Pular para o conteúdo principal

Barcarena: Mulheres realizaram 1º fórum da lei Maria da Penha, comemoram conquistas e planejam novas ações.

Aconteceu na quinta-feira 18/09 em Barcarena, o  I - Fórum:  “Lei Maria da Penha: Atitudes e Conquistas”. O objetivo do evento foi refletir e debater os avanços e desafios no enfrentamento à violência doméstica na cidade de Barcarena (Baixo Tocantins).

O 1º Fórum teve como palestrante a Promotora de Justiça Drª. Lucinery Resende da Promotoria de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher, atua também como Coordenadora do Núcleo Estadual de Enfrentamento de Violência contra Mulher, é Membro da Comissão Permanente de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher que integra o Grupo Nacional de Direitos Humanos. O evento aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Barcarena, e contou com a presença de centenas de mulheres e homens.

A mesa foi composta por representante da Sociedade Civil Organizada, Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Administração e Tesouro e da Câmara Legislativa de Barcarena.

Ausência justificada do Juiz Criminal da cidade Dr. Thiago Escórcio, e da Promotora de Justiça de Barcarena Drª Viviane Lobato.

Como uma das conquistas das mulheres Barcarenenses, a Delegada Especializada ao Atendimento a Mulher de Barcarena Emanuela Amorim, apresentou dados levantados desde o inicio de seu trabalho a frente da especializada. Segundo ela, Barcarena supera o número de atendimentos referente a violência doméstica de outros municípios. Do dia 23/07 a 17/09 deste ano, Barcarena com população estimada em 112.921 habitantes (Fonte IBGE), registrou 84 boletins de ocorrência referente a violência doméstica contra mulher. No mesmo período, castanhal que tem população estimada em 186.895 habitantes registrou 82 Boletins, e Abaetetuba com população estimada em 148.873 registrou 63 boletins.

A delegada Emanuela Amorim, foi designada para Barcarena devido o aumento da demanda no município.

“Estamos atendendo mulheres tanto de Barcarena/Sede, como Vila dos Cabanos, Vila do Conde e Arapari. A Delegacia da Mulher já está em atividade em Barcarena e logo terá uma sede própria no local que ficou conhecido como Delegacia de Direitos Humanos. A demanda é grande, pois as mulheres estão cada vez mais tomando coragem para denunciar as agressões que sofrem", informou a delegada.

Entre os principais casos atendidos no local, a maioria ocorre por problemas de relacionamentos que acabam se tornando crimes de violência. "Na maioria das vezes os agressores daqui são ex-maridos, ex-namorados, que não aceitam o fim do relacionamento e ameaçam as vítimas, chegam a agredir, perseguir, e impedem que as vítimas possam prosseguir as suas vidas. 

As mulheres vítimas desses agressores geralmente têm um longo histórico, e em determinado momento tomam coragem para denunciar. Muitas delas só denunciam o agressor quando termina o casamento, mas elas sempre nos relatam que durante o relacionamento existiram diversos episódios de ameaça ou violência", completa a delegada.


A promotora de Justiça da Promotoria de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher, Drª Lucinery Resende, elogiou Barcarena pelos avanços na prevenção e combate a violência doméstica. “Estou muito feliz por chegar aqui, e saber que Barcarena já tem seu conselho dos direitos da mulher, sua coordenadoria de politicas para as mulheres, e agora uma delegada especializada no atendimento a mulheres, são passos grandes e importantes, que deixa barcarena na frente de muitas outras grandes cidades paraenses e do brasil”.  Disse a promotora.

O Fórum também registou a presença de autoridades que fazem parte da Rede de apoio às mulheres vítimas de violência do município de Barcarena.

O I Fórum Municipal “Lei Maria da Penha Atitudes e Conquistas” foi uma iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher em parceria com a Secretaria de Assistência Social, através da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres de Barcarena.

A Assistente Social e Coordenadora da Coordenadoria de politicas para as mulheres, Francinéa Dias, disse que este ano de 2014 ficará marcado na história de Barcarena no que se refere às políticas para as mulheres, pois com uma grande união e parceria, já conseguiram:


- Criação da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres;

- Efetivação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher;

- Implantação da DEAM em Barcarena;

- Aprovação de dois projetos de Barcarena pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República/2014.

- Realização do I Fórum Municipal Lei Maria da Penha Atitudes e Conquista.


“Estas conquistas, são de todos, dos Movimentos Sociais, da Administração Municipal, do Estado, do Legislativo, do Sistema de Garantia de Direitos, da  imprensa e de todas as pessoas que contribuíram direta ou indiretamente para ampliação dos equipamentos públicos para as mulheres.” Disse Francinéa Dias.

A Secretária de Administração Leila Marques, disse ser um momento muito importante para o município, e emocionada reafirmou o compromisso do município na colaboração e apoio para a prevenção e o combate a violência doméstica.



Histórico:

Em 2009 o surgimento do movimento Viva Henrica fortaleceu a luta e o combate ao enfrentamento a violência doméstica contra mulher em Barcarena, juntando-se a movimentos já existentes Associação das Mulheres e do Campo, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Associação Natureza e Arte do Cafezal, Associação dos Trabalhadores Extrativistas do Rio Mucuruça, União Brasileiras de Mulheres, fomentando e mobilizando a 1ª Audiência Pública para solicitar a Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher, bem como a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e ampliação de organismos de políticas para as mulheres.


Em 2014, finalmente as reivindicações foram atendidas, o governo de Antônio Carlos Vilaça, criou a Coordenadoria de Políticas para as Mulheres e efetivou o Conselho Municipal das Mulheres, juntando-se com os movimentos sociais e contribuindo com o enfrentamento a Violência Doméstica contra Mulher.”

Um outro momento que se constituiu em um marco histórico para as mulheres Barcarenenses, foi a I-CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA MULHER, que teve como objetivo eleger as entidades da sociedade civil que hoje já fazem parte do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.


O Momento histórico organizado pela Secretaria de Assistência Social de Barcarena - SEMAS, através da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres,  ‘desengavetou’ a Lei Municipal nº 2107 de Agosto de 2012, que instituiu a época o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Barcarena, porém não colocada em prática.

A conferência aconteceu no auditório da Escola Aloysio da Costa Chaves no último dia 10 de Janeiro de 2014 e contou com a participação de Centenas de mulheres e homens além de várias autoridades.

De forma democrática foram escolhidas as entidades que representarão a Sociedade Civil no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, são elas;

1 - Pastoral da Criança
2 - Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras rurais
3 - Movimento de Mulheres do Campo e da Cidade
4 - Associação dos Trabalhadores Extrativistas do Rio Mucuruça.
5 - Movimento Viva Henrica de Nazaré
6 - Instituto Zita Cunha
7 -Associação Agroextrativista e Habitação Natureza e Arte de Barcarena.



Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Congresso Nacional, apontou que Barcarena esta entre as 100 Cidades mais violentas para as Mulheres.

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Congresso Nacional que investigou a violência contra a mulher realizou em dezembro de 2012 diligências e audiência pública no Pará, com o objetivo de investigar a situação da violência contra a mulher no Brasil e apurar denúncias de omissão por parte do poder público com relação à aplicação de instrumentos instituídos em lei para proteger as mulheres em situação de violência.

Ocorreram diligências em órgãos de atendimento à mulher em situação de violência em Belém, além de reunião com o movimento de mulheres do Estado.


Violência em números no Pará:

O Pará é o 4º estado do País em assassinatos de mulheres, com taxa de homicídios de 6,1 assassinatos para grupo de 100 mil mulheres, acima da média nacional, que é de 4,6. O primeiro colocado é o estado do Espírito Santo (9,8), o segundo Alagoas (8,3) e o Paraná aparece na terceira colocação (6,4).

Paragominas é a cidade onde mais se mata mulheres no Estado e no Brasil. O município ocupa a primeira colocação entre as 100 cidades mais violentas do País onde vivem mais de 26 mil mulheres. A taxa de homicídios de mulheres em Paragominas é de 24,7.

Outras seis cidades paraenses aparecem na lista das 100 mais violentas para as mulheres. São elas: Ananindeua (19,6), ocupando a 9º colocação; Tucurui (taxa de 18,5%) e 11ª colocação; Redenção (16,1), no 15º lugar, seguidos de São Feliz do Xingu (11,7) e 40º lugar; Novo Repartimento (10,2), na 64ª colocação e BARCARENA (10,1), no 65º lugar.


Serviço:

Onde Procurar Ajuda em Barcarena?

Delegacia da Mulher: Av. Cronge da Silveira, S/N entre 7 de setembro e Frederico Vasconcelos, Bairro Centro – Contato: 9821 4496

Delegacia/Barcarena Sede: Rua Zacarias Pinto Vieira, S/N  Bairro da Pedreira. – Contatos: 3753 1730 – Viatura Polícia Militar: 8871 7179

Delegacia/Vila dos Cabanos: Rua Félix Clemente Malcher. Contatos: 3754 1383/1701 – Viaturas (Vila dos Cabanos): 8886 1023, (Itupanema): 8886 2012, (Vila do Conde): 8808 2096

CREAS/Centro de Referência Especializado de Assistência Social Henrica de Nazaré: Av. Magalhaes Barata, S/N, próximo ao Centro Cultural, Bairro Betânia – Contatos: 3753 2523

CPM/Coordenadoria Municipal de Politicas para as Mulheres e CDM/Conselho Municipal dos Direitos da Mulher: Rua Capitão Tomé Serrão, 854, Bairro Nazaré – Contatos: 3753 1000 (Ramal 21)



Outros registros fotográficos...














Fotos:  ASCOM/PMB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PARÁ: Juíza determina afastamento da titular da Funcap!

A juíza Odete da Silva Carvalho, da 2ª Vara da Infância e Juventude de Belém nos autos da Ação de Execução movida pelo Ministério Público contra a Fundação da Criança e do Adolescente (Funcap) determinou o afastamento em 48 horas da presidente da entidade, a terapeuta Euniciana Peloso da Silva. Na decisão, de mais de dez laudas, a juíza determina que, “seja oficiado à autoridade administrativa imediatamente superior, para que designe substituto, no prazo de 48 horas, sob pena de impedir ou embaraçar a ação da autoridade judiciária, nos termos do art. 236 do ECA”. A sentença foi publicada no Diário da Justiça, na edição que circulou sexta-feira, dia 26. As irregularidades verificadas em uma das unidades de internação da Funcap motivaram o representante da Promotoria da Infância e Juventude a protocolizar uma Ação Civil, em 2008. No início de fevereiro a juíza sentenciou, estabelecendo prazo de um ano para a Presidência da Fundação concluir as obras do antigo EREC - Espaço Recomeço. A ju

BARCARENA: VEREADORA do PSC "ONÇA PINTADA com CARA de OSGA" APUNHALA PARTIDO PELAS COSTAS e COMEMORA TRAIÇÃO na PRAIA do CARIPI...

A VEREADORA "ONÇA PINTADA" que Também RESPONDE pela ALCUNHA de "CARA de OSGA".. . SEGUNDO INFORMAÇÕES, TERIA 500.000 MIL MOTIVOS PARA VOTAR ( E VOTOU) NO PRESIDENTE DA CÂMARA APONTADO PELO EX-PREFEITO LALAUZINHO CUNHA, CONTRARIANDO A ORIENTAÇÃO NACIONAL, ESTADUAL e MUNICIPAL do CONCEITUADO e IMPORTANTE PARTIDO (PSC) - SEGUNDO INFORMAÇOES, O OBJETIVO é FAZER COM QUE LALAUZINHO RECEBA O "TÍTULO de ANJO", POIS PODERÁ TER SUAS CONTAS APROVADAS pelos "EDI's"... Um Homem Conhecido pelas redondeza pelo apelido de "MUCURÃO", FOI VISTO e FOTOGRAFADO LEVANDO UM "CARRINHO de MÃO" que DEVERIA TER 500.000 MOTIVOS PARA A COVARDE TRAIÇÃO da VEREADORA A SEU PARTIDO o PSC. O BICHO PEGOU NA CÂMARA de BARCACITY... 500.000 MOTIVOS, RONDARAM A VEREADORA "ONÇA PINTADA" ixiiiiii... AGUARDEM DETALHES!

Aberto Processo Seletivo para o Hospital Adventista em Barcarena.

O Hospital Adventista de Belém abre processo seletivo para sua nova unidade - CMAB (Centro Médico Adventista de Barcarena). Interessados devem enviar seu currículo com o título da vaga pretendida para um destes dois e-mails: recrutamento.cmab@hab.org.br  ou  recrutamento.cemab@hab.org.br Mas atenção! Este Processo seletivo é s omente para candidatos que comprovadamente residam em BARCARENA, VILA DOS CABANOS, ABAETETUBA e proximidades.     Veja as vagas disponíveis:   Nível médio   •              Recepção •              Serviços gerais •              Copeiro (a) •              Agentes de portaria •              Atendente de Farmácia •              Administrativo •              Ajudante de cozinha •              Almoxarife e auxiliar •              Cozinheiro(a) •              Camareiro(a) •              Hidráulico   Nível técnico   •              Técnico (a) de Enfermagem •              Mecânico •              Eletricista •