Pular para o conteúdo principal

Paraenses Perdem Hélio Gueiros... carinhosamente o nosso: "Papudinho"...

Faleceu por volta das 13h desta sexta-feira (15), o ex-governador do Pará (1987-1990) e ex-prefeito de Belém (1993-1996), Hélio Mota Gueiros. A informação foi confirmada pela família.



A casa de Hélio Gueiros foi cercada por amigos, que foram prestar solidariedade à família


Segundo Estela Pessoa, amiga do político, ele estava em casa quando faleceu. 'Ele vinha fazendo hemodiálise por conta de problemas renais. Às vezes passava dias internado, depois voltava para casa, mas estava vivendo', disse emocionada. O advogado Sábato Rossetti, também amigo da família, informou que no momento da morte Hélio Gueiros estava acompanhado de médicos e de familiares.

O político nas ruas de Belém durante campanha eleitoral

A esposa de Hélio, Terezinha Gueiros, secretária municipal de educação, não está em Belém. De acordo com Estela, ela está em São Paulo, onde foi fazer exames. 'Ela viajou ontem (14) e voltaria neste final de semana, ainda nem sei se ela já foi avisada, mas acredito que sim'.


Velório - O corpo de Hélio Gueiros será velado no Palácio Lauro Sodré, ainda hoje. A família aguarda apenas a chegada da funerária para fazer o traslado do corpo.



Hélio Gueiros, em despacho no gabinete, na época em que foi governador do Pará


O enterro será às 15h deste sábado (16), no cemitério Recanto da Saudade, em Marituba.


História -
Além de professor, advogado e político, Hélio Gueiros também exerceu o jornalismo como profissão. Na redação do Jornal O Liberal, passou pelas funções de repórter, redator, secretário, editorialista, colunista, redator-chefe e diretor-superintendente.


Na política, exerceu cargo como deputado federal, senador (1983 a 1987), Governador do Pará (1987 a 1990) e Prefeito de Belém (1993 a 1996).


Hélio Gueiros durante debate na TV Liberal. Ao lado, Duciomar Costa, Ana Júlia Carepa, Martinho Carmona e Arnaldo Jordy, adversários na disputa pela Prefeitura de Belém



A última disputa de Gueiros a um cargo político aconteceu em 2004, quando foi candidato a prefeito de Belém. Ele recebeu 67.270 votos, 9,24%, e ficou com a 3º colocação geral no pleito.


Perda - O senador Flexa Ribeiro lamentou a morte de Hélio Gueiros. 'O Pará perdeu mais um ilustre filho. Hélio Gueiros foi homem público com enorme preocupação com Pará e sua gente. Ocupou, com reconhecida competência, todos os cargos públicos de administração possíveis, além de ter trabalhado também no Poder Legislativo do Pará e do país'.


Hélio Gueiros estava com 85 anos e faleceu ao lado da família


O senador falou também sobre a amizade pessoal que tinha com o político. 'Além do homem público e da perda que representa ao Pará, pela sua história ligada à história do Estado, perco hoje um amigo pessoal meu e das nossas famílias. O Hélio era alguém que sempre estava de bom-humor e que sempre tinha uma palavra de conselho e experiência. Era um amigo que sempre procurei ouvir os conselhos. Já deixa saudades em todos nós'.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PARÁ: Juíza determina afastamento da titular da Funcap!

A juíza Odete da Silva Carvalho, da 2ª Vara da Infância e Juventude de Belém nos autos da Ação de Execução movida pelo Ministério Público contra a Fundação da Criança e do Adolescente (Funcap) determinou o afastamento em 48 horas da presidente da entidade, a terapeuta Euniciana Peloso da Silva. Na decisão, de mais de dez laudas, a juíza determina que, “seja oficiado à autoridade administrativa imediatamente superior, para que designe substituto, no prazo de 48 horas, sob pena de impedir ou embaraçar a ação da autoridade judiciária, nos termos do art. 236 do ECA”. A sentença foi publicada no Diário da Justiça, na edição que circulou sexta-feira, dia 26. As irregularidades verificadas em uma das unidades de internação da Funcap motivaram o representante da Promotoria da Infância e Juventude a protocolizar uma Ação Civil, em 2008. No início de fevereiro a juíza sentenciou, estabelecendo prazo de um ano para a Presidência da Fundação concluir as obras do antigo EREC - Espaço Recomeço. A ju

BARCARENA: VEREADORA do PSC "ONÇA PINTADA com CARA de OSGA" APUNHALA PARTIDO PELAS COSTAS e COMEMORA TRAIÇÃO na PRAIA do CARIPI...

A VEREADORA "ONÇA PINTADA" que Também RESPONDE pela ALCUNHA de "CARA de OSGA".. . SEGUNDO INFORMAÇÕES, TERIA 500.000 MIL MOTIVOS PARA VOTAR ( E VOTOU) NO PRESIDENTE DA CÂMARA APONTADO PELO EX-PREFEITO LALAUZINHO CUNHA, CONTRARIANDO A ORIENTAÇÃO NACIONAL, ESTADUAL e MUNICIPAL do CONCEITUADO e IMPORTANTE PARTIDO (PSC) - SEGUNDO INFORMAÇOES, O OBJETIVO é FAZER COM QUE LALAUZINHO RECEBA O "TÍTULO de ANJO", POIS PODERÁ TER SUAS CONTAS APROVADAS pelos "EDI's"... Um Homem Conhecido pelas redondeza pelo apelido de "MUCURÃO", FOI VISTO e FOTOGRAFADO LEVANDO UM "CARRINHO de MÃO" que DEVERIA TER 500.000 MOTIVOS PARA A COVARDE TRAIÇÃO da VEREADORA A SEU PARTIDO o PSC. O BICHO PEGOU NA CÂMARA de BARCACITY... 500.000 MOTIVOS, RONDARAM A VEREADORA "ONÇA PINTADA" ixiiiiii... AGUARDEM DETALHES!

Aberto Processo Seletivo para o Hospital Adventista em Barcarena.

O Hospital Adventista de Belém abre processo seletivo para sua nova unidade - CMAB (Centro Médico Adventista de Barcarena). Interessados devem enviar seu currículo com o título da vaga pretendida para um destes dois e-mails: recrutamento.cmab@hab.org.br  ou  recrutamento.cemab@hab.org.br Mas atenção! Este Processo seletivo é s omente para candidatos que comprovadamente residam em BARCARENA, VILA DOS CABANOS, ABAETETUBA e proximidades.     Veja as vagas disponíveis:   Nível médio   •              Recepção •              Serviços gerais •              Copeiro (a) •              Agentes de portaria •              Atendente de Farmácia •              Administrativo •              Ajudante de cozinha •              Almoxarife e auxiliar •              Cozinheiro(a) •              Camareiro(a) •              Hidráulico   Nível técnico   •              Técnico (a) de Enfermagem •              Mecânico •              Eletricista •