sábado, 6 de dezembro de 2014

Barcarena: Secretaria de Agricultura inicia cursos do PRONATEC nas comunidades.



A Prefeitura de Barcarena, através da secretaria municipal de agricultura, e em parceria com o ministério do desenvolvimento Agrário, o IFPA, a Associação Parque do Arancuãns e Naturart, iniciou neste sábado 06/12,a aula inaugural da turma de Agricultor Familiar do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) na Comunidade Cafezal.  

Segundo informou o secretário adjunto da Secretaria de Agricultura, Agrícolo Farias, o curso terá carga horária de 200 horas e faz parte da política municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.

“Nossa secretaria em parceria com o governo do Estado, Federal, tem por  objetivo capacitar nossos produtores barcarenenses, para apreenderem esta dinâmica do mundo rural e das práticas produtivas adotadas na área rural. Com isso, estamos contribuindo para a formação de agentes de transformação da realidade de barcarena.” Disse Jango, Secretário de Agricultura.

 
Outras turmas do Pronatec  também iniciaram em Barcarena:  Agricultor Familiar (Arienga Estrada) e Auxiliar de Fiscal Ambiental  (Vila Nova/Itupanema).

 “O empenho de nossa secretaria, é valorizar nossos agricultores, fornecendo a eles, não o fruto na mão, ou no prato, mas oferecer a eles a oportunidade de conhecer melhor, o que esta ao redor deles. Esta foi uma determinação do próprio prefeito Antônio Carlos Vilaça.” completou Agrícolo Farias.

 Agricultor Familiar:
Produz em propriedades rurais de pequeno e médio porte. Envolve a família na produção, produz para a merenda escolar. Analisa as redes sociais e econômicas que garantem a sustentabilidade do pequeno produtor no meio rural.

Eixo Tecnológico: Recursos Naturais
Compreende tecnologias relacionadas à produção animal, vegetal, mineral, aquícola e pesqueira. Abrange ações de prospecção, avaliação técnica e econômica, planejamento, extração, cultivo e produção referente aos recursos naturais. Inclui, ainda, tecnologia de máquinas e implementos, estruturada e aplicada de forma sistemática para atender às necessidades de organização e produção dos diversos segmentos envolvidos, visando à qualidade e sustentabilidade econômica, ambiental e social. Integra a organização curricular destes cursos: ética, desenvolvimento sustentável, cooperativismo, consciência ambiental, empreendedorismo, normas técnicas e de segurança, além da capacidade de compor equipes, atuando com iniciativa, criatividade e sociabilidade.

Fotos: SEMAGRI



> Visite o site oficial da Prefeitura de Barcarena, clicando AQUI.



Nenhum comentário: