Pular para o conteúdo principal

18 de Maio em Barcarena: População saiu às ruas para dizer NÃO ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.


No Sábado  ensolarado de 18 de Maio,  crianças, jovens, adultos, idosos, professores, alunos e funcionários públicos, deram as mãos e juntos caminharam pelas ruas de vila dos cabanos/Barcarena, em alusão ao dia 18 de Maio (Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes), o evento começou frente a Escola Laurival Cunha até a Praça Matriz de Vila dos Cabanos, durante o percurso moradores acenavam e com o polegar indicando positivamente davam seu apoio ao importante evento.





O Evento  foi organizado pela SEMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), com o importante apoio de todos os funcionários do CMDCA, Conselhos Tutelares, Prefeitura Municipal de Barcarena, Semed, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Sociedade Civil Organizada e Vereadores.









Enquanto a caminhada acontecia nas ruas da vila, já na praça da vila começava a prestação de serviços gratuitos como: Titulo de Eleitor, CPF, cortes de cabelos. Além de uma barraca da Saúde e do DEMUTRAN e com a chegada da caminhada iniciou-se as  apresentações culturais.








A Cerimônia na praça da vila começou com o depoimento emocionante do “Sr. Pedro” pai da adolescente de 14 Daiane Macedo, que foi amarrada, violentada sexualmente e morta pelo padrasto com a ajuda de um amigo em 18 de Junho de 2012 em um ramal de Barcarena, próximo a residência da vítima.





“Quero chamar a atenção dos pais, que vocês possam dar ouvidos a qualquer tipo de reclamação de seus filhos, pois a minha tinha reclamado para a mãe que o padrasto já vinha tentando se aproximar dela com segundas intenções, mas a mãe não acreditou e ainda expulsou minha filha da casa, e aconteceu o que aconteceu.” relatou emocionado o pai da adolescente.









Detalhes do evento:  Toda a ação saiu a custo zero para os cofres da prefeitura, pois a Secretária de Assistência Social Cristina Vilaça recebeu o apoio de parceiros que doaram desde uma garrafinha de água até o ingresso para a criançada brincar em parque que encontrava-se armado na praça, além da banda que apresentou-se, e o som que animou o evento.







“Foi uma colaboração de todos, pois a causa é nossa, juntos somos mais fortes” disse a Secretária Cristina Vilaça.


Com os pés na caminhada do 18 de Maio, a Equipe da Semas já estava com o pensamento em mais uma ação de sensibilização, agora a do dia 12 de Junho (Dia contra o trabalho infantil)






“Vamos fazer uma grande mobilização na cidade, tive conhecimento de um TAC assinado em 2002 por ex-prefeitos que não saiu do papel, e queremos entrar nesta guerra, já estamos com várias ideias,  EU NÃO COMPRO DE CRIANÇAS, E DENUNCIO QUEM COMPRA.” Adiantou a secretária Maria Lucia referindo-se a próxima Ação.















Serviço:

 O Dia 18 de Maio- Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes., foi instituído pela Lei Federal nº 9.970/2000 em memória de Araceli Cabrera Crespo. A menina foi sequestrada, sofreu violência sexual e foi assassinada em 18 de maio de 1973, quando tinha 08 anos, em Vitória (ES).




>> Veja outros registros fotográficos do 18 de Maio em Barcarena.


























Salve uma Criança - Salve Vidas

Disque 100 e denuncie.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Olá, agora este blog é um portal de notícias, estamos em novo endereço aguardando você

Isso mesmo, estamos em novo endereço, com uma nova plataforma, agora somos um portal de notícias :  https://blogdocarlosbaia.com.br/

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Prefeitura de Barcarena consegue aprovação do Auxilio Emergencial de R$ 450

Em sessão conduzida pelo presidente Júnior Ogawa, a Câmara de Vereadores de Barcarena aprovou nesta terça-feira (6), por unanimidade, o projeto de lei que cria um auxílio emergencial de R $450,00 para famílias em situação de vulnerabilidade econômica no município, em razão da pandemia da covid. Batizado de ‘Cuida Barcarena’, o auxílio prevê o pagamento de três parcelas de R$150,00 aos moradores que se enquadrarem nos critérios do programa. Outros dois projetos apresentados semana passada pelo prefeito Renato Ogawa também foram aprovados na sessão de hoje. Um deles trata da remissão fiscal de IPTU e outras licenças de funcionamento aos comerciantes que tiveram seus estabelecimentos afetados pelos decretos da pandemia. Assim, bares, restaurantes, academias, casas de show, barbearias, entre outros, não precisarão pagar esses impostos referentes a 2020 e 2021. Os vereadores aprovaram também o projeto que cria o Conselho Municipal do Direito da Pessoa Idosa, bem como o Fundo Municipal d...