Pular para o conteúdo principal

Operação da Polícia Federal desembarcou em Barcarena: Mil pessoas estão à espera do seguro-defeso



Um dia depois da operação que prendeu mais de 30 pessoas suspeitas de fraude no seguro-defeso, a equipe da TV Liberal foi até Barcarena.

No município cerca de mil pescadores estão à espera do benefício. Enquanto isso outras pessoas recebem o pagamento de forma ilegal.

A Delegacia Regional do Trabalho no município está fechada por tempo indeterminado. O local é um dos alvos da investigação da Polícia Federal sobre um esquema de fraude no seguro-defeso dos pescadores, benefício pago durante o período de reprodução dos peixes e quando a pesca é proibida.




Um funcionário foi preso nesta quinta-feira  (25). Ele é suspeito de fazer parte do esquema de fraude no beneficio.









A pescadora Maria Figueiredo aguarda há dois anos o registro de pescadora. “Eles falam que ainda não conseguiu, que ainda não chegou a minha carteira. Toda vez que a gente vai lá eles dizem que tem problema”, disse.



A colônia de pescadores de Barcarena é antiga, funciona desde 1920. Atualmente tem cerca de 1800 associados, mas pelo menos metade dos pescadores teria problemas para receber o seguro defeso.

De acordo com o presidente da colônia, muitos ficam prejudicados por causa da demora em conseguir o registro profissional, emitido pelo Ministério de Pesca e Aquicultura.
“Mais de mil pescadores se registraram na colônia, em 2009 e 2010, e até hoje o ministério e a superintendência estadual não nos dão uma resposta a respeito desses registros”, disse Raimundo rodrigues, presidente da Colônia de Pescadores Barcarena.

No município, a notícia da fraude não gerou surpresa entre os ribeirinhos. 


“Tem pessoas por aí que não precisam e recebem e a gente que precisa nunca recebe. A gente fica triste com isso, é uma grande injustiça”, disse Iranilda Magno, pescadora.



Sobre o atraso na emissão de carteiras, o Ministério da Pesca informou que já trabalha em todo o Brasil para agilizar o serviço de registros profissionais dos pescadores.


Texto: G1/PA.
Fotos: Imagens/TV LIBERAL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Olá, agora este blog é um portal de notícias, estamos em novo endereço aguardando você

Isso mesmo, estamos em novo endereço, com uma nova plataforma, agora somos um portal de notícias :  https://blogdocarlosbaia.com.br/

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Prefeitura de Barcarena consegue aprovação do Auxilio Emergencial de R$ 450

Em sessão conduzida pelo presidente Júnior Ogawa, a Câmara de Vereadores de Barcarena aprovou nesta terça-feira (6), por unanimidade, o projeto de lei que cria um auxílio emergencial de R $450,00 para famílias em situação de vulnerabilidade econômica no município, em razão da pandemia da covid. Batizado de ‘Cuida Barcarena’, o auxílio prevê o pagamento de três parcelas de R$150,00 aos moradores que se enquadrarem nos critérios do programa. Outros dois projetos apresentados semana passada pelo prefeito Renato Ogawa também foram aprovados na sessão de hoje. Um deles trata da remissão fiscal de IPTU e outras licenças de funcionamento aos comerciantes que tiveram seus estabelecimentos afetados pelos decretos da pandemia. Assim, bares, restaurantes, academias, casas de show, barbearias, entre outros, não precisarão pagar esses impostos referentes a 2020 e 2021. Os vereadores aprovaram também o projeto que cria o Conselho Municipal do Direito da Pessoa Idosa, bem como o Fundo Municipal d...