERIA TER 500.000 MOTIVOS PARA A COVARDE TRAIÇÃO da VEREADORA A SEU PARTIDO o PSC. O BICHO PEGOU NA CÂMARA de BARCACITY... 500.000 MOTIVOS, RONDARAM A VEREADORA "ONÇA PINTADA" ixiiiiii... AGUARDEM DETALHES!

Aberto Processo Seletivo para o Hospital Adventista em Barcarena.

O Hospital Adventista de Belém abre processo seletivo para sua nova unidade - CMAB (Centro Médico Adventista de Barcarena). Interessados devem enviar seu currículo com o título da vaga pretendida para um destes dois e-mails: recrutamento.cmab@hab.org.br  ou  recrutamento.cemab@hab.org.br Mas atenção! Este Processo seletivo é s omente para candidatos que comprovadamente residam em BARCARENA, VILA DOS CABANOS, ABAETETUBA e proximidades.     Veja as vagas disponíveis:   Nível médio   •              Recepção •              Serviços gerais •              Copeiro (a) •              Agentes de portaria •              Atendente de Farmácia •              Administrativo •              Ajudante de cozinha •              Almoxarife e auxiliar •              Cozinheiro(a) •              Camareiro(a) •              Hidráulico   Nível técnico   •              Técnico (a) de Enfermagem •              Mecânico •              Eletricista •