Pular para o conteúdo principal

Jovens de Barcarena do "Alunorte Rain Forest" conheceram as instalações do Hangar, Mangal e Estação


Representativos aparelhos turísticos do Estado, a Estação das Docas, o Hangar e o Mangal das Garças, foram visitados pelos jogadores do time de futebol Alunorte Rain Forest (ARF), que integra o projeto Bola Pra Frente, sediado no município de Barcarena. Nesta quarta-feira, 10, o grupo formado por cerca de 20 jovens realizou visitas monitoradas nos espaços administrados pela Organização Social Pará 2000.


O Hangar Convenções e Feiras da Amazônia foi o primeiro ponto de parada. A visita monitorada teve início na Sala Pará, onde o grupo assistiu ao vídeo institucional. Em seguida, conheceram a estrutura do centro de convenções e a exposição fotográfica “Catarse”. O último momento foi de mais um pouco de aprendizado sobre as espécies de peixes que vivem no aquário do centro de convenções. 

No Parque Zoobotânico Mangal das Garças, o time foi recebido por um guia para fazer o “Roteiro Expresso”. No Mirante do Rio, os jovens ouviram uma explanação sobre a história da cidade de Belém. Em seguida, conheceram as aves do Viveiro das Aningas e ainda contemplaram as belezas das espécies de borboletas Júlia, Ponto de Laranja e a Brancão, no Borboletário. Do alto do Farol de Belém eles tiveram a oportunidade de conhecer a cidade por um outro ponto de vista.

A visita chegou à Estação das Docas à tarde. Os jovens conheceram o resultado de um cuidadoso trabalho de restauração do porto fluvial da capital paraense que originou o complexo turístico. A visita guiada pelos orientadores de público iniciou no Armazém 3, também conhecido Boulevard de Feiras e Exposições, com partida do Teatro Maria Sylvia Nunes. Em seguida, seguiram rumo ao Armazém 1, onde abriga a exposição permanente “Memorial do Porto”, que através de peças e imagens, conta história da navegação paraense. As ruínas do Forte São Pedro Nolasco - construído para defender a orla belenense que foi destruído em 1825, após a Cabanagem e, a partir das ruínas revitalizadas deram lugar ao Anfiteatro, foi o ponto de chegada da visita.

Esta foi a primeira vez que muitos destes jovens saíram de Barcarena. Entre eles, Dieliton Almeida, 17 anos. Morador da Ilha de Trambioca, o estudante ficou impressionado com o Mangal das Garças. “Entre todos os espaços, o que mais chamou minha atenção foi o Mangal. Quando estive lá me senti em casa, pois tem muitas aves que conheço, como as garças e um sabiá”, comentou.

O estudante Jhonata Chaves, 15 anos, já conhecia Belém, mas não os espaços turísticos. “Conheci três lugares que são uma mostra da nossa cultura. Achei a Estação das Docas muito bonita, principalmente por estar de frente para o rio e preservar a nossa história”, contou.



No próximo dia 23 de julho o grupo embarca para Europa para disputar mais uma vez a Norway Cup (Copa da Noruega), um dos maiores torneios de futebol infanto-juvenil do mundo, realizado na cidade de Oslo, capital da Noruega. “O Projeto Bola pra Frente é uma forma de usar o esporte como incentivador. Durante essas visitas coletamos todos os tipos de informações, do comportamental até do meio ambiente, e ao final de todo esse intercâmbio, concretizamos esse aprendizado em um livro. Hoje, este jovens estão aqui com olhares de pesquisadores, analisando estes espaços. 
Sem dúvida, eles aprenderam muita coisa e poderão transmitir para outras pessoas”, ressaltou o coordenador do projeto, Alberto Muller.

> Visite o site oficial do Alunorte Rain Forest:  http://timearf.blogspot.com.br/



Por Camila Barros/ Ascom OS Pará 2000

Imagem: Ney Marcondes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...