Pular para o conteúdo principal

1º de dezembro/Dia Mundial de Luta Contra Aids: A (SESPA) Está fazendo sua parte, “Faça o Teste da Aids. Não Fique na Dúvida. Fique Sabendo”


(Secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco)
O dia 1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta Contra Aids e as ações para a prevenção da doença e o estímulo à realização do teste rápido aumentaram a partir desta quinta-feira, 29, quando foi lançada oficialmente a campanha de 2012, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). 

As atividades prosseguem nesta sexta-feira, 30, na Unidade de Referência Materno-Infantil e Adolescente (Uremia); no sábado pela manhã na Praça da República e, no período de 03 a 07 de dezembro, na Unidade de Referência Especializada em Doenças Infecciosas e Parasitárias Especiais (Uredipe).
O primeiro momento da programação aconteceu durante um seminário voltado para cerca de 60 gestantes acompanhadas pelos profissionais da Uremia, em Belém. A coordenadora estadual do Programa de DST/Aids, Deborah Crespo, explica que a iniciativa tem o propósito de detectar novos casos no Pará e chamar a atenção da população para a importância da prevenção. "Todos somos parceiros na luta contra o HIV. E as gestantes precisam fazer o teste para que, na ocorrência de infecção, não venham a transmitir o vírus para o bebê”.
O tema da campanha deste ano é “Faça o Teste da Aids. 
(Coordenadora estadual do Programa de DST/Aids, Deborah Crespo)
Não Fique na Dúvida. Fique Sabendo”, e de acordo o secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco, os “próximos dias serão de uma convocação mais firme para que todos prestigiem as atividades do Dia Mundial”. “É importante que as pessoas estejam envolvidas e não deixem de fazer o teste, pois estar com HIV não significa uma sentença de morte. Ainda que a doença não seja curável, os tratamentos disponíveis são eficazes se a pessoa adotar hábitos saudáveis e seguir, à risca, as orientações dos profissionais de saúde, sobretudo do infectologista”, acrescenta o secretário, durante a fala dirigida à platéia de gestantes.
O discurso de convencimento para que a população faça o teste passa pelo raciocínio de que “quanto mais cedo for feito o diagnóstico, melhor será para o cidadão portador do vírus, que poderá levar uma rotina normal, fazer planos para o futuro e praticar esportes como outra pessoa qualquer”. 
Para Deborah Crespo, a estratégia impõe ainda um desafio já previsto pelo Ministério da Saúde: atuar em situações inéditas que aparecem por conta dessa maior expectativa de sobrevida do paciente. E isso inclui os efeitos colaterais causados pelos medicamentos e doenças oportunistas que podem surgir, o que tem demandado reflexões dos profissionais do SUS para um serviço de saúde que dê conta em cuidar dessas pessoas por décadas.
A programação prossegue na manhã desta sexta-feira, 30, no salão de entrada da Uremia. No dia 1º de dezembro, equipes da Coordenação Estadual de DST/Aids e das duas unidades da Sespa estarão concentradas para a mobilização que acontecerá entre 8 e 12 horas, na Praça da República, onde haverá distribuição de folderes educativos, preservativos masculinos e femininos, orientações e realização de testes rápidos e os encaminhados que forem necessários.
A Uredipe, local de referência para tratamento de pacientes com HIV e outras doenças infecciosas, oferecerá testes rápidos no sábado, 1º de dezembro, na Praça da República. Entre 03 e 07 de dezembro, na sede da unidade no bairro do Telégrafo, em Belém, haverá, em parceria com a representação paraense da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids (RNAJVHA), programação com exibição de filmes, distribuição de preservativos, oficina de arranjos natalinos e ginástica laboral, sempre a partir das 9h30.

Fotos: José Pantoja.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PARÁ: Juíza determina afastamento da titular da Funcap!

A juíza Odete da Silva Carvalho, da 2ª Vara da Infância e Juventude de Belém nos autos da Ação de Execução movida pelo Ministério Público contra a Fundação da Criança e do Adolescente (Funcap) determinou o afastamento em 48 horas da presidente da entidade, a terapeuta Euniciana Peloso da Silva. Na decisão, de mais de dez laudas, a juíza determina que, “seja oficiado à autoridade administrativa imediatamente superior, para que designe substituto, no prazo de 48 horas, sob pena de impedir ou embaraçar a ação da autoridade judiciária, nos termos do art. 236 do ECA”. A sentença foi publicada no Diário da Justiça, na edição que circulou sexta-feira, dia 26. As irregularidades verificadas em uma das unidades de internação da Funcap motivaram o representante da Promotoria da Infância e Juventude a protocolizar uma Ação Civil, em 2008. No início de fevereiro a juíza sentenciou, estabelecendo prazo de um ano para a Presidência da Fundação concluir as obras do antigo EREC - Espaço Recomeço. A ju

BARCARENA: VEREADORA do PSC "ONÇA PINTADA com CARA de OSGA" APUNHALA PARTIDO PELAS COSTAS e COMEMORA TRAIÇÃO na PRAIA do CARIPI...

A VEREADORA "ONÇA PINTADA" que Também RESPONDE pela ALCUNHA de "CARA de OSGA".. . SEGUNDO INFORMAÇÕES, TERIA 500.000 MIL MOTIVOS PARA VOTAR ( E VOTOU) NO PRESIDENTE DA CÂMARA APONTADO PELO EX-PREFEITO LALAUZINHO CUNHA, CONTRARIANDO A ORIENTAÇÃO NACIONAL, ESTADUAL e MUNICIPAL do CONCEITUADO e IMPORTANTE PARTIDO (PSC) - SEGUNDO INFORMAÇOES, O OBJETIVO é FAZER COM QUE LALAUZINHO RECEBA O "TÍTULO de ANJO", POIS PODERÁ TER SUAS CONTAS APROVADAS pelos "EDI's"... Um Homem Conhecido pelas redondeza pelo apelido de "MUCURÃO", FOI VISTO e FOTOGRAFADO LEVANDO UM "CARRINHO de MÃO" que DEVERIA TER 500.000 MOTIVOS PARA A COVARDE TRAIÇÃO da VEREADORA A SEU PARTIDO o PSC. O BICHO PEGOU NA CÂMARA de BARCACITY... 500.000 MOTIVOS, RONDARAM A VEREADORA "ONÇA PINTADA" ixiiiiii... AGUARDEM DETALHES!

Aberto Processo Seletivo para o Hospital Adventista em Barcarena.

O Hospital Adventista de Belém abre processo seletivo para sua nova unidade - CMAB (Centro Médico Adventista de Barcarena). Interessados devem enviar seu currículo com o título da vaga pretendida para um destes dois e-mails: recrutamento.cmab@hab.org.br  ou  recrutamento.cemab@hab.org.br Mas atenção! Este Processo seletivo é s omente para candidatos que comprovadamente residam em BARCARENA, VILA DOS CABANOS, ABAETETUBA e proximidades.     Veja as vagas disponíveis:   Nível médio   •              Recepção •              Serviços gerais •              Copeiro (a) •              Agentes de portaria •              Atendente de Farmácia •              Administrativo •              Ajudante de cozinha •              Almoxarife e auxiliar •              Cozinheiro(a) •              Camareiro(a) •              Hidráulico   Nível técnico   •              Técnico (a) de Enfermagem •              Mecânico •              Eletricista •