segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Barcarena celebrou em grande estilo os 10 anos do SUAS


Uma linda e merecedora festa para os usuários e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Foi dessa forma, que a Prefeitura de Barcarena, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) e apoio do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) celebraram, na última sexta-feira (21), em Barcarena-Sede, os avanços gerados no município durante os 10 anos do SUAS.
Entre as conquistas para Barcarena estão os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) - Vila Arapari, Vila do Conde, Zita Cunha e Vereador José de Souza Dias, localizado no Bairro de São Francisco -, o Centro Especializado de Atendimento de Assistência Social – Henrica de Nazaré, os Espaços de Acolhimento, um para Crianças e Adolescentes e outro para Adultos (EACA E EAPA), também o PRONATEC, que garantiu, até agora, a profissionalização de mais de 400 pessoas no município, o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do trabalho (ACESSUAS) que intermedia a inclusão dos usuários ao Pronatec e o Programa de Aquisição de Alimentos (PPA) responsável por incentivar a Agricultura Familiar de qualidade e fornecer os alimentos produzidos por essas famílias às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.
 
O Srº Agostinho Santiago, de 59 anos, contou que recebeu atendimento no CREAS, no CRAS de São Francisco e também foi beneficiário do Cheque Moradia. Ex-alcoólatra, os filhos foram encaminhados aos abrigos do município no ano de 2013, mas a situação foi revertida com o apoio da rede Socioassistencial.
  
 
“Hoje eu tenho minhas coisas, fiz a minha casa e há 1 e 4 meses trabalho com Serviços Gerais no CRAS”, disse satisfeito.
 
 Todos os serviços, programas e benefícios, parte integrante do sistema, estiveram expostos através de estantes e forneceram aos visitantes muita informação, além da distribuição de brindes. Durante o evento houve ainda o “Pipaço”, promovido “em defesa dos direitos da infância e da adolescência”, lembrou a secretária da SEMAS, Juliena Nobre.
 
O ato foi encabeçado pela secretária e por Paulo Júnior, uma das crianças atendidas no CRAS Zita Cunha, ao som da música “Depende de Nós”. As demais crianças, funcionários e convidados também participaram do momento e colocaram muitas pipas ao céu da cidade.
 
 Durante a programação, crianças, jovens e idosos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) levaram para o público um pouco das atividades desenvolvidas nos CRAS, entre eles teatro, música e dança. Entidades parceiras como o Ministério Pentecostal Cura Divina e Instituo Zita Cunha também abrilhantaram o evento.
 
Todos cantaram os parabéns ao final do evento, que recebeu, em média, 400 pessoas.
 
 Alguns registros...





 
 
 
 
Fotos: Ascom / PMB
Texto: Larissa Reis.