quinta-feira, 23 de julho de 2015

Eleições 2016: Pesquisa aponta Delegado Éder Mauro como favorito para Prefeitura de Belém

por Dornélio Silva (*)

A primeira pesquisa Doxa sobre a corrida eleitoral 2016 mostra que se as eleições fossem hoje o deputado federal Eder Mauro (PSD – foto) seria o grande favorito.

Na pesquisa espontânea, em que não é apresentado nenhum nome ao entrevistado, Eder Mauro aparece em primeiro lugar com 20,3%. Em segundo, Edmilson Rodrigues (PSOL) com 14,4% das intenções de voto; em terceiro vem o radialista Jeferson Lima (PMDB); em quarto Arnaldo Jordy (PPS); em quinto Zenaldo Coutinho (PSDB) e em sexto Duciomar Costa (PTB).

             Gráfico 1: Intenção de voto para prefeito de Belém (Espontânea)


Quando se estimula, isto é, são apresentados aos entrevistados os nomes dos candidatos, Eder Mauro permanece em primeiro com 26,5%, seguido de Edmilson com 16,7%. Jordy pula pra terceiro com percentual de 7,9%; em quarto lugar aparece Jeferson Lima, com 7,6%.
Zenaldo Coutinho, atual prefeito da capital paraense, com 4,7% e Duciomar Costa, ex-prefeito, com 4,6% estão empatados em quinto lugar. Priante (PMDB), 1,2% vem em sexto lugar. O deputado estadual Bordalo (PT) e o presidente da OAB/Pará, Jarbas Vasconcelos, aparem empatados em sétimo lugar.

            Gráfico 02: Intenção de voto para prefeito de Belém (Estimulada)


Quanto ao índice de rejeição geral dos pré-candidatos, Duciomar aparece em primeiro lugar com 29,9%, seguido de Jeferson Lima, 13,1% e Edmilson Rodrigues, 12,4%.
Zenaldo Coutinho é o quarto com maior índice de rejeição, aparecendo com 9,6%. Eder Mauro é o quinto colocado em rejeição, 3,2%. Sexto aparece Bordalo e sétimo Arnaldo Jordy.

     Gráfico 03: Rejeição de candidato para prefeito de Belém (Estimulada)




* É Cientista político paraense, e  diretor-presidente da Doxa Comunicação. Escreve regularmente no blog fonte (Blog do Jeso)




Nenhum comentário: