Pular para o conteúdo principal

Médica do Samu faz parto pelo telefone em MS


Mãe entrou em trabalho de parto na calçada e foi ajudada por vizinhos. Atendente do serviço de ambulância passou instruções por telefone.

Trecho do diálogo da atendente do SAMU (Foto: Reprodução/TV Morena)


Uma atendente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ajudou, por telefone, a fazer o parto de um bebê, por volta das 6h desta segunda-feira (15), em Campo Grande. A mãe, Sirlene dos Santos, 30 anos, estava na calçada quando começou a entrar em trabalho de parto e foi amparada por vizinhos.

A criança foi levada para o Hospital Universitário, onde permanece internado. O menino respira com ajuda de aparelhos, mas passa bem.

Trecho do diálogo da atendente do SAMU (Foto: Reprodução/TV Morena)
Uma técnica em enfermagem, ainda não identificada, ajudou Sirlene a se acomodar no chão. Pelo telefone, ela recebia as instruções da atendente do SAMU, a médica plantonista Milena Goes. Durante o atendimento, ela enviou duas ambulâncias ao local.

Por telefone, Milena passou a descrever os procedimentos para a realização do parto, mesmo sem ver o que acontecia. A ténica em enfermagem conseguiu tirar a criança seguindo todas as orientações que lhe foram passadas pela médica.


O bebê nasceu com o cordão umbilical enrolado ao pescoço e teve dificuldades para respirar após o nascimento. Novamente, Milena ensinou os procedimentos necessários para salvar o bebê e ainda ajudou a fazer o bebê a chorar.



Veja abaixo alguns trechos da ligação:

Técnica em enfermagem - A paciente está deitada no chão. Médica do Samu - Está com as pernas dobradas?


Técnica em enfermagem -
Está com as pernas abertas.

Médica do Samu - Você tem noção do tamanho da barriga?


Técnica em enfermagem - Tá nascendo!!!


Médica do Samu - Segura então. Alô?


Técnica em enfermagem - Tá saindo a cabecinha!


Médica do Samu - E como que é? É pequenininho ou é grande?

Técnica em enfermagem - É grande, grande, enorme.


Médica do Samu - Pede para alguém secar a boquinha dele por dentro. Passa um paninho dentro da boquinha dele. Põe ele na barriga da mãe, que é o lugar mais aquecido.

Técnica em enfermagem - O cordão enrolou no pescoço.


Médica do Samu - Tira então. Desenrola do pescoço dele. É só desenrolar normal.


Técnica em enfermagem - Desenrolei. Ele não chorou ainda.


Médica do Samu - Tá, ele não chorou ainda? Passa o lençol nas costinhas dele como se estivesse fazendo um carinho só que mais forte. Como se estivesse limpando mesmo. Passa o lençol nas costinhas dele. Ele com a boquinha para baixo. Chorou?


Técnica em enfermagem - Já.

Médica do Samu - Então agora enrola ele bem no lençol, porque está muito frio, no peito da mãe e pede para esquentar ele, abraçar ele.


Técnica em enfermagem - Ele tá bem rouxinho.

Médica do Samu - Chorou bem? Já ta chorando bem ou só deu um chorinho. Só avisando que a viatura já está a caminho.
FONTE: (G1)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juiz do Piauí manda tirar Whatsapp do ar no país inteiro

Uma decisão judicial pode tirar o Whatsapp do ar em todo o país. O juiz Luiz Moura Correia, da Central de Inquéritos da Comarca de Teresina (PI), determinou que uma empresa de telefonia "suspenda temporariamente até o cumprimento da ordem judicial (...), em todo território nacional, em caráter de urgência no prazo de 24 horas após o recebimento, o acesso através dos serviços da empresa aos domínios whatsapp. Net   e   whatsapp. Com , bem como todos os seus subdomínios e todos os outros domínios que contenham   whatsapp. Net   e   whatsapp. Com   em seus nomes e ainda todos números de IP (Internet Protocol) vinculados aos domínios já acima citados". A decisão do juiz Luiz Moura Correia é ainda mais ampla. Ele diz que a empresa de telefonia deve "garantir a suspensão do tráfego de informações de coleta, armazenamento, guarda e tratamento de registros de dados pessoais ou de comunicações entre usuários do serviço e servidores da aplicação de trocada de me...

Olá, agora este blog é um portal de notícias, estamos em novo endereço aguardando você

Isso mesmo, estamos em novo endereço, com uma nova plataforma, agora somos um portal de notícias :  https://blogdocarlosbaia.com.br/

Barcarena: Live de Carnaval foi o pontapé inicial para “Os Renascentistas”

Uma banda formada por jovens adolescentes, saiu dos bastidores para o palco real neste carnaval diferente da prefeitura de Barcarena, quando com maestria apresentam-se no palco on-line e literalmente deram um show musical, detalhe, músicas da própria autoria dos músicos. Formada por Jucca Franco e Ian Castro, ambos 18 anos, Heitor Gabriel, 17 anos e Pedro Américo, 16. A banda os Renascentistas possui como madrinha a servidora pública e estudante de direito Odaléia Magno, e na produção musical o também talentoso músico Daniel Apolaro, bem como apoio do Professor Osvaldo Oliveira, da Escola Timbres Music, que presenteou a banda com curso de técnica vocal. Carnaval 2021 Dia 12 de fevereiro de 2021, foi o grande dia para a banda, pois realizou a abertura do Carnaval 2021 na cidade Barcarena, momento bastante significativo para os integrantes da Banda, uma vez que puderam mostrar seu trabalho 100% Autoral e sendo uma voz da juventude de Barcarena, representando o Rock Alternativo, em um e...