quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Cultura: Três Barcarenenses estão entre os 50 premiados pela Fundação Cultural do Pará

A Fundação Cultural do Pará por meio da sua Diretoria de Interação Cultural começou  dia 22 de agosto as inscrições para o “Prêmio Manifestações Culturais 2016”. O Edital teve por objetivo premiar neste ano 50 (cinquenta) Mestres (as) e Grupos/Comunidades praticantes das diversas manifestações culturais referenciadas aos valores da cultura paraense. O valor do prêmio foi de R$ 5.000,00 (cinco mil reais).

A seleção buscou contemplar manifestações culturais de todas as regiões paraenses, assim como o equilíbrio da diversidade das ações culturais e linguagens artísticas.

D. Domingas Martins Chaves, Joaquim de Lima Vieira “O Mestre Vieira”, foram premiados na categoria MESTRES, D. Domingas na Medicina Popular, e Mestre Vieira na Música. Outra Barcarenense que se destacou e foi premiada, foi D. Graciete Paixão dos Santos na Categoria GRUPOS em Religiosidade com Grupo Cultural Festejo à Santo Antônio
O resultado foi publicado no Diário Oficial do Estado em 16 de novembro, o resultado faz parte do Prêmio de Manifestações Culturais 2016 do programa Seiva de Incentivo à Arte e Cultura da Fundação Cultural do Estado do Pará.

Foram 50 mestres de cultura e de manifestações culturais contemplados pelo edital nas mais diversas áreas, como: música, religiosidade, medicina popular, artesanato, teatro popular entre outras. O valor do prêmio foi de R$5.000,00 (cinco mil reais) e tem como objetivo: Premiar a atuação de Mestres (as) e de Grupos/Comunidades responsáveis por manifestações expressivas da cultura paraense; Fortalecer a diversidade das manifestações culturais nas diferentes regiões do território paraense e Identificar, valorizar e dar visibilidade às atividades culturais protagonizadas por Mestres (as) e Grupos/Comunidades e às estratégias de preservação de suas identidades culturais.
 Confira a lista dos demais contemplados em 2016: http://www.fcp.pa.gov.br/component/content/article?id=1222


Os três Barcarenenses:

( D.Graciete Paixão dos Santos / Grupos: Religiosidade -  Festejo à Santo Antônio )



D. Domingas Martins Chaves / Medicina Popular

Joaquim de Lima Vieira “O Mestre Vieira” / Música

Fonte: Fundação Cultural do Pará