Pular para o conteúdo principal

Reforma Administrativa em Barcarena: Para cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, prefeito reduz o quadro de servidores comissionados e contratados.

"O cenário da economia nacional impõe a necessidade de ajustes nas contas públicas em todo o país. É de conhecimento público os movimentos governamentais, tanto no plano nacional quanto no estadual, de cortes de despesas e de redução das transferências de recursos aos municípios. Em virtude dessa conjuntura nacional, haverá redução dos recursos orçamentários e financeiros da Prefeitura de Barcarena, como também de todos os municípios.

Considerando essa realidade, a prefeitura de Barcarena comunica que teve que reduzir o quadro de servidores comissionados e contratados da administração municipal, a partir do dia 5 de janeiro de 2015, para dar prosseguimento à reforma administrativa e, também, cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, que determina um gasto de, no máximo, 54% da receita corrente líquida do Município com a folha de pessoal.

Tais mudanças são necessárias para equilibrar a situação financeira da administração pública municipal, no sentido de buscar soluções voltadas ao bom funcionamento da máquina pública e aos interesses da população. Queremos deixar claro que nada desabona o caráter e a honestidade das pessoas que compõem a equipe de governo, cargos de confiança e comissionados ou contratados, que estão sendo afetadas neste processo. Entendemos que é importante deixar claro que as mudanças no quadro administrativo fazem parte da rotina de qualquer instituição, seja pública ou privada.

Outro fator a esclarecer é que o gerenciamento de todo o recurso público é regido por leis específicas. Uma delas é a Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF - Lei 101/2000, que obriga os gestores federal, estaduais e municipais a não gastarem mais de 54% de sua receita (despesas de custeio) com folha de pagamento de pessoal.

O grande objetivo da LRF é garantir que haverá recursos para investimentos, isto é, a aquisição de equipamento, execução de obras como construção e reforma das escolas, unidades de saúde, mercados, praças e abertura e recuperação de vicinais e asfaltamento de vias.

Desta forma, utilizamos deste instrumento para esclarecer a toda a população do município de Barcarena, e em especial aos servidores de cargos comissionados, contratados e secretários, que, por cumprimento da Lei e por falta de recursos, a Prefeitura não tem condições, neste momento, de garantir a permanência de todos que se encontram no quadro deste governo.

Na oportunidade, vale destacar que esta Administração decidiu não apenas pela redução do quadro de contratados e comissionados, mas, também, incluir redução no quadro de fornecedores. Todo esse esforço é para buscar reduzir os gastos, visando o aumento dos investimentos nas melhorias da estrutura do nosso município, sem perder de vista o bem-estar da população barcarenense. Também se faz necessário esclarecer que as melhorias nas rodovias PA’s não são de competência da gestão municipal e, sim, da estadual. Entretanto, não mediremos esforços para buscar recursos e recuperar essas rodovias.

Assim, a Prefeitura Municipal de Barcarena comunica a todos os seguimentos, Sociedade Civil Organizada, Câmara de Vereadores e outros, da decisão hora tomada. Finalizamos este comunicado afirmando que este governo tem o compromisso de continuar melhorando a qualidade de serviço e a vida da população, aprimorar as condições de trabalho de todos os servidores públicos, zelar pelo cumprimento de toda a legislação que rege as fianças públicas, além de continuar no investimento da infraestrutura urbana, rural e, principalmente, no campo social.

Obrigado pela atenção."


Antônio Carlos Vilaça
Prefeito Municipal de Barcarena




Fonte: Ascom/PMB



Comentários

Anônimo disse…
DEVERIA EXONERAR TB TODOS OS VEREADORES E SEUS ASSECLAS, SECRETÁRIOS E TODOS OS PUXA SACOS.

Postagens mais visitadas deste blog

PARÁ: Juíza determina afastamento da titular da Funcap!

A juíza Odete da Silva Carvalho, da 2ª Vara da Infância e Juventude de Belém nos autos da Ação de Execução movida pelo Ministério Público contra a Fundação da Criança e do Adolescente (Funcap) determinou o afastamento em 48 horas da presidente da entidade, a terapeuta Euniciana Peloso da Silva. Na decisão, de mais de dez laudas, a juíza determina que, “seja oficiado à autoridade administrativa imediatamente superior, para que designe substituto, no prazo de 48 horas, sob pena de impedir ou embaraçar a ação da autoridade judiciária, nos termos do art. 236 do ECA”. A sentença foi publicada no Diário da Justiça, na edição que circulou sexta-feira, dia 26. As irregularidades verificadas em uma das unidades de internação da Funcap motivaram o representante da Promotoria da Infância e Juventude a protocolizar uma Ação Civil, em 2008. No início de fevereiro a juíza sentenciou, estabelecendo prazo de um ano para a Presidência da Fundação concluir as obras do antigo EREC - Espaço Recomeço. A ju

BARCARENA: VEREADORA do PSC "ONÇA PINTADA com CARA de OSGA" APUNHALA PARTIDO PELAS COSTAS e COMEMORA TRAIÇÃO na PRAIA do CARIPI...

A VEREADORA "ONÇA PINTADA" que Também RESPONDE pela ALCUNHA de "CARA de OSGA".. . SEGUNDO INFORMAÇÕES, TERIA 500.000 MIL MOTIVOS PARA VOTAR ( E VOTOU) NO PRESIDENTE DA CÂMARA APONTADO PELO EX-PREFEITO LALAUZINHO CUNHA, CONTRARIANDO A ORIENTAÇÃO NACIONAL, ESTADUAL e MUNICIPAL do CONCEITUADO e IMPORTANTE PARTIDO (PSC) - SEGUNDO INFORMAÇOES, O OBJETIVO é FAZER COM QUE LALAUZINHO RECEBA O "TÍTULO de ANJO", POIS PODERÁ TER SUAS CONTAS APROVADAS pelos "EDI's"... Um Homem Conhecido pelas redondeza pelo apelido de "MUCURÃO", FOI VISTO e FOTOGRAFADO LEVANDO UM "CARRINHO de MÃO" que DEVERIA TER 500.000 MOTIVOS PARA A COVARDE TRAIÇÃO da VEREADORA A SEU PARTIDO o PSC. O BICHO PEGOU NA CÂMARA de BARCACITY... 500.000 MOTIVOS, RONDARAM A VEREADORA "ONÇA PINTADA" ixiiiiii... AGUARDEM DETALHES!

Aberto Processo Seletivo para o Hospital Adventista em Barcarena.

O Hospital Adventista de Belém abre processo seletivo para sua nova unidade - CMAB (Centro Médico Adventista de Barcarena). Interessados devem enviar seu currículo com o título da vaga pretendida para um destes dois e-mails: recrutamento.cmab@hab.org.br  ou  recrutamento.cemab@hab.org.br Mas atenção! Este Processo seletivo é s omente para candidatos que comprovadamente residam em BARCARENA, VILA DOS CABANOS, ABAETETUBA e proximidades.     Veja as vagas disponíveis:   Nível médio   •              Recepção •              Serviços gerais •              Copeiro (a) •              Agentes de portaria •              Atendente de Farmácia •              Administrativo •              Ajudante de cozinha •              Almoxarife e auxiliar •              Cozinheiro(a) •              Camareiro(a) •              Hidráulico   Nível técnico   •              Técnico (a) de Enfermagem •              Mecânico •              Eletricista •