quinta-feira, 13 de agosto de 2015

"Programa Saúde Nota 10", Concessionária 'Águas de São Francisco' conscientiza estudantes Barcarenenses

Na última quarta-feira 12/08, os alunos da Escola Municipal São Francisco Xavier, no bairro São Francisco, tiveram uma manhã “pra lá de proveitosa”, pois  aprenderam valiosas lições de educação ambiental com “Chico boi” e o espetáculo: “As Aventuras no Mundo Encanado”

Aproximadamente 200 crianças acompanharam atentas o desenrolar do enredo, e de maneira lúdica assimilaram informações importantes sobre o uso racional deste recurso natural  tão vital para humanidade, a água.

O espetáculo faz parte das ações do Programa Saúde Nota 10, é viabilizado por meio da Lei Rouanet e é patrocinado pela Águas de São Francisco e Instituto Equipav. No município de Barcarena, esta foi a quarta apresentação da peça e já contabiliza cerca de 800 crianças participantes desde a primeira apresentação do primeiro semestre, até hoje.

O tema central da peça de teatro, consiste no combate ao desperdício de água, tendo em vista que o Norte do País, possui recursos hídricos em abundância e que nesta região os índices de desperdícios são bem elevados. A questão abordada na peça, vem ganhando uma quantidade significativa de multiplicadores da ideia, pois as crianças se mostram cada vez mais participativas e bem interessadas ao tema.

O palco é a quadra da escola. O cenário, uma casa de palafita. No decorrer do espetáculo dona Cheirosa, que é uma erveira do Ver-o-peso (a maior feira da América Latina a céu aberto localizada na capital, Belém); recebe em sua casa a visita do Chico Boi, mascote da Águas de São Francisco, que já é muito amado pelas crianças; e ele conta suas aventuras no mundo encanado, envolvendo outros personagens do teatro de boneco, como: a onça, o macaco, a cobra e o menino. Os bonecos, no desenrolar do enredo ganham forma humana e mobilizam os alunos para que todos juntos limpem o rio, que faz parte do cenário.
 E por falar em regionalização, “Esse rio é minha rua” é o carimbó, ritmo paraense, que embala as aventuras do Chico Boi, abordando também a temática lixo e os prejuízos do descarte incorreto nas ruas e rios. Sem dúvida, o público que assiste ao teatro, se identifica com a linguagem e sonorização, já que a trilha sonora da peça, traz também o tecno-brega, ritmo do dia a dia nas rádios paraenses.

Outra característica marcante e singular do espetáculo apresentado em Barcarena, são os bonecos dos personagens, que foram todos confeccionados em miriti, palmeira típica da região, muito usada na produção dos adereços que vão as ruas em outubro, para colorir e enfeitar as festividades do Círio de Nazaré, festa de expressão nacional na qual o povo paraense se orgulha muito.




O espetáculo que tem duração de aproximadamente 40 minutos, encanta crianças e adultos e o retorno tem sido bem expressivo. Em todas as escolas, acontece o concurso proposto pelo Programa, que nada mais é a escolha do desenho mais bonito, que os alunos produzem de acordo com o tema: Preservação e Uso Racional da Água. E, para fixar ainda mais as informações transmitidas no espetáculo, os alunos recebem uma cartilha do Chico-Boi. Imerso nas páginas, na magia dos quadrinhos, o mamífero de hábitos herbívoros e estrutura grandiosa mostra a importância da água tratada e do saneamento básico. 

 “O projeto "saúde nota 10" é uma oportunidade que a empresa Águas de São Francisco cria para dialogar com crianças e adolescentes do município de Barcarena sobre educação ambiental. E um dos grandes atrativos do projeto de fato é o teatro com bonecos. Arte que possui o poder de comunicar de forma lúdica assuntos do cotidiano das comunidades visitadas. 

Esse debate proposto pelo projeto é importante aos alunos que vivem em meio a riquezas naturais que precisam ser preservadas.  As crianças recebem o espetáculo com muito carinho e ficam atentas às informações. O encantamento dos alunos pelo chico-boi mostra quanto o projeto foi assertivo”, ressalta Marcelo Andrade, do Grupo de teatro “Os Varisteiros”.
 
“A responsabilidade social é um compromisso da Águas de São Francisco, com o Saúde Nota 10 temos a oportunidade de levar aos estudantes da região a educação e a conscientização ambiental, onde através de uma linguagem divertida incentivamos práticas que tenham como objetivo a conservação dos recursos naturais. Destaca o Diretor-Presidente da Águas de São Francisco, Renato Medicis.

Assim, a Águas de São Francisco segue em frente com o Saúde Nota 10, fazendo mais oito apresentações até o final de 2015, tendo certeza que o sucesso e o retorno serão positivos, e que mais de 2000 crianças ficarão motivadas a adotar uma postura de multiplicadores da ideia de preservar o meio ambiente e usar a água de maneira racional.





Nenhum comentário: