Pular para o conteúdo principal

Médica do Samu faz parto pelo telefone em MS


Mãe entrou em trabalho de parto na calçada e foi ajudada por vizinhos. Atendente do serviço de ambulância passou instruções por telefone.

Trecho do diálogo da atendente do SAMU (Foto: Reprodução/TV Morena)


Uma atendente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ajudou, por telefone, a fazer o parto de um bebê, por volta das 6h desta segunda-feira (15), em Campo Grande. A mãe, Sirlene dos Santos, 30 anos, estava na calçada quando começou a entrar em trabalho de parto e foi amparada por vizinhos.

A criança foi levada para o Hospital Universitário, onde permanece internado. O menino respira com ajuda de aparelhos, mas passa bem.

Trecho do diálogo da atendente do SAMU (Foto: Reprodução/TV Morena)
Uma técnica em enfermagem, ainda não identificada, ajudou Sirlene a se acomodar no chão. Pelo telefone, ela recebia as instruções da atendente do SAMU, a médica plantonista Milena Goes. Durante o atendimento, ela enviou duas ambulâncias ao local.

Por telefone, Milena passou a descrever os procedimentos para a realização do parto, mesmo sem ver o que acontecia. A ténica em enfermagem conseguiu tirar a criança seguindo todas as orientações que lhe foram passadas pela médica.


O bebê nasceu com o cordão umbilical enrolado ao pescoço e teve dificuldades para respirar após o nascimento. Novamente, Milena ensinou os procedimentos necessários para salvar o bebê e ainda ajudou a fazer o bebê a chorar.



Veja abaixo alguns trechos da ligação:

Técnica em enfermagem - A paciente está deitada no chão. Médica do Samu - Está com as pernas dobradas?


Técnica em enfermagem -
Está com as pernas abertas.

Médica do Samu - Você tem noção do tamanho da barriga?


Técnica em enfermagem - Tá nascendo!!!


Médica do Samu - Segura então. Alô?


Técnica em enfermagem - Tá saindo a cabecinha!


Médica do Samu - E como que é? É pequenininho ou é grande?

Técnica em enfermagem - É grande, grande, enorme.


Médica do Samu - Pede para alguém secar a boquinha dele por dentro. Passa um paninho dentro da boquinha dele. Põe ele na barriga da mãe, que é o lugar mais aquecido.

Técnica em enfermagem - O cordão enrolou no pescoço.


Médica do Samu - Tira então. Desenrola do pescoço dele. É só desenrolar normal.


Técnica em enfermagem - Desenrolei. Ele não chorou ainda.


Médica do Samu - Tá, ele não chorou ainda? Passa o lençol nas costinhas dele como se estivesse fazendo um carinho só que mais forte. Como se estivesse limpando mesmo. Passa o lençol nas costinhas dele. Ele com a boquinha para baixo. Chorou?


Técnica em enfermagem - Já.

Médica do Samu - Então agora enrola ele bem no lençol, porque está muito frio, no peito da mãe e pede para esquentar ele, abraçar ele.


Técnica em enfermagem - Ele tá bem rouxinho.

Médica do Samu - Chorou bem? Já ta chorando bem ou só deu um chorinho. Só avisando que a viatura já está a caminho.
FONTE: (G1)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Olá, agora este blog é um portal de notícias, estamos em novo endereço aguardando você

Isso mesmo, estamos em novo endereço, com uma nova plataforma, agora somos um portal de notícias :  https://blogdocarlosbaia.com.br/

Justiça inocenta vereador do crime de estupro em Barcarena.

O Advogado Raimundo Almeida o “Dr. Raimundinho”, passou a acumular mais uma vitória no âmbito da advocacia. Advogado Raimundo Almeida Nesta quarta-feira 16/09, ele conseguiu a inocência de seu cliente que estava sendo acusado de suposto estupro. O acusado era o Atual Vereador de Barcarena Lauro Junior, que tudo indica teria sido vítima de alguma perseguição política ou outros motivos. Acompanhando as alegações finais do Advogado Raimundo Almeida e como parte de sua fundamentação na sentença que inocentou o vereador, a juíza escreveu: “A materialidade resta prejudicada, pois que não há laudo bem como os depoimentos das testemunhas de acusação e vítima nada relatam sobre a violência em relação a vítima. A Autoria resta prejudicada, pois que a própria vítima em juízo relata que inventou os fatos porque estava com raiva. O conselheiro tutelar da época, não presenciou os fatos, apenas acompanhou o caso sendo testemunha de ouvir dizer, logo com valor probatório relativo, pois que não h...

Jovem fratura mandíbula em acidente e precisa de colaboração para cirurgia

ATENÇÃO! a JOVEM JÁ CONSEGUIU ARRECADAR O VALOR TOTAL PARA SUA CIRURGIA. A EMPRESA PAVIFÊNIX FOI A DOADORA MAJORITÁRIA (13.03). Jaquelma de Andrade Lopes, 23 anos, residente em Barcarena, precisa com urgência realizar uma cirurgia na mandíbula, após sofrer uma fratura em um acidente de moto. O valor total da cirurgia é de aproximadamente R$13Mil reais, incluindo anestesista e materiais cirúrgicos. CONTA P/ QUALQUER DOAÇÃO: PIX – 036.462.672-08 (CPF) -   JAQUELMA DE ANDRADE LOPES   BANCO: DO BRASIL – AG: 3500-9, C/C: 507075 – CPF: 036.462.672-08 Telefone para Contato: (91) – 983383158 (Bianca Lopes- Irmã)   O Acidente Aconteceu no sábado 06/03, em Barcarena/sede, quando a jovem se dirigia em via pública para buscar uma amiga que solicitava ajuda atrás de um posto de gasolina, pois o pneu da moto da amiga tinha furado. No meio do caminho, em uma lombada, a moça veio a cair com a moto por cima de seu corpo, lado esquerdo ao chão, principalmente com o rosto na l...