quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Câmara Municipal de Barcarena: Sessão Ordinária de 26 de Agosto de 2014.

Texto: Ari Soares
Fotos: Antônio Silva

Com a proposição do Vereador Junior Ogawa aprovado pelo Plenário a Sessão foi transformada em Sessão Especial, no sentido de ampliar apresentação das ações que desenvolve os diretores da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), e das suas necessidades na sua atuação no Município de Barcarena, dentro da programação da Semana Nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.


Estiveram presentes grande parte da diretoria executiva da APAE/Barcarena, presidente José Picanço, vice Marcos Pinto e ainda o senhor Antonio Pina, Horácio Silva, Márcia Pinto, Raimundo Teixeira, Leonardo Costa, Márcia Ferreira, Maria do Socorro, os defensores Ivana Nascimento, Elionay Junior e a diretora pedagógica Hilda Caravelas.

Facultada a palavra ao Dr. Emanuel O' de Almeida Filho, presidente da Federação das APAES no Estado Pará, antes da sua fala, foi apresentado um vídeo com mensagem do Patrono Daniel, Embaixador das APAES no Brasil, que saúdo a Semana Nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla. 

Na seqüência Dr. Emanuel O’ de Almeida Filho fez sua explanação das ações do movimento apaeano no Brasil que completam 60 anos no dia 11 de Dezembro deste ano.

Vereadores e a colega aniversariante Lucia Nascimento

“A partir da fundação da primeira APAE do País, que foi no Rio de Janeiro, vem colaborando com o desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual e múltipla a partir das suas ações nas unidades de atendimentos em todo o Brasil em 2.200 Municípios. Lembrou das conquistas das pessoas com deficiência intelectual, transformadas em políticas publicas, foram originadas do movimento apaeano: citando o exemplo do teste do pezinho, educação especial, as paraolímpicas, e outras vertentes de atendimentos que foram iniciadas pelo movimento apaiano, que é o maior movimento filantrópico de atenção a pessoa com deficiência do mundo”. Algumas das palavras Dr. Emanuel O’ de Almeida Filho. 

O presidente da APAE/Barcarena, senhor José Picanço, explicou o funcionamento da APAE em Barcarena que é participativa, que os gestores são voluntários, que doam parte do seu tempo, que não é fácil, porque a instituição não tem recursos próprios aludiu o presidente da APAE/Barcarena.

APAE/Barcarena atende 105 alunos matriculados dentro de uma pedagogia, assistência, lazer, cultura, transportes, bem estar, ensino profissionalizante, oportunidade de emprego, alimentação entre outros. O corpo docente, os pais que são as partes envolvidas no processo, a sociedade civil, e o Poder Publico, são o alicerce da APAE. 

Foi entregue um oficio aos Vereadores, que acompanhado com uma lembrança confeccionada pelos alunos da APAE, o oficio protocolou o convite para o encerramento da Semana Nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, no dia 28 de Agosto e uma solicitação de uma reunião especifica com todos os Vereadores para discutir as necessidades da APAE/Barcarena.

Os Vereadores Junior Ogawa, Vereadora Lúcia Nascimento, Rudilene Magno, Padre Carlos, Luiz Tavares, Pastor Alves Filho e Paulo Alcântara, foram na Tribuna expressando suas solidariedades ao movimento apaeano.

Presidente da Câmara Ver. Paulo Alcântara
Com definição da data da reunião entre a executiva da APAE/Barcarena e os Vereadores; para pontuar tudo aquilo que o Poder Publico Municipal, estar fazendo o que precisa fazer, para que o Poder Publico tenha uma participação efetiva nas ações da APAE/Barcarena. (a reunião foi marcada para sexta feira 29/08, ás oito horas)

O presidente encerrou a Sessão agradecendo a diretoria da APAE/Barcarena, garantiu que dentro da legalidade não medirá esforços para ajudar a instituição, assim como encaminhará todos os pleitos para o Executivo.


Antes dos trabalhos, Legislativo da Sessão Ordinária, a Vereadora Lucia Conceição Anjos do Nascimento foi homenageada, pela data de seu aniversário celebrada neste dia 26 de Agosto: recebeu cartão de felicitações e buquê de flores, acompanhadas das palavras motivadoras do Presidente Vereador Paulo Alcântara:


“Vereadora Lúcia Nascimento, são anos de lutas no Legislativo de Barcarena; Vossa Excelência merece!” 




Gabinete da Presidente da Câmara de Barcarena, 26 de Agosto de 2014.


Nenhum comentário: