Pular para o conteúdo principal

8º Congressul debaterá os 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente e sua efetivação.


Este 8º Congressul trará o tema "25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente e sua efetivação. Criança e Adolescente: sim, prioridade absoluta."

O 8º Congresso Sul-Brasileiro dos Conselhos Tutelares e Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente é uma proposta de ação conjunta entre a Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Rio Grande do Sul (ACONTURS), Associação dos Conselheiros Ex-Conselheiros Tutelares do Estado do Paraná (ACTEP) e Associação Catarinense de Conselheiros Tutelares (ACCT), e conta com o apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDICA), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Bento Gonçalves, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, OAB-RS, Ministério Público Estadual, Poder Judiciário, Câmara Municipal de Vereadores Bento Gonçalves, entre outras entidades.

O evento reunirá, de 12 a 16 de julho deste ano, no Fundaparque em Bento Gonçalves/RS, aproximadamente 4 mil participantes, dentre os quais educadores, adolescentes, conselheiros tutelares, conselheiros dos direitos, representantes de ONGs com atuação na área, prefeitos, vereadores, deputados, juízes de direito, policiais civis e militares, advogados, promotores de justiça, técnicos e secretários das áreas da educação, saúde e serviço social, pastorais, membros dos fóruns temáticos de combate à exploração sexual infanto-juvenil, erradicação do trabalho infantil e fóruns DCA, técnicos do judiciário, comissários da infância e juventude, estudantes, profissionais da mídia.

Possui o objetivo de aprofundar a reflexão da prática realizada, permeando a discussão de um debate democrático de ideias, além de proporcionar a troca de experiências para a formulação de propostas para o aprimoramento da defesa dos direitos de nossas crianças e adolescentes.

Comporão a programação palestras, painéis e debates, todos ampliados à plenária do evento com temas específicos coordenada por debatedores que possam trazer temas atuais de interesse coletivo. Será um dia de inscrições e quatro dias de atividades.


> Relator do ECA fará palestra de abertura do 8º Congressul

José Fogaça proferirá a palestra de abertura do 8º Congressul, no dia 13 de julho, às 10h30, abordando o tema “25 Anos do Estatuto da Criança e do Adolescente e a sua efetivação”.
Formado em direito pela PUC-RS, Fogaça atuou como professor de literatura em curso pré-vestibular e, durante algum tempo, foi professor de direito constitucional nas Faculdades Rio-Grandenses (FARGS). Em 1986 foi eleito senador pelo Rio Grande do Sul e na Constituinte foi um dos responsáveis pela elaboração do texto final da Constituição de 1988. Também atuou como relator do Estatuto da Criança e do Adolescente.



> O conhecimento de Luciano Betiate, um dos maiores especialistas do país, estará a disposição no 8º Congressul


Luciano Betiate, uma das maiores referência no Brasil sobre o tema de defesa de crianças e adolescentes, é mais um confirmado nos debates do 8º Congressul. Ex-conselheiro tutelar, escritor, palestrante, conferencista e coordenador de seminários sobre Direitos Humanos, temas relacionados à infância e juventude e ao Conselho Tutelar, Betiate, nos últimos anos, tem se especializado em temas como violência doméstica, violência contra crianças e adolescentes, violência contra o idoso e a mulher, pedofilia, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, atribuições do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Estatuto da Criança e do Adolescente.
Autor de sete livros, o especialista tem auxiliado na capacitação de Conselheiros Tutelares em todo país. Estudioso do fenômeno da violência intrafamiliar e, em especial, de seus reflexos no cotidiano escolar, ele também tem capacitado professores no entendimento do fenômeno e na busca de soluções. Também tem falado às equipes médicas e de enfermagem, fato este que tem representado importantes mudanças no atendimento da vítima. Suas publicações, palestras, seminários e oficinas têm como características principais a clareza e a objetividade. São também marcantes pelo bom humor e pelo uso intensivo de todo tipo de mídia: filmes, fotos, música e ilustrações. Betiate é constantemente consultado pela grande mídia nacional, como Rede Globo, Rede Record e SBT além de portais como TERRA, R7 e G1 e também por meios de comunicação governamentais como Rádio Câmara, Rádio Justiça e TV Senado sempre que o assunto são os Direitos da Criança e o Conselho Tutelar.


> Defensoria Pública estará presente no 8º Congressul


Buscando cada vez mais uma pluralidade de pontos de vistas em seus painéis, o 8º Congressul traz a Defensora Pública do Estado do Rio Grande do Sul e dirigente do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente, Claudia Barros.  Claudia é também conselheira do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDICA/RS) e Especialista em Proteção Jurisdicional dos Direitos da Criança e do Adolescente pela Facultad de Derecho da Universidade Diego Portales - UDP (Chile), Universidade Bandeirante – UNIBAN (São Paulo/Brasil) e UNICEF Brasil. Pós-graduada em Direito Constitucional pela Escola Superior do Ministério Público do RS (FMP), Claudia tem especialização em Direito da Criança e do Adolescente pela Escola Superior do Ministério Público do RS (FMP) e é professora de Direito da Criança e do Adolescente na Fundação Escola Superior da Defensoria Pública (FESDEP).


> Governo Federal representado no 8º Congressul

O Governo Federal marcará presença nos debates do Congresso, através da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), com a participação de Marcelo Nascimento, Coordenador-Geral da Política de Fortalecimento de Conselhos. Nascimento também destacou-se como Conselheiro Tutelar de São Paulo, Conselheiro de Direitos (Sociedade Civil - CMDCA São Paulo), Membro da Diretoria Executiva da Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado de São Paulo.

> Presidenta do CONANDA confirmada nos debates


O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) será representado nos debates do Congresso por ninguém menos que sua presidenta, Angelica Goulart. Atual Secretária Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Angelica possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense – UFF, especialização em Direito Especial da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, especialização em Violência Interfamiliar contra Crianças e Adolescentes pela Universidade de São Paulo – USP e MBE em Responsabilidade Social e Terceiro Setor no Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ, mestrado em Bens Culturais e Projetos Sociais pelo CPDOC - Fundação Getúlio Vargas – FGV.- RJ.

Além de atuações na Rede Nacional da Primeira Infância, na Secretaria Executiva do Grupo Gestor da Rede “Não Bata, Eduque.” e na Educação Básica das redes estadual e municipal do Rio de Janeiro por 20 anos, Angelica integrou por mais de uma década a área de Educação e Pastoral Universitária em assessoria a Reitoria das Faculdades Bennett do Rio de Janeiro, onde dirigiu a Escola de Educação Infantil. Integrou também os quadros do Tribunal de Justiça e Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro como Técnica Judiciária Juramentada e Escrivã respectivamente. No terceiro setor, Angelica ocupou o cargo de Diretora da Fundação Xuxa Meneghel e no setor de responsabilidade social coorporativa de diretora de Responsabilidade Social do Grupo Xuxa.


> Ministro-Chefe da SDH presente nos painéis do 8º Congressul


Uma amostra da importância do 8º Congressul no cenário nacional, será a presença nos debates do atual Ministro-Chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o médico Pepe Vargas. Com cerca de 40 anos de atuação na área política, Vargas é ex-vereador, ex-deputado estadual, ex-deputado-federal, foi prefeito de Caxias do Sul por dois mandatos consecutivos, de 1997 a 2004, com 92% de aprovação pela população local, colocando a cidade em primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese) e conquistando diversos prêmios, entre eles a de “Prefeito Amigo da Criança”, da Fundação Abrinq. No Ministério Federal, também ocupou a pasta do Desenvolvimento Agrário de 2012 a 2014.

Para mais informações sobre os palestrantes e painelistas do evento, acesse aqui.




Fonte:  8º CONGRESSUL


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PARÁ: Juíza determina afastamento da titular da Funcap!

A juíza Odete da Silva Carvalho, da 2ª Vara da Infância e Juventude de Belém nos autos da Ação de Execução movida pelo Ministério Público contra a Fundação da Criança e do Adolescente (Funcap) determinou o afastamento em 48 horas da presidente da entidade, a terapeuta Euniciana Peloso da Silva. Na decisão, de mais de dez laudas, a juíza determina que, “seja oficiado à autoridade administrativa imediatamente superior, para que designe substituto, no prazo de 48 horas, sob pena de impedir ou embaraçar a ação da autoridade judiciária, nos termos do art. 236 do ECA”. A sentença foi publicada no Diário da Justiça, na edição que circulou sexta-feira, dia 26. As irregularidades verificadas em uma das unidades de internação da Funcap motivaram o representante da Promotoria da Infância e Juventude a protocolizar uma Ação Civil, em 2008. No início de fevereiro a juíza sentenciou, estabelecendo prazo de um ano para a Presidência da Fundação concluir as obras do antigo EREC - Espaço Recomeço. A ju

BARCARENA: VEREADORA do PSC "ONÇA PINTADA com CARA de OSGA" APUNHALA PARTIDO PELAS COSTAS e COMEMORA TRAIÇÃO na PRAIA do CARIPI...

A VEREADORA "ONÇA PINTADA" que Também RESPONDE pela ALCUNHA de "CARA de OSGA".. . SEGUNDO INFORMAÇÕES, TERIA 500.000 MIL MOTIVOS PARA VOTAR ( E VOTOU) NO PRESIDENTE DA CÂMARA APONTADO PELO EX-PREFEITO LALAUZINHO CUNHA, CONTRARIANDO A ORIENTAÇÃO NACIONAL, ESTADUAL e MUNICIPAL do CONCEITUADO e IMPORTANTE PARTIDO (PSC) - SEGUNDO INFORMAÇOES, O OBJETIVO é FAZER COM QUE LALAUZINHO RECEBA O "TÍTULO de ANJO", POIS PODERÁ TER SUAS CONTAS APROVADAS pelos "EDI's"... Um Homem Conhecido pelas redondeza pelo apelido de "MUCURÃO", FOI VISTO e FOTOGRAFADO LEVANDO UM "CARRINHO de MÃO" que DEVERIA TER 500.000 MOTIVOS PARA A COVARDE TRAIÇÃO da VEREADORA A SEU PARTIDO o PSC. O BICHO PEGOU NA CÂMARA de BARCACITY... 500.000 MOTIVOS, RONDARAM A VEREADORA "ONÇA PINTADA" ixiiiiii... AGUARDEM DETALHES!

Aberto Processo Seletivo para o Hospital Adventista em Barcarena.

O Hospital Adventista de Belém abre processo seletivo para sua nova unidade - CMAB (Centro Médico Adventista de Barcarena). Interessados devem enviar seu currículo com o título da vaga pretendida para um destes dois e-mails: recrutamento.cmab@hab.org.br  ou  recrutamento.cemab@hab.org.br Mas atenção! Este Processo seletivo é s omente para candidatos que comprovadamente residam em BARCARENA, VILA DOS CABANOS, ABAETETUBA e proximidades.     Veja as vagas disponíveis:   Nível médio   •              Recepção •              Serviços gerais •              Copeiro (a) •              Agentes de portaria •              Atendente de Farmácia •              Administrativo •              Ajudante de cozinha •              Almoxarife e auxiliar •              Cozinheiro(a) •              Camareiro(a) •              Hidráulico   Nível técnico   •              Técnico (a) de Enfermagem •              Mecânico •              Eletricista •