Pular para o conteúdo principal

CASO REAL CLASS: Peritos são enfáticos: 'houve erro de cálculo'

Exatamente 39 dias após o desabamento do edifício Real Class, na Travessa 3 de Maio, no bairro de São Brás em Belém, foi confirmado o motivo do desabamento do prédio: erro de cálculo. O laudo foi divulgado à imprensa, no final da tarde desta sexta-feira (11), por engenheiros da Universidade Federal do Pará, a pedido do CREA-PA (Conselho Regional de Engenharia do Pará).


Veja o roteiro do laudo técnico pericial sobre o desabamento do Real Class!


De acordo com Dênio Ramar Carvalho de Oliveira, doutor em análise de estrutura da UFPA, houve um 'erro no cálculo estrutural da obra', onde ocorreu o colapso do edifício. A estrutura do prédio foi submetida a uma combinação elevada de carregamentos verticais (parede, contra piso, revestimentos) e horizontais (o vento).

'O prédio apresentava alguns problemas no cálculo estrutural, verificou-se que diversos pilares no nível do pavimento térreo não apresentavam resistência compatível com os esforços atuantes, alguns apresentan

do ruptura (fissuras) brusca, sem avisos. Devido isso, estes pilares não aguentaram o peso da obra, ocasionando o colapso', explica Dênio Ramar.



De acordo com o presidente do Crea-Pa, engenheiro civil José Viana, o laudo será encaminhado para a Câmara E

specializada em Engenharia Civil, de Belém, onde será verificado se houve imperícia, imprudência ou negligência por parte do engenheiro estrutural da obra, Raimundo Lobato da Silva. Feito isso, a Comissão de Ética irá avaliar o caso e se pronunciará se, caberá ou não penalizar com advertência ou suspensão o engenheiro responsável ou se arquiva processo.

Segundo o diretor do curso de Engenharia da UFPA, Manoel Peres, as análises deram muito trabalho e todos que participaram do laudo são mestres e doutores em Engenharia Civil. 'Fizemos um estudo bastante detalhado, utilizamos softwares específicos que detectaram o erro no cálculo de estrutura da obra', conta.

Ainda de acordo com Manoel, se o prédio tivesse tombado para o lado naquele dia, haveria muito mais mortes. 'Este foi um erro inadmissível! Qualquer um outro engenheiro calculista teria acertado esse cálculo', acusa.

Outro lado - Em nota a Real Engenharia informa que ainda não recebeu o documento elaborado por professores da Faculdade de Engenharia Civil do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará, contendo laudo com os resultados da investigação feita para identificar as causas do acidente do edifício Real Class.


A Real Engenharia diz ainda que acatará as conclusões de ordem científica porém, só se manifestará após conhecer, em conjunto, o teor do laudo contratado pelo CREA-PA e os laudos de outras duas investigações que estão em andamento no âmbito da própria empresa e do Centro de Perícias do Instituto Renato Chaves.

História - O desabamento do Real Class aconteceu, no dia 29 de janeiro de 2011. Três pessoas morreram, entre elas, dois operários e um senhora que vivia em uma casa ao lado da edificação. A tragédia deixou também muitas famílias desalojadas.


FONTE: Redação Portal ORM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PARÁ: Juíza determina afastamento da titular da Funcap!

A juíza Odete da Silva Carvalho, da 2ª Vara da Infância e Juventude de Belém nos autos da Ação de Execução movida pelo Ministério Público contra a Fundação da Criança e do Adolescente (Funcap) determinou o afastamento em 48 horas da presidente da entidade, a terapeuta Euniciana Peloso da Silva. Na decisão, de mais de dez laudas, a juíza determina que, “seja oficiado à autoridade administrativa imediatamente superior, para que designe substituto, no prazo de 48 horas, sob pena de impedir ou embaraçar a ação da autoridade judiciária, nos termos do art. 236 do ECA”. A sentença foi publicada no Diário da Justiça, na edição que circulou sexta-feira, dia 26. As irregularidades verificadas em uma das unidades de internação da Funcap motivaram o representante da Promotoria da Infância e Juventude a protocolizar uma Ação Civil, em 2008. No início de fevereiro a juíza sentenciou, estabelecendo prazo de um ano para a Presidência da Fundação concluir as obras do antigo EREC - Espaço Recomeço. A ju

BARCARENA: VEREADORA do PSC "ONÇA PINTADA com CARA de OSGA" APUNHALA PARTIDO PELAS COSTAS e COMEMORA TRAIÇÃO na PRAIA do CARIPI...

A VEREADORA "ONÇA PINTADA" que Também RESPONDE pela ALCUNHA de "CARA de OSGA".. . SEGUNDO INFORMAÇÕES, TERIA 500.000 MIL MOTIVOS PARA VOTAR ( E VOTOU) NO PRESIDENTE DA CÂMARA APONTADO PELO EX-PREFEITO LALAUZINHO CUNHA, CONTRARIANDO A ORIENTAÇÃO NACIONAL, ESTADUAL e MUNICIPAL do CONCEITUADO e IMPORTANTE PARTIDO (PSC) - SEGUNDO INFORMAÇOES, O OBJETIVO é FAZER COM QUE LALAUZINHO RECEBA O "TÍTULO de ANJO", POIS PODERÁ TER SUAS CONTAS APROVADAS pelos "EDI's"... Um Homem Conhecido pelas redondeza pelo apelido de "MUCURÃO", FOI VISTO e FOTOGRAFADO LEVANDO UM "CARRINHO de MÃO" que DEVERIA TER 500.000 MOTIVOS PARA A COVARDE TRAIÇÃO da VEREADORA A SEU PARTIDO o PSC. O BICHO PEGOU NA CÂMARA de BARCACITY... 500.000 MOTIVOS, RONDARAM A VEREADORA "ONÇA PINTADA" ixiiiiii... AGUARDEM DETALHES!

Aberto Processo Seletivo para o Hospital Adventista em Barcarena.

O Hospital Adventista de Belém abre processo seletivo para sua nova unidade - CMAB (Centro Médico Adventista de Barcarena). Interessados devem enviar seu currículo com o título da vaga pretendida para um destes dois e-mails: recrutamento.cmab@hab.org.br  ou  recrutamento.cemab@hab.org.br Mas atenção! Este Processo seletivo é s omente para candidatos que comprovadamente residam em BARCARENA, VILA DOS CABANOS, ABAETETUBA e proximidades.     Veja as vagas disponíveis:   Nível médio   •              Recepção •              Serviços gerais •              Copeiro (a) •              Agentes de portaria •              Atendente de Farmácia •              Administrativo •              Ajudante de cozinha •              Almoxarife e auxiliar •              Cozinheiro(a) •              Camareiro(a) •              Hidráulico   Nível técnico   •              Técnico (a) de Enfermagem •              Mecânico •              Eletricista •