terça-feira, 10 de maio de 2011

No Pará: Gov. Jatene, Luiz Fernandes(Segup), Nilton Atayde(PC) e Mário Solano(PM) de Mãos dadas pela Segurança do Paraense...

da POLÍCIA CIVIL

O Governo do Pará inaugurou duas novas unidades da Polícia Civil na Região Metropolitana de Belém: a Divisão de Homicídios, situada no bairro de São Braz, entregue nesta segunda-feira (9), e a Delegacia de Santa Bárbara, próximo ao distrito de Mosqueiro, inaugurada na sexta-feira passada. Em ambos os eventos, estiveram presentes o governador do Estado, Simão Jatene; o secretário de Segurança Pública, delegado Luiz Fernandes Rocha; o delegado-geral, Nilton Atayde; o comandante-geral da PM, coronel Mário Solano, entre políticos, servidores públicos e convidados.



No caso da Divisão de Homicídios, o novo prédio contou com investimento na construção das instalações e compra de equipamentos de R$ 851 mil. A DH é formada por três unidades. Duas delegacias, a de Crimes de Autoria Ignorada e a de Pessoas desaparecidas, além de um departamento de Informação e Análise. A primeira delegacia é responsável em centralizar apurações de ocorrências sobre desaparecimentos de pessoas adultas. O outro setor faz levantamento dos dados de homicídios a serem utilizados no planejamento de ações policiais para solução de crimes. A Divisão de Homicídio funcionava de modo provisório em uma sala da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), no bairro da Pedreira. O espaço definitivo terá, na fase inicial, cerca de 40 profissionais, entre eles, oito delegados da PC.



O titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup), Luiz Fernandes Rocha, explicou que a Divisão vai permanecer concentrada em investigar crimes de elaboração complexa, que não são esclarecidos pela polícia durante investigações preliminares.



MODERNIDADE: Para o delegado-geral da PC, Nilton Atayde, a montagem do novo espaço significa um passo a mais na modernização da polícia regional. “Os instrumentos de investigação utilizados na DH seguem o padrão nacional de qualidade e demonstra ainda o comprometimento do governo do Estado na redução dos índices de violência”, ele declarou.


O governador Simão Jatene descerrou a placa de inauguração por volta das 10 horas da manhã e comentou sobre a importância da consolidação da infraestrutura no trabalho da PC e da Polícia Militar (PM).



O projeto de criação da DH foi concebido na primeira gestão dele, entre os anos de 2003 e 2006. “A inauguração deste novo polo de segurança pública está inserido em um contexto maior, o das políticas públicas de instalação da cultura de paz, do qual também fazem parte o projeto de polícia nas escolas e também o Pró-Paz”, disse o governador, ao fazer menção a Companhia Independente de Polícia Escolar (Cipoe) e ainda ao programa social lançado no bairro do Guamá, em Belém, no último mês, responsável pelo atendimento de mais de 700 jovens em situação de vulnerabilidade social.




SANTA BÁRBARA: A nova Delegacia do município contará com o trabalho de três delegados, dois escrivães e sete investigadores. A placa de inauguração foi descerrada pelo governador e o prefeito do município. Uma placa em homenagem aos trabalhadores da obra foi descerrada pelo operário Raimundo da Silva e o escrivão Geraldo dos Santos Filho.




Durante a inauguração, o governador Simão Jatene anunciou que o município de Santa Bárbara, localizado na Região Metropolitana de Belém, será o primeiro a ser monitorado por câmeras. O monitoramento, segundo o governador, será um aliado da população no combate à violência. “Os índices já começaram a cair. Isso é resultado de uma série de ações tomadas pelo Governo do Estado, entre as quais, a implantação do primeiro pólo do Pro-Paz e também a motivação e determinação dos nossos policiais militares e civis”, afirmou o governador, revelando também que até o final deste mês serão inauguradas mais quatro delegacias.




TEXTO E FOTOS: WALRIMAR SANTOS (ASCOM DA POLÍCIA CIVIL) E AGÊNCIA PARÁ DE NOTÍCIAS



Nenhum comentário: