Pular para o conteúdo principal

Médica do Samu faz parto pelo telefone em MS


Mãe entrou em trabalho de parto na calçada e foi ajudada por vizinhos. Atendente do serviço de ambulância passou instruções por telefone.

Trecho do diálogo da atendente do SAMU (Foto: Reprodução/TV Morena)


Uma atendente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ajudou, por telefone, a fazer o parto de um bebê, por volta das 6h desta segunda-feira (15), em Campo Grande. A mãe, Sirlene dos Santos, 30 anos, estava na calçada quando começou a entrar em trabalho de parto e foi amparada por vizinhos.

A criança foi levada para o Hospital Universitário, onde permanece internado. O menino respira com ajuda de aparelhos, mas passa bem.

Trecho do diálogo da atendente do SAMU (Foto: Reprodução/TV Morena)
Uma técnica em enfermagem, ainda não identificada, ajudou Sirlene a se acomodar no chão. Pelo telefone, ela recebia as instruções da atendente do SAMU, a médica plantonista Milena Goes. Durante o atendimento, ela enviou duas ambulâncias ao local.

Por telefone, Milena passou a descrever os procedimentos para a realização do parto, mesmo sem ver o que acontecia. A ténica em enfermagem conseguiu tirar a criança seguindo todas as orientações que lhe foram passadas pela médica.


O bebê nasceu com o cordão umbilical enrolado ao pescoço e teve dificuldades para respirar após o nascimento. Novamente, Milena ensinou os procedimentos necessários para salvar o bebê e ainda ajudou a fazer o bebê a chorar.



Veja abaixo alguns trechos da ligação:

Técnica em enfermagem - A paciente está deitada no chão. Médica do Samu - Está com as pernas dobradas?


Técnica em enfermagem -
Está com as pernas abertas.

Médica do Samu - Você tem noção do tamanho da barriga?


Técnica em enfermagem - Tá nascendo!!!


Médica do Samu - Segura então. Alô?


Técnica em enfermagem - Tá saindo a cabecinha!


Médica do Samu - E como que é? É pequenininho ou é grande?

Técnica em enfermagem - É grande, grande, enorme.


Médica do Samu - Pede para alguém secar a boquinha dele por dentro. Passa um paninho dentro da boquinha dele. Põe ele na barriga da mãe, que é o lugar mais aquecido.

Técnica em enfermagem - O cordão enrolou no pescoço.


Médica do Samu - Tira então. Desenrola do pescoço dele. É só desenrolar normal.


Técnica em enfermagem - Desenrolei. Ele não chorou ainda.


Médica do Samu - Tá, ele não chorou ainda? Passa o lençol nas costinhas dele como se estivesse fazendo um carinho só que mais forte. Como se estivesse limpando mesmo. Passa o lençol nas costinhas dele. Ele com a boquinha para baixo. Chorou?


Técnica em enfermagem - Já.

Médica do Samu - Então agora enrola ele bem no lençol, porque está muito frio, no peito da mãe e pede para esquentar ele, abraçar ele.


Técnica em enfermagem - Ele tá bem rouxinho.

Médica do Samu - Chorou bem? Já ta chorando bem ou só deu um chorinho. Só avisando que a viatura já está a caminho.
FONTE: (G1)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...