quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Barcarena: População participa do plano de mobilidade da cidade

Faixas de pedestre, calçadas, pontos de ônibus, qualidade no transporte hidroviário. Esses e outros temas estão sendo abordados na elaboração do primeiro Plano de Mobilidade Urbana de Barcarena.

Foto Divulgação/Facebook

Para que cidades acima de 100 mil habitantes possam receber investimentos do Governo Federal de impacto na mobilidade dos municípios brasileiros, é preciso que esses municípios apresentem um Plano de Mobilidade Urbana, que é regido pelo Estatuto das Cidades, pela Lei n. 12.587/2012 da Política Nacional de Mobilidade Urbana.

As diretrizes do PMU foram elaboradas à época da elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Barcarena (PDDU), que ocorreu ainda em 2016.

O primeiro passo foi formar um grupo técnico para fazer estudos sobre as características de mobilidade dos barcarenenses, bem como observar os principais meios de transportes utilizados. O grupo técnico é formado por representantes das Secretarias Municipais de Planejamento; Meio Ambiente; Infraestrutura; Ordenamento Territorial; Finanças.

A fim de sondar pontos estratégicos na mobilidade do município, o grupo técnico realizou oficinas comunitárias com agentes estratégicos (taxistas, moto taxistas, motoristas de van, motoristas de ambulâncias) que vivenciam com mais frequência os deslocamentos em Barcarena.

A partir de então, foi elaborado o mapa de mobilidade de Barcarena, que apresenta pontos com o maior número de pedestres, de ciclistas, potencial de risco de acidentes, potencial de risco de assaltos, áreas de contenção, entre outros.

Quem faz a cidade são os cidadãos e nada melhor do que ouvir as opiniões de quem utiliza os meios de transporte. Pensando nisso, o grupo técnico elaborou uma consulta pública, a partir de questionários impressos, que foram distribuídos em todo o município de Barcarena, totalizando 10 mil questionários.

Para quem não teve a oportunidade de responder ao questionário impresso, ainda é possível responder as perguntas até o dia 25 de novembro acessando o site do PMU: http://www.barcarena.pa.gov.br/planmob/

Nos dias 5, 6 e 7 de dezembro acontecerá as audiências públicas em Vila do Conde, Barcarena Sede e Murucupi e todos devem participar.
Durante as audiências serão apresentados os estudos realizados sobre as atuais características de mobilidade do município de Barcarena, bem como os resultados da consulta pública. Será apresentado também o mapa de mobilidade de Barcarena com todas as intervenções propostas pelo município que impactará na mobilidade de todos.
Participe!

Serviço:

Plano de Mobilidade Urbana de Barcarena
Audiências Públicas:

Vila do Conde – dia 05/12
Murucupi – dia 6/12

Barcarena sede – dia 7/12

Nenhum comentário: