Pular para o conteúdo principal

Barcarena: População participa do plano de mobilidade da cidade

Faixas de pedestre, calçadas, pontos de ônibus, qualidade no transporte hidroviário. Esses e outros temas estão sendo abordados na elaboração do primeiro Plano de Mobilidade Urbana de Barcarena.

Foto Divulgação/Facebook

Para que cidades acima de 100 mil habitantes possam receber investimentos do Governo Federal de impacto na mobilidade dos municípios brasileiros, é preciso que esses municípios apresentem um Plano de Mobilidade Urbana, que é regido pelo Estatuto das Cidades, pela Lei n. 12.587/2012 da Política Nacional de Mobilidade Urbana.

As diretrizes do PMU foram elaboradas à época da elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Barcarena (PDDU), que ocorreu ainda em 2016.

O primeiro passo foi formar um grupo técnico para fazer estudos sobre as características de mobilidade dos barcarenenses, bem como observar os principais meios de transportes utilizados. O grupo técnico é formado por representantes das Secretarias Municipais de Planejamento; Meio Ambiente; Infraestrutura; Ordenamento Territorial; Finanças.

A fim de sondar pontos estratégicos na mobilidade do município, o grupo técnico realizou oficinas comunitárias com agentes estratégicos (taxistas, moto taxistas, motoristas de van, motoristas de ambulâncias) que vivenciam com mais frequência os deslocamentos em Barcarena.

A partir de então, foi elaborado o mapa de mobilidade de Barcarena, que apresenta pontos com o maior número de pedestres, de ciclistas, potencial de risco de acidentes, potencial de risco de assaltos, áreas de contenção, entre outros.

Quem faz a cidade são os cidadãos e nada melhor do que ouvir as opiniões de quem utiliza os meios de transporte. Pensando nisso, o grupo técnico elaborou uma consulta pública, a partir de questionários impressos, que foram distribuídos em todo o município de Barcarena, totalizando 10 mil questionários.

Para quem não teve a oportunidade de responder ao questionário impresso, ainda é possível responder as perguntas até o dia 25 de novembro acessando o site do PMU: http://www.barcarena.pa.gov.br/planmob/

Nos dias 5, 6 e 7 de dezembro acontecerá as audiências públicas em Vila do Conde, Barcarena Sede e Murucupi e todos devem participar.
Durante as audiências serão apresentados os estudos realizados sobre as atuais características de mobilidade do município de Barcarena, bem como os resultados da consulta pública. Será apresentado também o mapa de mobilidade de Barcarena com todas as intervenções propostas pelo município que impactará na mobilidade de todos.
Participe!

Serviço:

Plano de Mobilidade Urbana de Barcarena
Audiências Públicas:

Vila do Conde – dia 05/12
Murucupi – dia 6/12

Barcarena sede – dia 7/12

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PARÁ: Juíza determina afastamento da titular da Funcap!

A juíza Odete da Silva Carvalho, da 2ª Vara da Infância e Juventude de Belém nos autos da Ação de Execução movida pelo Ministério Público contra a Fundação da Criança e do Adolescente (Funcap) determinou o afastamento em 48 horas da presidente da entidade, a terapeuta Euniciana Peloso da Silva. Na decisão, de mais de dez laudas, a juíza determina que, “seja oficiado à autoridade administrativa imediatamente superior, para que designe substituto, no prazo de 48 horas, sob pena de impedir ou embaraçar a ação da autoridade judiciária, nos termos do art. 236 do ECA”. A sentença foi publicada no Diário da Justiça, na edição que circulou sexta-feira, dia 26. As irregularidades verificadas em uma das unidades de internação da Funcap motivaram o representante da Promotoria da Infância e Juventude a protocolizar uma Ação Civil, em 2008. No início de fevereiro a juíza sentenciou, estabelecendo prazo de um ano para a Presidência da Fundação concluir as obras do antigo EREC - Espaço Recomeço. A ju

BARCARENA: VEREADORA do PSC "ONÇA PINTADA com CARA de OSGA" APUNHALA PARTIDO PELAS COSTAS e COMEMORA TRAIÇÃO na PRAIA do CARIPI...

A VEREADORA "ONÇA PINTADA" que Também RESPONDE pela ALCUNHA de "CARA de OSGA".. . SEGUNDO INFORMAÇÕES, TERIA 500.000 MIL MOTIVOS PARA VOTAR ( E VOTOU) NO PRESIDENTE DA CÂMARA APONTADO PELO EX-PREFEITO LALAUZINHO CUNHA, CONTRARIANDO A ORIENTAÇÃO NACIONAL, ESTADUAL e MUNICIPAL do CONCEITUADO e IMPORTANTE PARTIDO (PSC) - SEGUNDO INFORMAÇOES, O OBJETIVO é FAZER COM QUE LALAUZINHO RECEBA O "TÍTULO de ANJO", POIS PODERÁ TER SUAS CONTAS APROVADAS pelos "EDI's"... Um Homem Conhecido pelas redondeza pelo apelido de "MUCURÃO", FOI VISTO e FOTOGRAFADO LEVANDO UM "CARRINHO de MÃO" que DEVERIA TER 500.000 MOTIVOS PARA A COVARDE TRAIÇÃO da VEREADORA A SEU PARTIDO o PSC. O BICHO PEGOU NA CÂMARA de BARCACITY... 500.000 MOTIVOS, RONDARAM A VEREADORA "ONÇA PINTADA" ixiiiiii... AGUARDEM DETALHES!

Aberto Processo Seletivo para o Hospital Adventista em Barcarena.

O Hospital Adventista de Belém abre processo seletivo para sua nova unidade - CMAB (Centro Médico Adventista de Barcarena). Interessados devem enviar seu currículo com o título da vaga pretendida para um destes dois e-mails: recrutamento.cmab@hab.org.br  ou  recrutamento.cemab@hab.org.br Mas atenção! Este Processo seletivo é s omente para candidatos que comprovadamente residam em BARCARENA, VILA DOS CABANOS, ABAETETUBA e proximidades.     Veja as vagas disponíveis:   Nível médio   •              Recepção •              Serviços gerais •              Copeiro (a) •              Agentes de portaria •              Atendente de Farmácia •              Administrativo •              Ajudante de cozinha •              Almoxarife e auxiliar •              Cozinheiro(a) •              Camareiro(a) •              Hidráulico   Nível técnico   •              Técnico (a) de Enfermagem •              Mecânico •              Eletricista •