sexta-feira, 30 de maio de 2014

Barcarena: Secretário de Segurança Pública confirma uma Delegada Exclusiva ao Atendimento à Mulher.


O Amigo delegado, e atual secretário de segurança pública do estado, Dr. Luiz Fernandes Rocha, nos confirmou por telefone na tarde de ontem 29/05, que a cidade de Barcarena, ganhará uma Delegada Exclusiva ao Atendimento à Mulher, que estará na cidade  todos os dias, obedecendo a carga horária prevista em lei. Diferente dos atendimentos que ocorria anteriormente, quando uma delega estava na cidade apenas uma, ou duas vezes por semana, isso quando podia...


Foto do Encontro das Mulheres de Barcarena, com o Secretário Luiz Fernandes em Abril/2014

...Indaguei do secretário qual seria o local que a delegada atenderia essas mulheres, respondeu que irá pedir para o Delegado Geral Rilmar Firmino verificar um local, que a representante do prefeito Antônio Carlos Vilaça ficou de verificar, para funcionar o Pro Paz Integrado, que conforme ele mesmo informou, este prédio servirá também para o  atendimento de crianças, adolescentes e as próprias mulheres vítimas de violência.



Luta:

Em Abril a  Coordenadoria de Politicas para as Mulheres (Cpm de Barcarena), Conselho dos Direitos da Mulher (Cmdm Barcarena) e a Secretaria de Assistência Social de Barcarena (Semas Barcarena) foram recebidas por  Luiz Fernandes Rocha, na pauta da reunião estava o pedido da Implantação da Delegacia Especializada da Mulher – DEAM, ou o PROPAZ INTEGRADO.

Para reforçar o pedido  as mulheres apresentaram  ao Secretário de Segurança Pública, dados referente a rede de atendimento a mulheres, foi informado que Barcarena não possui órgãos exclusivos que atendam mulheres vítimas de violência doméstica, sexual ou tráfico humano, relatamos também da dificuldade para registrar-se um simples Boletim de Ocorrência Policial, visto que, as mulheres vão às delegacias comuns, não existe Instituto Médico Legal na cidade, onde as mesmas precisam se deslocar para outros municípios como Belém ou Abaetetuba.



Atendimentos em Barcarena:

O acompanhamento psicossocial e jurídico é garantido em Barcarena no Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS Henrica de Nazaré, que atende desde 2007 mulheres em situação de violência doméstica. De acordo com os dados estatísticos do CREAS em 2010, 46 mulheres foram atendidas, em 2011 quase duplicaram os atendimentos dessa origem, acarretando para 88 casos, em 2012, 109 mulheres e em 2013, 120 mulheres atendidas, e de janeiro até inicio de abril deste ano (2014) já contamos cerca de 137 atendimentos.



Denuncia:

Denunciaram  que é rotina receberem reclamações sobre os atendimentos das mulheres nas delegacias comuns, devido à longa espera para registrar um B.O, fazendo a mulher desistir de denunciar o agressor, casos que o escrivão exige presença de testemunhas para que a mulher registre o B.O dificultando assim, o acesso à segurança pública, dificuldades estas, que não devem ocorrer.








Foto do Encontro em Abril/2014: Secretário Luiz Fernandes, Secretária Adjunta de Assistência Social Maria Lucia, Coordenadora de Politicas para as Mulheres Francinea Dias, Conselheiras dos Direitos da Mulher, Srª Fátima Poça e Srª Sebastiana, e a Vereadora de Belém Srª Sandra Batista.

Nenhum comentário: