terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Barcarena: ‘Bloco dos Amigos’ pelo terceiro ano consecutivo anima o carnaval na cidade


Pelo terceiro ano consecutivo, o som da bateria do Bloco dos Amigos anima o carnaval de Barcarena. Em 2016, os foliões do bloco começaram a ir para as ruas no dia 17 de janeiro, para um ensaio geral, no espaço que fica ao lado do ginásio poliesportivo. Mas foi no dia 24 que ocorreu o primeiro desfile oficial pelas ruas da cidade. Desta vez, a concentração foi na Praça da Bíblia.
O primeiro arrastão começou por volta das 18 horas, depois que os integrantes da ‘bateria show’ afinaram os instrumentos e aqueceram o trio elétrico. O público ficou ansioso para sambar na avenida. Crianças acompanhadas dos pais, jovens e adultos viveram momentos de alegria e descontração, principalmente quando o bloco iniciou o desfile. Falou-se em dois mil brincantes no cortejo da praça até a orla da cidade.
Alguns foliões preferiram comprar o abadá do bloco para cair na folia, outros saíram do jeito que foi possível ou do jeito que o tema da festança sugeriu. Este ano, o bloco dos amigos fez uma homenagem aos padeiros do município; e, na letra da música, algumas panificadoras da cidade foram lembradas. O arrastão trouxe mais alegria ao carnaval barcarenense e ganha força a cada ano que passa.
O bloco surgiu a partir da reunião de pessoas que integram a Associação dos Amigos do Esporte e da Cultura Barcarenense e a iniciativa tem o incentivo do deputado estadual Renato Ogawa, que atua como um dos compositores e intérpretes do samba enredo. Em três anos de história, o resultado do Bloco dos Amigos é uma diversão sadia, sem excessos, com muita descontração e cultura. 

Texto: Jornalista Evandro Santos
Foto: Rafael Ferreira

Nenhum comentário: