Pular para o conteúdo principal

Delegados Rilmar Firmino e Christiane Lobato tomam posse na Delegacia-Geral


A Polícia Civil do Estado do Pará já está com novos gestores no comando da instituição policial. Tomaram posse, na manhã desta quinta-feira, 10, os delegados Rilmar Firmino de Sousa, no cargo de delegado geral, e Christiane Lobato, como delegada geral adjunta, em solenidade no auditório do complexo da Polícia Civil. 
Dezenas de servidores das áreas policial e administrativa da instituição policial presenciaram a transmissão de cargo feita pelo delegado Nilton Jorge Atayde, que completou tempo de aposentadoria e que dirigiu a Polícia Civil nos últimos dois anos.
O evento, que foi presidido pelo secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes Rocha, contou com representantes dos órgãos do Sistema de Segurança Pública do Estado; do Poder Executivo Estadual; do Poder Judiciário;  do Ministério Público Estadual; da Defensoria Pública; de órgãos da administração municipal de Belém; de entidades da sociedade civil organizada e de movimentos comunitários da Grande Belém e interior do Pará.
Novo delegado
Após assinar o Termo de Posse, Rilmar Firmino, o novo Delegado Geral, salientou que dará continuidade às evoluções implementadas na Polícia Civil no decorrer dos anos. Ele dedicou sua chegada ao posto mais alto dentro da instituição policial a todos os policiais civis, companheiros de trabalho. Ao mencionar os avanços conquistados no atual Governo, ele destacou o resgate da missão da Polícia Civil, com a retirada de presos de Justiça das carceragens de Delegacias, na Região Metropolitana de Belém, e a transferência deles para o Sistema Penitenciário. 
“A presença de presos nas Delegacias fazia com que os policiais civis acumulassem as funções de investigar e de vigiar os detentos. Agora, os policiais civis podem se dedicar a sua missão institucional, que é a investigação de crimes”.
Essa mesma medida será estendida para as Delegacias do interior, como consequência da construção de novos presídios. Ao salientar que a Polícia Civil é uma das melhores do Brasil, no quesito de elucidação de crimes, Rilmar Firmino foi bastante aplaudido. Ao enfatizar que o trabalho de investigação da Polícia Civil será uma das prioridades de sua gestão, o Delegado Geral também informou que vai investir em ações de valorização dos servidores; na melhoria das Delegacias, tanto em prol do atendimento prestado ao usuário quanto para dar dignidade aos servidores.
Rilmar Firmino de Sousa nasceu no Estado da Paraíba e ingressou na Polícia Civil do Pará, via concurso público, em 2000. Em quase 13 anos de carreira policial, atuou como delegado em Alenquer, no oeste do Estado, foi superintendente Regional da Polícia Civil do Baixo e Médio Amazonas, em Santarém; diretor do Núcleo de Inteligência Policial (NIP), em Belém; diretor da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO); coordenador do Grupo de Pronto-Emprego (GPE), da Polícia Civil; superintendente Regional da  Zona Bragantina, em Capanema, e delegado-geral adjunto da Polícia Civil.
A delegada geral adjunta, Christiane Lobato, ingressou na Polícia Civil em 2005, via concurso público. Antes de atuar como delegada, trabalhou por 4 anos no Departamento de Trânsito do Pará, como advogada e coordenadora de Suporte Operacional. Já como policial civil, ela atuou, inicialmente, nas Delegacias de Ponta de Pedras, Cachoeira do Arari e Muaná, no Marajó; na Unidade do Pro Paz, em Belém; no Grupo de Pronto-Emprego da Polícia Civil e foi diretora das Seccionais Urbanas do Comércio e da Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data).
Em 6 de julho de 2012, assumiu a nova diretoria da Polícia Civil: a DAV (Diretoria de Atendimento aos Grupos Vulneráveis), responsável pela coordenação das Delegacias da Mulher; da Criança e Adolescente; de Proteção ao Idoso; de Crimes Discriminatórios e Homofóbicos e de Tráfico de Pessoas. A delegada também prestou assessoria às Comissões Parlamentares de Inquérito do Tráfico de Pessoas, em Brasília, e da Pedofilia, na Assembleia Legislativa do Pará.
Em sua fala, o secretário Luiz Fernandes anunciou que o delegado Nilton Atayde foi convidado a fazer parte da Assessoria do Governo do Estado. Ele ressaltou, no discurso, as qualidades do delegado, como pessoa de transparência, de honestidade e de lealdade. E ressaltou que sempre o admirou por essas características. Fernandes enfatizou que, da mesma forma, a chegada do delegado Rilmar Firmino ao posto mais alto na Polícia Civil não foi por acaso, pois o delegado Rilmar também desponta de todos os requisitos para fazer um excelente trabalho à frente da instituição policial.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PARÁ: Juíza determina afastamento da titular da Funcap!

A juíza Odete da Silva Carvalho, da 2ª Vara da Infância e Juventude de Belém nos autos da Ação de Execução movida pelo Ministério Público contra a Fundação da Criança e do Adolescente (Funcap) determinou o afastamento em 48 horas da presidente da entidade, a terapeuta Euniciana Peloso da Silva. Na decisão, de mais de dez laudas, a juíza determina que, “seja oficiado à autoridade administrativa imediatamente superior, para que designe substituto, no prazo de 48 horas, sob pena de impedir ou embaraçar a ação da autoridade judiciária, nos termos do art. 236 do ECA”. A sentença foi publicada no Diário da Justiça, na edição que circulou sexta-feira, dia 26. As irregularidades verificadas em uma das unidades de internação da Funcap motivaram o representante da Promotoria da Infância e Juventude a protocolizar uma Ação Civil, em 2008. No início de fevereiro a juíza sentenciou, estabelecendo prazo de um ano para a Presidência da Fundação concluir as obras do antigo EREC - Espaço Recomeço. A ju

BARCARENA: VEREADORA do PSC "ONÇA PINTADA com CARA de OSGA" APUNHALA PARTIDO PELAS COSTAS e COMEMORA TRAIÇÃO na PRAIA do CARIPI...

A VEREADORA "ONÇA PINTADA" que Também RESPONDE pela ALCUNHA de "CARA de OSGA".. . SEGUNDO INFORMAÇÕES, TERIA 500.000 MIL MOTIVOS PARA VOTAR ( E VOTOU) NO PRESIDENTE DA CÂMARA APONTADO PELO EX-PREFEITO LALAUZINHO CUNHA, CONTRARIANDO A ORIENTAÇÃO NACIONAL, ESTADUAL e MUNICIPAL do CONCEITUADO e IMPORTANTE PARTIDO (PSC) - SEGUNDO INFORMAÇOES, O OBJETIVO é FAZER COM QUE LALAUZINHO RECEBA O "TÍTULO de ANJO", POIS PODERÁ TER SUAS CONTAS APROVADAS pelos "EDI's"... Um Homem Conhecido pelas redondeza pelo apelido de "MUCURÃO", FOI VISTO e FOTOGRAFADO LEVANDO UM "CARRINHO de MÃO" que DEVERIA TER 500.000 MOTIVOS PARA A COVARDE TRAIÇÃO da VEREADORA A SEU PARTIDO o PSC. O BICHO PEGOU NA CÂMARA de BARCACITY... 500.000 MOTIVOS, RONDARAM A VEREADORA "ONÇA PINTADA" ixiiiiii... AGUARDEM DETALHES!

Aberto Processo Seletivo para o Hospital Adventista em Barcarena.

O Hospital Adventista de Belém abre processo seletivo para sua nova unidade - CMAB (Centro Médico Adventista de Barcarena). Interessados devem enviar seu currículo com o título da vaga pretendida para um destes dois e-mails: recrutamento.cmab@hab.org.br  ou  recrutamento.cemab@hab.org.br Mas atenção! Este Processo seletivo é s omente para candidatos que comprovadamente residam em BARCARENA, VILA DOS CABANOS, ABAETETUBA e proximidades.     Veja as vagas disponíveis:   Nível médio   •              Recepção •              Serviços gerais •              Copeiro (a) •              Agentes de portaria •              Atendente de Farmácia •              Administrativo •              Ajudante de cozinha •              Almoxarife e auxiliar •              Cozinheiro(a) •              Camareiro(a) •              Hidráulico   Nível técnico   •              Técnico (a) de Enfermagem •              Mecânico •              Eletricista •