Pular para o conteúdo principal

Estudo da Uepa comprova que cálcio previne hipertensão na gravidez


Alunos de medicina e professores da Universidade do Estado do Pará (Uepa) desenvolveram pesquisa no Centro Saúde Escola do Marco em relação à suplementação de cálcio, pois o mineral ajuda na prevenção de hipertensão na gravidez e possíveis repercussões na criança.




A pesquisa surgiu diante da necessidade de se avaliar condutas relacionadas a medicamentos, dispositivos, técnicas e abordagens administrativas, que visem melhorar os indicadores da saúde. Os professores Regis Bruni Andriolo e Brenda Gomes subsidiaram-se em estudos científicos rigorosos que apontam que a suplementação reduz em cerca de 50% o risco de pré-eclâmpsia.





Doença gestacional que se manifesta a partir da 20ª semana, a pré-eclâmpsia provoca nas gestantes hipertensão e proteína na urina, podendo apresentar sintomas como edema (inchaço), principalmente nos membros inferiores, e aumento excessivo do peso corpóreo.



Além de redução do risco de pré-eclâmpsia, o cálcio também reduz em 36% o risco de nascimentos prematuros, e em 20% os eventos de morte ou sérias condições mórbidas, como por exemplo, insuficiência renal.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Olá, agora este blog é um portal de notícias, estamos em novo endereço aguardando você

Isso mesmo, estamos em novo endereço, com uma nova plataforma, agora somos um portal de notícias :  https://blogdocarlosbaia.com.br/

Barcarena: Mulheres realizaram 1º fórum da lei Maria da Penha, comemoram conquistas e planejam novas ações.

Aconteceu na quinta-feira 18/09 em Barcarena, o   I - Fórum:   “Lei Maria da Penha: Atitudes e Conquistas”. O objetivo do evento foi refletir e debater os avanços e desafios no enfrentamento à violência doméstica na cidade de Barcarena (Baixo Tocantins). O 1º Fórum teve como palestrante a Promotora de Justiça Drª. Lucinery Resende da Promotoria de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher, atua também como Coordenadora do Núcleo Estadual de Enfrentamento de Violência contra Mulher, é Membro da Comissão Permanente de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher que integra o Grupo Nacional de Direitos Humanos. O evento aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Barcarena, e contou com a presença de centenas de mulheres e homens. A mesa foi composta por representante da Sociedade Civil Organizada, Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Administração e Tesouro e da Câ...