sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Barcarena: Prefeito Vilaça entrega escolas climatizadas na zona rural


O prefeito de Barcarena, Antônio Carlos Vilaça, segue entregando escolas novas, ou que passaram por grandes reformas, todas climatizadas,  a exemplo da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Felipe, na comunidade de mesmo nome, na PA-483, zona rural do município. Outra foi na Comunidade Tracuateua.


“O nosso sonho hoje está sendo realizado. Há trinta e quatro anos, esperávamos uma escola aqui e, hoje, chegou o grande dia, graças a Deus e ao prefeito Vilaça”. As palavras são de Antônia Pantoja, líder comunitária da comunidade Tracuateua, nesta quinta-feira, 21, por ocasião da inauguração da escola de Ensino Fundamental Santa Joana do Cabresto, um sonho antigo dos moradores.
A prefeitura, por meio da secretaria de Educação e Desenvolvimento Social (Semed), construiu, climatizou e equipou a escola com recurso próprio e do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

A escola funcionava em um barracão de madeira, com instalações muito precárias. A pedido da comunidade, a Semed construiu uma nova escola, com sala de aula, cozinha, banheiros, sala administrativa e biblioteca. “Quando assumi a Secretaria, conheci essa comunidade e dona Antônia me disse: ‘por favor, faça uma escola aqui para nossas crianças, mas faça, pois moro aqui há mais de 30 anos e só recebo promessa’. As palavras de dona Antônia viraram um sonho e um desafio pra mim. Falei com prefeito, expliquei a necessidade da escola. Agora é a vez da comunidade cuidar”, disse, emocionada, a secretária Ivana Ramos.

Para o vereador Júnior Ogawa, a administração Vilaça está fazendo a diferença no município. “Não é fácil desenvolver a educação, o primeiro passo é oferecer condições. Quem diria uma escola com essa estrutura e climatizada em área rural? Só nesse governo, parabéns prefeito”, disse Ogawa.


“Gente, isso é obrigação do governo, se der pra fazer, vamos fazer. Todas as escolas que estão sendo reformadas e construídas neste governo estão sendo climatizadas”, firmou o prefeito Antônio Carlos Vilaça durante a cerimônia de inauguração. Além da escola, a comunidade ganhou uma micro estação de tratamento que vai alimentar microssistemas de água no Tracuateua e comunidades próximas.


Texto: Ascom/PMB




Nenhum comentário: