Pular para o conteúdo principal

Prefeito de Barcarena regulamenta atividade de Mototáxi.


Vilaça e os Mototáxistas
Cerca de 300 autorizações para a exploração do serviço de mototáxi serão emitidas pela prefeitura de Barcarena, a partir deste mês, assim que entrar em vigor o decreto que regulamenta a lei nº 2075/2010, com as normas do transporte individual de passageiro.






O documento foi assinado nesta quinta-feira (7) pelo prefeito Antônio Carlos Vilaça, durante cerimônia na sede do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), com a presença dos representantes das duas associações e do sindicato da categoria no município. O decreto contém 38 artigos.

Com a regulamentação em vigor, os mototaxistas de Barcarena serão obrigados a oferecer um serviço seguro e de qualidade aos usuários. Todos deverão possuir alvará da prefeitura e ter os documentos necessários para atuar no mercado local, como licenciamento do veículo e CNH, categoria A.

O veículo também terá de conter acessórios indispensáveis, entre eles, “mata-cachorro” dianteiro, alça de segurança para passageiro e antena corta pipa. O condutor terá de ter dois capacetes: um para si, outro para o passageiro. A partir da vigência da lei, o condutor autorizado terá três meses para adequar o veículo.


FISCALIZAÇÃO

A Assinatura
O Demutran de Barcarena informou que vai intensificar a fiscalização nas ruas do município para averiguar o cumprimento da lei. Num primeiro momento, a ação do órgão educativa, com orientações sobre a aplicação das normas.

Depois de três meses, prazo estabelecido no decreto para que a categoria faça a adequação dos veículos, a ação do Demutran será mais repressiva. “Seremos rigorosos”, declarou Renato Marques, diretor-adjunto do órgão, quer evitar a presença de mototaxistas clandestinos nas ruas.

Cabe ao departamento de trânsito do município também vistoriar os veículos que receberão a autorização da prefeitura para explorar o serviço de mototáxi. Além disso, a prefeitura estabeleceu o preço da tarifa de mototáxi para todos os núcleos urbanos de Barcarena. A taxa varia de R$ 4 a R$ 30.


REPERCUSSÃO

A assinatura do decreto que regulamenta o serviço de mototáxi em Barcarena agradou a categoria que lutou pela legalização da profissão. “O trabalho vai ficar mais organização”, disse a advogada Maria Briolândia de Souza, presidente de uma associação de mototaxistas na Vila dos Cabanos.

Para outros dirigentes de associações, o decreto que regulariza a profissão de mototaxista foi bem elaborado. “A gente pode dizer que essa é uma das melhores leis já formuladas no município”, avaliou Junior Gordo, que representa outro grupo de mototáxi em Barcarena.


Fonte: ASCOM/BARCARENA. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...