segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Plano de mobilidade de Barcarena: Começou por Vila do Conde a primeira audiência que trata do assunto.


A mobilidade urbana faz parte do cotidiano de todos. Pedestres, motoristas barqueiros precisam de faixas de pedestre, calçadas, pontos de ônibus, qualidade no transporte hidroviário. Esses e outros temas foram abordados hoje, 05, no Salão Paroquial da igreja de São João Batista, na Vila do Conde, durante a primeira assembleia da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Barcarena.

Foto Divulgação/Eloi Raiol

Para que cidades acima de 100 mil habitantes possam receber investimentos do Governo Federal de impacto na mobilidade dos municípios brasileiros, é preciso que esses municípios apresentem um Plano de Mobilidade Urbana, que é regido pelo Estatuto das Cidades, pela Lei n. 12.587/2012 da Política Nacional de Mobilidade Urbana.

 “O plano vai servir também para agilizar o processo do transporte público do município, sem ele fica difícil organizar o transporte no município” foi o que disse a coordenadora geral da elaboração do plano, Maria Lúcia Conrado.

Durante a explanação do plano, foi apresentado o mapa de mobilidade de Barcarena, que apresenta pontos com o maior número de pedestres, de ciclistas, potencial de risco de acidentes, potencial de risco de assaltos, áreas de contenção, entre outros. As lideranças da Vila do Conde participaram da audiência e contribuíram com proposições para a eficiência documento. Além da comunidade participam da construção do documento, técnicos das secretarias de Planejamento; Meio Ambiente; Infraestrutura; Ordenamento Territorial; Finanças


PRÓXIMAS AUDIÊNCIAS:


Amanhã, 06, no Salão Paroquial da igreja de São José, na Vila dos Cabanos, às 8h, moradores da Vila e adjacências também vão contribuir com a elaboração do plano e adquirir conhecimento dos os estudos realizados sobre as atuais características de mobilidade do município de Barcarena, bem como os resultados da consulta pública. Será apresentado também o mapa de mobilidade de Barcarena com todas as intervenções propostas pelo município que impactará na mobilidade de todos. 

No dia 07 a audiência acontece na sede do município, no Salão da Guarda, às 8h.


Nenhum comentário: