sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Barcarena já produz 'Abacaxi Orgânico'

Uma plantação de abacaxi orgânico, que é cultivado sem o uso de aditivos químicos, será visitada nesta sexta-feira (14) pela equipe da Secretaria de Agricultura de Barcarena (Semagri), na Ilha Trambioca. Os pés foram plantados em uma propriedade que fica na área do Arrozal e, segundo a Semagri, as frutas orgânicas vão ser mais uma novidade no Festival do Abacaxi, que ocorrerá de 1º a 4 de outubro no Centro de Cultura do município.
 
A Semagri está otimista com o resultado do cultivo de abacaxi em Barcarena. Nos últimos dois anos, houve um salto de 200 para 500 mil pés plantados no território barcarenense. Parte dessa produção vai ser vendida durante os dias do tradicional festejo. O Festival do Abacaxi foi criado há 35 anos para comemorar a colheita da fruta e valorizar o trabalho dos pequenos agricultores. Para os organizadores do evento, o abacaxi de Barcarena é um dos mais doces do estado.
 
Equipe da Semagri em direção a Trambioca
Segundo informações divulgadas pela prefeitura, atualmente, apenas 10 famílias cultivam abacaxi no município. “Repassamos adubação aos produtores”, disse Agrícolo Farias, secretário-adjunto da Semagri. 

“Hoje já temos até orgânicos na Trambioca.” A prefeitura, por meio da Semagri, é a principal incentivadora da produção. Quando os agricultores precisam de carro para transportar o produto, a Secretaria disponibiliza um veículo. 
Com a proximidade do festival de outubro, a prefeitura pretende reforçar a parceria para divulgar ainda mais os abacaxis do município. “Queremos focalizar o abacaxi como a principal atração do festival”, disse Farias. 

A estimativa do governo municipal é que, durante a festa, pelo menos, 10 mil abacaxis sendo usados na comercialização e 4 mil só na degustação. As frutas devem ser trazidas das comunidades do Cafezal, Trambioca e da estrada.


Texto: Ascom/PMB

Nenhum comentário: