Vamos Ligar!!! Campanha 'Eu Ligo' estimula sociedade a abandonar a indiferença diante da violência contra mulheres
Ação no ar a partir de 25/05 em
TV, internet, redes, impressos e transportes públicos foca a denúncia ao Ligue
180, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República;
peças têm Luana Piovani e Sheron Menezzes
A campanha 'Violência contra as
Mulheres - Eu Ligo', da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência
da República (SPM-PR), em parceria com o Ministério das Cidades e a Secretaria
de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR), provoca a
sociedade como um todo a não tolerar a violência contra as mulheres. Daí o
slogan Eu Ligo, no sentido de Eu me importo.
Além de atrizes e atores que
estampam cidadãs e cidadãos, as peças têm a participação das atrizes Luana
Piovani e Sheron Menezzes, que apoiam a iniciativa. O mote é uma criação original
da agência Staff para o Disque-denúncia do Rio de Janeiro, com grande
repercussão nas redes.
A campanha, no ar durante um mês
a partir de 25/05, apóia-se num pacote que vai de filmes e merchandising em TV
a spots de rádio, anúncios impressos e envelopamento de metrô, passando por
bânneres para portais, animações para monitores de ônibus e metrô, cartazes
para pontos de ônibus, além de outras peças físicas e digitais.
APLICATIVO PARA CELULAR -
Simultaneamente à campanha, a SPM-PR e a ONU Mulheres no Brasil estão lançando
o aplicativo para celular Clique 180 (clique180.org.br), desenvolvido em
parceria com a SPM-PR, com apoio da Embaixada Britânica.
MATERIAL PARA PARCEIROS - Além de
mídia, outra frente importante da campanha é a que inclui extenso material de
folhetaria, brindes e outros (fôlderes, cartazes, balões aéreos - os chamados
blimps, bolachas de chopp, adesivos de carros e para espelhos de sanitários,
cartazes para elevadores) para distribuição em massa, principalmente pelos
parceiros da SPM.
O pacote estará disponível, a
partir de 26/05, no portal SPM (spm.gov.br), para ser baixado conforme o perfil
de cada parceiro. A adesão possibilitará a inserção da logomarca própria em
cada peça, na condição de apoio.
A ideia é reforçar o conceito de
tolerância zero à violência contra a mulher e apresentar a Central de
Atendimento à Mulher - Ligue 180, da SPM, como instrumento disponível a todos
que não a toleram.
MEIOS DE COMUNICAÇÃO - Tanto a
campanha de conscientização quanto o Ligue 180 são eixos do programa Mulher,
Viver sem Violência. A ação visa mudar valores e comportamentos da população. E
fazer com que a violência sexista não seja considerada natural pela sociedade.
Relatos de violência apontam que
os autores das agressões são, em 81% dos casos, pessoas que têm ou tiveram
vínculo afetivo com as vítimas. As informações, do Balanço de 2013 do Ligue
180, mostram também a importância da mídia para conhecimento do serviço da SPM.
Pelo menos 52% das usuárias
tomaram conhecimento do Ligue 180 pelos meios de comunicação em 2013. A
televisão respondeu por 43% da procura pela rede de atendimento.
CONVERSÃO EM DISQUE - Para
aperfeiçoar o atendimento à mulher, a SPM transformou o Ligue 180 em
disque-denúncia. Com o novo formato, as denúncias recebidas serão encaminhadas
aos sistemas de Segurança Pública e Ministério Público de cada um dos estados e
Distrito Federal. Essa mudança significa tratamento às denúncias com maior
celeridade e resolutividade.
Dessa forma, a central agora
passa a dar início à apuração das denúncias. Mantém, todavia, a função de
prestar informação e orientação. As ligações são gratuitas e o serviço funciona
24 horas.
Todos os detalhes AQUI
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