terça-feira, 26 de novembro de 2013

Barcarena é palco da IV Mostra de Ciência e Tecnologia


A Secretária de Administração de Barcarena Leila Marques (foto) deu na noite de ontem em nome do prefeito Vilaça as boas-vindas aos participantes da Mostra.







A cidade de Barcarena no Pará, recebe desde ontem segunda-feira (25) a IV Mostra de Ciência e Tecnologia, que irá expor aos visitantes 145 projetos científicos desenvolvidos por estudantes e professores de vários estados do Brasil e do exterior. 

Segundo a coordenação do evento, mais de 250 pessoas e inscreveram para participar da mostra, que busca incentivar a pesquisa cientifica entre escolas públicas e particulares.

“Com o desenvolvimento de pesquisa, podemos ajudar a melhorar a educação no estado, principalmente aumentar a nossa produção que ainda é muito pouca, com relação a outros estados do Brasil”, explica Gilberto Silva, coordenador do evento.

O encontro pretende chamar a atenção dos alunos sobre a importância dos projetos de pesquisa, com o exemplo do estudante de Abaetetuba, José Filho, que será um dos expositores. Em 2008, ele desenvolveu uma pesquisa sobre o projeto do biogás e ganhou prêmios dentro e fora do Brasil.


Quando ingressou na faculdade para cursar ciência da computação, Filho desenvolveu outro projeto, o da “pulseira inteligente”, que auxilia pessoas com deficiência visual. A universidade patenteou a pulseira e o estudante pesquisador ganhou R$ 80 mil para lançar o produto no mercado. Segundo o professor Gilberto Silva, o produto deve ser acessível em 2014. 

“Essa pulseira vai melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência visual”, complementa.


Os melhores trabalhos apresentados durante o evento serão premiados com bolsas de iniciação científica e credenciamento de estudantes para outras feiras no Brasil e no exterior.


Mestre Vieira e o grupo Raízes animaram a cerimônia de abertura.

Nos registros abaixo: o Secretário Municipal de Educação de Barcarena Pedro Negrão, a Secretária de Administração Leila Marques, o Presidente da Câmara de Vereadores Paulo Alcântara, professores e alunos da Mostra.








Serviço:

IV Mostra de Ciência e Tecnologia em Barcarena, no nordeste do Pará, a partir desta segunda (25) até o próximo dia 28 de novembro, no Cabana Clube, na Vila dos Cabanos.

A entrada é gratuita.



Texto Adaptado: G1

Nenhum comentário: