Pular para o conteúdo principal

Barcarena é palco da IV Mostra de Ciência e Tecnologia


A Secretária de Administração de Barcarena Leila Marques (foto) deu na noite de ontem em nome do prefeito Vilaça as boas-vindas aos participantes da Mostra.







A cidade de Barcarena no Pará, recebe desde ontem segunda-feira (25) a IV Mostra de Ciência e Tecnologia, que irá expor aos visitantes 145 projetos científicos desenvolvidos por estudantes e professores de vários estados do Brasil e do exterior. 

Segundo a coordenação do evento, mais de 250 pessoas e inscreveram para participar da mostra, que busca incentivar a pesquisa cientifica entre escolas públicas e particulares.

“Com o desenvolvimento de pesquisa, podemos ajudar a melhorar a educação no estado, principalmente aumentar a nossa produção que ainda é muito pouca, com relação a outros estados do Brasil”, explica Gilberto Silva, coordenador do evento.

O encontro pretende chamar a atenção dos alunos sobre a importância dos projetos de pesquisa, com o exemplo do estudante de Abaetetuba, José Filho, que será um dos expositores. Em 2008, ele desenvolveu uma pesquisa sobre o projeto do biogás e ganhou prêmios dentro e fora do Brasil.


Quando ingressou na faculdade para cursar ciência da computação, Filho desenvolveu outro projeto, o da “pulseira inteligente”, que auxilia pessoas com deficiência visual. A universidade patenteou a pulseira e o estudante pesquisador ganhou R$ 80 mil para lançar o produto no mercado. Segundo o professor Gilberto Silva, o produto deve ser acessível em 2014. 

“Essa pulseira vai melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência visual”, complementa.


Os melhores trabalhos apresentados durante o evento serão premiados com bolsas de iniciação científica e credenciamento de estudantes para outras feiras no Brasil e no exterior.


Mestre Vieira e o grupo Raízes animaram a cerimônia de abertura.

Nos registros abaixo: o Secretário Municipal de Educação de Barcarena Pedro Negrão, a Secretária de Administração Leila Marques, o Presidente da Câmara de Vereadores Paulo Alcântara, professores e alunos da Mostra.








Serviço:

IV Mostra de Ciência e Tecnologia em Barcarena, no nordeste do Pará, a partir desta segunda (25) até o próximo dia 28 de novembro, no Cabana Clube, na Vila dos Cabanos.

A entrada é gratuita.



Texto Adaptado: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...